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PELA EDUCAÇÃO

Educador em Ação premia três vencedores durante evento em Itaquá

Além da avaliação sob o crivo de uma equipe especializada da Cedac, o prêmio contou com a etapa de votação popular, pela internet, que recebeu 239.519 votos

Carla Olivo
21/10/2023 às 13:20.
Atualizado em 21/10/2023 às 14:51

PREMIAÇÃO - Renato Cocenza, da TV Diário, equipes da Secretaria de Educação de Itaquá e da Cedac, premiadas Icelida, Adriana e Silmara (com cheques simbólicos), prefeito Eduardo Boigues e secretária Maria Cristina (Imagem: Divulgação/ Talita Mota)

A proposta de práticas pedagógicas em contato com o meio ambiente, desenvolvida pela professora Adriana Martins Dias Sousa, 48 anos, da rede municipal de Itaquaquecetuba, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Educador em Ação

A iniciativa da TV Diário, realizada em parceria com a Comunidade Educadora Cedac e apoio da Prefeitura de Itaquá, que valoriza as boas práticas no ensino público e os profissionais da área, deve ser levada a outras cidades da região do Alto Tietê.

A cerimônia de premiação reuniu profissionais da educação, autoridades, representantes da emissora e da Cedac, entre outros, na noite desta quinta-feira (19), no AruFest. Antes do anúncio dos três primeiros classificados, cada um dos cinco finalistas subiu ao palco para falar um pouco sobre o trabalho inscrito.

O primeiro colocado foi o projeto “Naturalmente criança: Pedagogia da natureza”, da professora Adriana Martins Dias Sousa, que recebeu R$ 5 mil e um troféu produzido pelo artista mogiano Rodrigo Bittencourt. 

O segundo lugar ficou com o projeto “Transformando Estudantes em Autores”, da professora Icelida Alves Pereira, que ganhará R$ 3 mil; e o terceiro é “Protagonismo em Cena: Performances Corporais”, da professora Silmara Lopes, que ficará com R$ 2 mil. Todos os educadores que participaram da disputa também foram homenageados no evento com uma escultura.

Na avaliação de Adriana, o prêmio tem um valor significativo para incentivo de sua carreira, que chega aos 25 anos no magistério. “É o reconhecimento da minha formação, da vida acadêmica e profissional, de tudo que eu aprendo  durante todo este trajeto de ser educadora e professora”, conta. 

Adriana analisa que a ação veio para fortalecer e valorizar os profissionais da área. “Eu me sinto privilegiada de ser uma das primeiras a participar desse prêmio, numa parceria tão bacana nos acolhendo e valorizando o trabalho feito por mim e por todas as professoras. Este incentivo e reconhecimento são muito importantes para os profissionais da educação”, considera.

Ela também aponta que a iniciativa estimula o professor a divulgar projetos que muitas vezes ficam limitados apenas ao ambiente de sala de aula ou à unidade de ensino onde ele atua. “O prêmio vem para expandir ideias e ações, que são importantes e valorosas, para outros estudantes e à comunidade, por isso é tão importante para valorizar, incentivar e aguçar a vontade dos professores de colocar em prática projetos potentes para a alfabetização e desenvolvimento dos estudantes, ampliando as possibilidades”, completa.

A importância da premiação também é destacada pelo diretor de Operações da TV Diário, Renato Cocenza, que faz um balanço positivo da ação. “Foi um sucesso total, muito acima da nossa expectativa. Tivemos 57 projetos inscritos, 10 não cumpriram o edital, então encaminhamos 47 para avaliação. Isso é um recorde do projeto e uma mostra do tamanho da relevância e importância que teve em Itaquá. O balanço é extremamente positivo, demos luz a cinco projetos finalistas, premiamos três e valorizamos o trabalho do educador, que é o nosso objetivo neste prêmio”, frisa.

Cocenza revela que o plano é contemplar outros municípios da região com a iniciativa, que além de Itaquá, já passou por Suzano. “Estamos trabalhando muito forte para levar o projeto às outras cidades do Alto Tietê. Provavelmente, já teremos novidades na semana que vem. A intenção é, daqui a alguns anos, ter o projeto nos 10 municípios da região”, adianta o diretor.

A parceria com a emissora foi destacada pelo prefeito Eduardo Boigues (PP), em entrevista à TV Diário. “Ficamos muito felizes com esta parceria da TV Diário com nossa rede municipal de educação, para premiar e prestigiar quem mais educa, mais ensina e transmite conhecimento, que são os nossos professores”, reforça o chefe do executivo de Itaquá.

Da mesma forma, a secretária municipal de Educação de Itaquá, Maria Cristina Perpétuo, também enfatiza os resultados positivos obtidos com o Educador em Ação. “Foi um sucesso, tivemos a premiação que contou com a presença de mais de 300 pessoas, em uma noite de celebração aos nossos professores e professoras. Momento de dignificar os trabalhos realizados em nossas escolas e parabenizar todos os profissionais que participaram, pois são vitoriosos”, conclui a secretária.

Projetos inovam no ensino

O projeto vencedor, “Naturalmente criança: Pedagogia da natureza”, da professora Adriana Martins Dias Sousa, foi desenvolvido em 2022, com alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Engenheiro Chiozo Kitakawa, de Itaquá, que criaram uma horta pedagógica desde o plantio até a colheita, sendo que parte da produção foi oferecida aos estudantes e outra aos familiares. “Visa envolver os alunos em práticas pedagógicas na natureza, tendo como recurso potente o ambiente externo, os elementos que compõem este espaço e a cultura local. E, neste sentido, promover a aprendizagem atrelada às questões socioambientais, à prática da cidadania e ao desenvolvimento sustentável”, explica.

DESTAQUE - Premiada, Adriana falou sobre o projeto à reportagem da TV Diário (Imagem: Divulgação/ TV Diário/ Secretaria de Educação de Itaquá)


O segundo colocado, “Transformado Estudantes em Atores”, da professora Icelida Alves Pereira, teve início em 2021, para inovar as aulas por meio de registros, leitura e escrita sobre os desafios da pandemia. “Neste primeiro momento, 16 famílias participaram e foi publicado o livro: ‘Ensino Conectado - Um Novo Jeito de Aprender’. Em 2022, com a retomada do ensino presencial e a participação de todos os estudantes (25), fizemos a publicação da segunda obra literária ‘Escritores em Ação’. Na ocasião, os estudantes foram incentivados a fazer criação e releituras de poemas e contos autorais”, conta Icelida.

Já o terceiro, “Protagonismo em cena: performances corporais expressivas”, da professora Silmara Lopes Piris da Silva, é desenvolvido desde abril deste ano, com alunos das escolas Emeb Prefeito Benedito Barbosa de Moraes e Emeb Vice Prefeito Alfredo Gonçalves, de Itaquá, apostando nas aulas de dança e teatro, trazendo a importância de intervir no espaço escolar em diversas possibilidades e linguagens. “Usamos o corpo como matéria e suporte principal e norteador de todas as escolhas. Levanto a bandeira do protagonismo, da inclusão e da democracia, quando as crianças podem criar suas próprias cenas, cenários, coreografias, textos verbais e não verbais e situações artísticas, com autonomia, tomada de decisão e pertencimento, reconhecendo sua expressividade e a do outro em um processo colaborativo, lúdico e contextual, onde ninguém fica de fora e todos podem participar”, explica. (C.O.)

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