Há quase um ano, adolescente se dedica ao projeto Gigantes do Taekwondo, que leva aulas gratuitas a moradores da região da Vila Nova União
INICIATIVA - Projeto Gigantes do Taekwondo leva as técnicas da milenar arte marcial a crianças e adolescentes da cidade (Crédito: Mariana Acioli)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Há quase um ano, adolescente se dedica ao projeto Gigantes do Taekwondo, que leva aulas gratuitas a moradores da região da Vila Nova União
INICIATIVA - Projeto Gigantes do Taekwondo leva as técnicas da milenar arte marcial a crianças e adolescentes da cidade (Crédito: Mariana Acioli)
A cidade de Mogi das Cruzes tem sido um local fértil para projetos sociais que alcançam crianças e adolescentes por meio da cultura e do esporte. Breno Cesare de Oliveira, um adolescente de 15 anos, está entre os responsáveis por encabeçar um desses projetos, tendo se dedicado a dar aulas voluntárias de taekowndo para jovens da Vila Nova União, Vila Natal e outros bairros do entorno do Centro Familiar Maria Medianeira, onde os treinos de artes marciais têm dia e hora marcadas semanalmente.
O projeto inspirador recebe o nome de Gigantes do Taekwondo e vai completar nove meses, período suficiente para ter trazido mudanças ao cotidiano do adolescente Lucas Gabriel da Silva, também de 15 anos.
“Para algumas pessoas que não saíam muito de casa, tenho sentido impactos muito positivos, que vão além do físico. Para qualquer pessoa que esteja abalada mentalmente, o que de certa forma foi o meu caso, a cabeça melhora muito com um exercício e principalmente uma luta de arte marcial que tem a disciplina como base. Conseguimos focar mais e nos distrair de algumas coisas”, detalhou Lucas.
Usufruindo da nova versão de si mesmo após ingressar nas aulas, no início do projeto, o adolescente afirma que mantém interesse para desenvolvimento próprio com as práticas, ainda sem planos para campeonatos e competições.
ENVOLVIMENTO - Crianças e adolescentes participam das aulas semanais gratuitas de taekwondo realizadas no Centro Familiar Maria Medianeira, na Vila Nova União (Imagem: Divulgação)
Gabriela Lobo, de 17 anos, é outra aluna que se diz animada com a chegada ao bairro do projeto Gigantes, que a ajudou na mudança da vida a partir de poucos exercícios.
“Na pandemia, eu não estava fazendo muita coisa e me sentia bem sedentária. Mas com a chegada do taekwondo, fiquei mais disciplinada, focada e comecei a me sentir melhor. O impacto maior foi essa nova disposição que tenho hoje para executar minhas atividades”, compartilhou Gabriela.
Para a jovem, o início da prática também serviu como um momento de reencontro com outros amigos que moram na vizinhança, já que chegou a participar de mais projetos no centro familiar.
O Gigantes do Taekwondo, no entanto, começou timidamente, em setembro de 2022, com algumas dificuldades para aquisição de materiais. Hoje, já são duas turmas que comparecem às aulas, somando 32 alunos. A primeira é a das crianças, de 6 a 12 anos, e a outra reúne adolescentes de 12 a 17 anos.
A dedicação de Breno para comandar o projeto tem inspirado não apenas os alunos, mas toda a comunidade local, que abraçou o projeto.
TRAJETÓRIA - Breno pratica arte marcial desde os 5 anos e hoje ensina alunos com idades entre 6 e 17 anos, no projeto Gigantes do Taekwondo (Crédito: Mariana Acioli)
Desde cedo, aos 5 anos, Breno já era praticante da arte marcial que hoje ensina aos alunos de 6 a 17 anos. O interesse em ajudar os outros e em promover a igualdade de oportunidades, assim como passar adiante o que sabia, foram características que, segundo o jovem, herdou da família.
“Seguindo o exemplo dos meus pais, tive a ideia de criar esse projeto, unindo algo que eu sei bem, que é o taekwondo, que pratico há mais de 10 anos”, contou o adolescente.
Em entrevista a O Diário, Breno enfatiza também os objetivos das aulas, que seguem à risca todos os princípios de disciplina, paralelamente com a execução dos exercícios da luta, comuns das artes marciais.
“Existem os cinco princípios que a gente preza bastante, que são cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável. Agora, o projeto conta com a ajuda dos meus pais e até dos meus próprios professores (de taekwondo) para garantir que essas crianças e adolescentes possam aprender tudo que estamos propondo”, explicou.
Hoje aos 15 anos, o adolescente já carrega o status de ter o terceiro dan – nomenclatura para aqueles que alcançam níveis além da faixa preta, podendo chegar até 10º dan - em faixa preta. Isso, no caso, foi conquistado por Breno aos 9 anos, seguido da conquista do 2º dan, aos 11 anos.
A evolução no taekwondo foi consequência dos anos de empenho que trazem junto uma coleção de troféus na área.
Breno foi tricampeão no Campeonato Brasileiro de Taekwondo de 2017, 2019 e 2022; tetracampeão no Campeonato Paulista de Taekwondo, em 2016, 2017, 2018 e 2019 e por fim, tricampeão da Copa América de Taekwondo, em 2018, 2019 e 2021.
Os muitos títulos compõem a estrada que ele vem construindo rumo às olímpiadas, sonho que já visualiza próximo e que continua a motivá-lo no projeto que tem contribuído para seu crescimento, assim como dos alunos.
Para a conquista da primeira faixa, em julho, a turma de adolescentes fará por um exame, que será aplicado pela Academia de Taekwondo Maninho, que dá suporte ao projeto Gigantes.
O projeto Gigantes do Taekwondo nasceu em setembro de 2022 e atualmente atende duas turmas, somando 32 alunos da Vila Nova União, Vila Natal e bairros das proximidades. (Crédito: Mariana Acioli)
Uma Arte Marcial de Força e Disciplina
O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que remonta ao século VI durante o período dos Três Reinos. Inicialmente conhecido como “subak” ou “taekkyon”, era praticado pelos guerreiros de Silla para proteger seu reino. Ao longo dos séculos, o “taekkyo” evoluiu e foi incorporado ao treinamento militar, tornando-se uma parte essencial da cultura coreana.
Durante a ocupação japonesa no século XX, as artes marciais coreanas foram proibidas, mas sobreviveram clandestinamente. Após a independência da Coreia, o general Choi Hong Hi desempenhou um papel fundamental na unificação do taekwondo e, em 1955, fundou a Associação Coreana de Taekwondo, introduzindo um novo sistema de treinamento.
O taekwondo moderno se caracteriza por suas técnicas de pernas rápidas e poderosas, chutes altos e giros.
Em 2000, o taekwondo se tornou um esporte olímpico oficial nos Jogos Olímpicos de Sydney, consolidando sua popularidade global. O nome oficial da arte marcial coreana foi dado pelo governo coreano.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .