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EDUCAÇÃO

Criação de espaços lúdicos de aprendizagens é tema de projeto finalista em premiação

Trabalho inscrito pela professora Edilene Aparecida Moraes de Oliveira disputa a fase final do Prêmio Educador em Ação, que tem votação popular aberta na internet

Carla Olivo
29/09/2023 às 12:55.
Atualizado em 29/09/2023 às 21:54

A criação de espaços lúdicos de aprendizagem que promovam o desenvolvimento integral das crianças por meio de experiências práticas e interativas é o principal objetivo do projeto Territórios de Aprendizagem, de autoria da professora Edilene Aparecida Moraes Oliveira, da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba. Ela disputa a fase final do Prêmio Educador em Ação, realizado pela TV Diário, em parceria com a Comunidade Educativa Cedac e apoio da Prefeitura de Itaquá, que tem votação popular pela internet até o meio-dia do próximo dia 13 de outubro.

Projeto da professora Edilene Aparecida Moraes é um dos cinco finalistas do Prêmio Educador em Ação (Arquivo Pessoal)

O trabalho, desenvolvido pela educadora com alunos da creche subvencionada Professor Edivânio Pereira dos Santos, no bairro Vila Celeste, na cidade, traz um conjunto de ideias e dificuldades compartilhadas com as professoras, olhando a necessidade de criar espaços diferentes fora da rotina das crianças, para criação e exploração de um ambiente acolhedor e criativo. 

"Escolhemos esse tema com base na observação das necessidades e potenciais das crianças, reconhecendo a importância de proporcionar experiências educacionais ricas e variadas. Além disso, reconhecemos a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas, de proporcionar um ambiente de aprendizagem estimulante e diversificado que promova o desenvolvimento integral", destaca Edilene.

Ela explica que os territórios de aprendizagem são ambientes onde as crianças podem explorar diferentes materiais, criar vínculos com outras crianças e diferentes possibilidades de brincadeiras, além de aprender de maneira significativa e prazerosa. "É importante estimular o desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e motor, permitindo-lhes serem protagonistas do seu próprio conhecimento", completa.

Na avaliação da professora, iniciativas como a premiação são essenciais para dar visibilidade aos projetos a fim de que sejam aplicados também em outras creches. "É uma enorme satisfação estar entre os cinco finalistas e ser escolhida em meio a outros projetos que tenho certeza que estão sendo significativos em suas unidades escolares. Estou imensamente feliz e o mais importante é dar visibilidade a um projeto que está trazendo ótimos resultados a nossas crianças e pode se replicado em outros espaços", acrescenta Edilene, que tem 32 anos e leciona desde 2017.

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