Atual prefeito interino da cidade, o vice e ex-vereador tem a ousada meta de receber apoio de Rodrigo Ashiuchi (PL) e Marcelo Candido (PDT).
Walmir Pinto, atual prefeito interino de Suzano, irá se filiar ao PV para ser um provável candidato a prefeito de Suzano nas eleições do próximo ano, junto com PT e PC do B (Reprodução- rede social)
O jornalista e ator de formação, Walmir Pinto, aproveita o seu período de interinidade no comando da Prefeitura de Suzano, durante ausência do titular, Rodrigo Ashiuchi (PL), para oficializar, nesta sexta (2), sua filiação ao PV, e dar o primeiro grande passo concreto para buscar em definitivo a vaga de prefeito suzanense nas eleições do próximo ano.
Ao evento que deverá ocorrer no Salão 2 da Associação Cultural Suzanense, o Bunkyo de Suzano, a partir das 18h30, são esperados alguns pesos pesados da política nacional, como os deputados federais Rui Falcão, Alencar Santana e Arlindo Chinaglia, do PT, mais o presidente do PV, Luiz Pena. O presidente municipal do PV de Mogi e secretário de Comunicação do partido, Romildo Campello, também estará presente, assim como representante de bairros e agentes políticos suzanenses.
Ao ingressar no PV, Walmir Pinto passa a integrar a Federação Brasil da Esperança, formada também pelo PT e PC do B.
"Com a Federação Brasil da Esperança, o PV assumiu papel importante na reconstrução do nosso país. Com isso, vem o desafio de retomar o protagonismo do partido na cidade”, disse o virtual candidato a prefeito de Suzano, conforme sua assessoria.
Segundo apurou a coluna, Walmir entra no caminho das eleições municipais com um projeto mais que ousado: reunir em torno de sua candidatura os apoios do atual prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e do ex-prefeito Marcelo Candido (PDT), além de outros políticos de peso da cidade. Algo, convenhamos, nada fácil para quem vai disputar a Prefeitura pela primeira vez.
Ele, entretanto, não é novato na política. Muito pelo contrário. De 2005 a 2012, foi secretário municipal de Cultura, durante o governo de Marcelo Candido, do PT, quando chegou a receber diversos prêmios pelo trabalho que realizou
Em 2012, foi um dos vereadores mais votados da cidade. Em 2016 foi eleito vice-prefeito de Suzano na chapa com o prefeito Rodrigo Ashiuchi e reeleito em 2020 com mais de 89% dos votos.
O PV está recebendo seu mais novo filiado com elogios. Para o presidente nacional do PV, a entrada de Walmir para o partido marca um novo começo da sigla no município. “Walmir tem uma história de militância. É notório o trabalho que ele desempenha como gestor público. O ingresso dele em nosso partido marca o recomeço do PV em Suzano, que por muitos anos teve destaque e força no cenário político. Confio que Walmir e o time que o acompanha farão diferença”, garantiu José Luís Penna.
Centenário
O centenário de nascimento do ex-prefeito Waldemar Costa Filho, que governou Mogi das Cruzes durante quatro mandatos, será comemorado na noite desta sexta-feira (2), com uma sessão solene da Câmara Municipal.
A proposta do vereador José Luiz Furtado (PSDB) foi encampada pelo Diretório do PL na cidade. A propósito, o comando local do PL informou que o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto (filho do homenageado), concederá entrevista no plenarinho da Câmara, a partir das 19 horas, antes do início da homenagem.
Aniversário
Instalada no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, a fábrica de motores da Agco está completando 30 anos de atividades com 300 mil unidades produzidas para as marcas Valtra, Massey Ferguson e Fendt. A unidade mogiana teria sido a primeira fábrica de motores agrícolas inaugurada no País, em 1993.
Apostando sempre em tecnologia, aumento da capacidade e qualidade da produção, a fábrica produz motores a diesel de 3 a 7 cilindros, seguindo as normas de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias (Proconave Mar-1), além de motores remanufaturados.
Orçamento 2024
O município de Mogi das Cruzes, mais uma vez, deixará de sediar uma audiência pública para discutir o Orçamento do estado de São Paulo para 2024.
Do calendário de 21 cidades inicialmente apresentado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, Itaquaquecetuba é o único município do Alto Tietê a sediar uma das audiências para apresentação de sugestões para o Orçamento paulista do próximo ano.
Alguns deputados do interior do Estado conseguiram incluir seus municípios na rota dos encontros.
Dia do Evangélico
A Câmara de Mogi aprovou projeto de lei que insere no calendário de eventos da cidade o Dia Municipal do Evangélico, a ser celebrado, anualmente, em 30 de dezembro.
“Nosso objetivo é prestar uma justa homenagem aos praticantes do Evangelho de Jesus Cristo, que somam parcela considerável de nossa população”, afirmou o vereador Carlos Lucarefski (PV), autor do projeto, segundo a assessoria do Legislativo.
Acontece que A Lei Federal 12.328, que estabelece o Dia Nacional do Evangélico, vigora desde 2010, e a data é comemorada no dia 15 de setembro. A legislação federal é válida para o Brasil, em sua totalidade.
Com a militância
Os partidos políticos e os movimentos populares de Mogi das Cruzes serão temas de um debate que terá à frente o pré-candidato a prefeito Rodrigo Valverde (PT) e o também petista Josa Queiroz, vereador em Diadema e primeiro suplente de deputado estadual pelo partido.
A “Plenária Com a Militância” acontecerá nesta sexta (2), a partir das 16h30, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, na Vila Industrial.
Imagens da dor (1)
Imagens muito antigas do antigo Sanatório Santo Ângelo, um dos maiores polos de concentração de hansenianos do País durante o século passado serão mostradas, neste domingo (4), em Guarulhos, durante evento em comemoração aos 86 anos do Teatro Padre Bento, que também já foi uma colônia de hansenianos, localizado no bairro Jardim Tranquilidade, naquela cidade.
O curta-metragem “Onde a Esperança Mora”, de 1948, produzido pela Carrari Filmes, do acervo do Instituto Lauro de Souza Lima, mostra a endemia de hanseníase em São Paulo na década de 1940. E além do sanatório Padre Bento, de Guarulhos, o filme mostra também imagens do Asilo Colônia Santo Ângelo, de Mogi das Cruzes, entre outras localidades.
Imagens da dor (2)
Outro filme da programação que começa às 13h30 será “Chão de Estrelas: o Teatro Padre Bento”, de 2017, também com 13 minutos, foi dirigido pelo guarulhense Marcos Campos. O documentário narra parte da história do teatro quase centenário e seu significado dentro de uma comunidade de hanseníase marcada por desafios extraordinários. O espaço somente se tornou um teatro a partir de 2008.
Após as exibições, haverá rodas de conversa a respeito dos temas tratados nos filmes.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .