Projeto é um dos cinco finalistas da premiação realizada pela TV Diário; votação popular pela internet estará aberta até o meio-dia do próximo dia 13 de outubro
O projeto "Naturalmente criança: Pedagogia da natureza" é um dos cinco finalistas do Prêmio Educador em Ação, realizado pela TV Diário em parceria com a Comunidade Educadora Cedac e apoio da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba. A votação popular pela internet, uma das etapas da avaliação dos trabalhos, segue até o meio-dia do próximo dia 13 de outubro.
Trabalho da professora Adriana Sousa é finalista do Prêmio Educador em Ação (Arquivo Pessoal)
A iniciativa de autoria da professora Adriana Martins Dias Sousa, 48 anos, foi desenvolvida em 2022, com alunos do 1º ano da Emeb Engenheiro Chiozo Kitakawa, da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba. Eles criaram uma horta pedagócia desde o plantio até a colheita, sendo que parte foi oferecida aos estudates e outra aos familiares.
O objetivo da proposta é desenvolver atividades e ações que favoreçam o contato com o meio ambiente para que os alunos possam ampliar o olhar e as responsabilidades em ambientes externos, assim como em casa. "Visa envolver os estudantes em práticas pedagógicas na natureza, tendo como recurso potente o ambiente externo, os elementos que compõem este espaço e a cultura local. E, neste sentido, promover a aprendizagem atrelada às questões socioambientais, à prática da cidadania e ao desenvolvimento sustentável", explica a professora.
Ela acredito que o tema possa fazer parte do processo de aprendizagem das crianças, "possibilitando uma integração com e na natureza, além de fortalecer a construção de práticas positivas para cidadania e uma consciência sustentável".
Na avaliação de Adriana, a premiação é um movimento importante em prol da valorização e incentivo de boas práticas dos professores em parceria com as escolas. "Evidencia projetos relevantes, que ampliam as propostas e ações positivas que promovam o desenvolvimento social e a dinâmica de ensino junto aos estudantes e à comunidade, e assim visualiza e potencializa uma educação equitativa e qualitativa", explica.
Ela se considera privilegiada e grata pela oportunidade de participar desta ação. "Estou lisonjeada por ter sido selecionada entre tantas outras propostas potentes e muito feliz por representar a escola, os estudantes e a educação de Itaquaquecetuba", revela a professora, que leciona há 25 anos.
Os cinco projetos finalistas são apresentados ao público em entrevistas veiculadas na programação da TV Diário e no site do prêmio https://redeglobo.globo.com/sp/tvdiario/educadoremacao/ . A cada dia, até esta sexta-feira (29), o site do jornal O Diário também traz entrevista com uma das cinco professoras responsáveis pelos projetos finalistas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .