Entrar
Perfil
INSPIRE-SE

Comunidades ganham serviços de cuidados à saúde

Parceria da ONG Gerando Falcões e do Grupo Fleury tem objetivo de oferecer serviços e cuidados a moradores de comunidades do Projeto Favela 3D

O Diário
20/08/2022 às 17:22.
Atualizado em 21/08/2022 às 17:30

Consultas são realizadas em cabine de telemedicina, onde pacientes passam por triagem e teleconsultas (Foto: divulgação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
INSPIRE-SE

Comunidades ganham serviços de cuidados à saúde

Parceria da ONG Gerando Falcões e do Grupo Fleury tem objetivo de oferecer serviços e cuidados a moradores de comunidades do Projeto Favela 3D

O Diário
20/08/2022 às 17:22.
Atualizado em 21/08/2022 às 17:30

Consultas são realizadas em cabine de telemedicina, onde pacientes passam por triagem e teleconsultas (Foto: divulgação)

Em uma parceria com o Grupo Fleury, a ONG Gerando Falcões, que busca combater a pobreza nas favelas e periferias do País, e acaba de desenvolver o projeto Atenção Primária à Saúde (APS) no formato figital (junção do físico com o digital) com o objetivo de oferecer serviços de cuidados à saúde voltados aos moradores de comunidades que integram o Projeto Favela 3D na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, onde foi lançada a iniciativa, e na Favela Marte, em São José do Rio Preto, que contará com essa assistência a partir de 2023.

O serviço de APS teve início no dia 15 de agosto na Favela dos Sonhos e terá como um dos seus grandes aliados a telemedicina, ferramenta de conexão entre pacientes e médicos que torna possível o acompanhamento e orientação do paciente ao longo de sua jornada de cuidado, da prevenção e do diagnóstico ao tratamento – sem a necessidade de estar presente em um só local. A modalidade já é uma das mais importantes frentes dentro do Grupo Fleury, com mais de 1 milhão de atendimentos – sendo que 40% deles são realizados em locais onde a companhia não está fisicamente presente por meio de suas marcas regionais.

As consultas serão realizadas em uma cabine de telemedicina, onde os moradores da favela que tiverem necessidades de saúde passarão por triagem e teleconsulta, tendo atendimento de equipe de profissionais do Grupo Fleury – composta por médicos que atuam à distância e técnicos de enfermagem no local. O serviço contará com equipamentos e acessórios tecnológicos, como aparelhos TytoCare – que possibilitam ao médico a ausculta cardíaca e pulmonar, avaliação da garganta e ouvido, sons estomacais e gastrointestinais, verificação de imagens de pele, temperatura corporal e frequência cardíaca, tudo à distância e em tempo real – e prescrição médica com certificação digital.

Os moradores da favela atendida que buscarem atendimento médico na sede comunitária serão recepcionados por técnicos de enfermagem e passarão pela triagem e aferição dos sinais vitais. Em seguida, de forma individual, o médico, via telemedicina, realizará a investigação do contexto de saúde e de vida do paciente, além de utilizar o TytoCare para exames físicos. 

A partir daí, a equipe do Grupo Fleury irá avaliar as demandas e necessidades da comunidade para, posteriormente, criar ações específicas, seja encaminhamento para especialistas, acompanhamento da saúde mental, inclusão em outros programas de saúde etc. A empresa acredita que sua atuação é mais uma das formas que pode contribuir para fortalecer e cooperar para a redução das desigualdades sociais e ampliar o acesso à saúde. 

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Gerando Falcões porque nos possibilita avançar na nossa ambição de levar saúde de qualidade a cada vez mais pessoas, especialmente àquelas que fazem parte de comunidades em que podemos gerar mais impacto com nosso conhecimento e cuidados médicos.”, destaca Marcio Mendes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Fleury e coordenador do Comitê ESG da empresa. “Nosso desejo é estender essa iniciativa a outras comunidades, alcançando mais pessoas, realizando aprimoramentos a partir deste primeiro Projeto”, complementa.

O programa Favela 3D, desenvolvido pela Gerando Falcões, tem como propósito “transformar as favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos”. A Favela dos Sonhos, a primeira a ser contemplada por essa parceria, já vem sendo beneficiada por outras implementações do programa, com soluções focadas em moradia digna, urbanismo social, geração de renda e desenvolvimento social, a fim de buscar a reestruturação e a melhora na qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos.

“Integrar o projeto Favela 3D é uma excelente forma de cooperar para a redução das desigualdades sociais e oferecer atendimento em saúde aos moradores da comunidade. No Grupo Fleury, temos uma trajetória sustentável, um papel de agente transformador, levamos conhecimento, saúde e oportunidades às comunidades nas quais atuamos. Nosso engajamento à rede Gerando Falcões reforça esse nosso compromisso”, afirma Daniel Périgo, gerente sênior de ESG do Grupo Fleury.

Favela dos Sonhos ganha totem

Com a finalidade de mobilizar vários setores da sociedade pública privada para transformar a realidade e acelerar o desenvolvimento social de quem mora na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, a Eletromidia fechou uma parceria com a ONG Gerando Falcões (GF) para a instalação de um totem no local para acompanhar a performance das ações realizadas pelo projeto. O equipamento foi instalado no último dia 15.

(Foto: divulgação)

O totem tem informações atualizadas sobre desemprego, números de pessoas empregadas nos programas da Gerando Falcões, casas que serão reformadas e dados sobre os projetos em andamento, como a regularização de energia elétrica e parcerias de geração de renda para o território.

De acordo com o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, o projeto Favela 3D é uma oportunidade inovadora de impactar a sociedade em seus aspectos econômico e social. “Iniciativas como o Projeto Favela 3D são muito importantes para construir uma sociedade com menos desigualdades e colaborar com o desenvolvimento da região. Ficamos muito felizes e orgulhosos em contribuir e exercer um papel importante em causas tão significativas como essa. Acreditamos no nosso poder de impacto e, por isso, estamos comprometidos em usar nossas ferramentas em benefício da sociedade”, comenta Guerrero.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por