Entrar
Perfil
TEORIAS DE DARWIN

Vídeos visam formar cidadãos conscientes

Dez produções de caráter educativo vão tratar de assuntos variados, que vão desde atribuições dos entes federativos até as responsabilidades da Prefeitura

Darwin Valente
22/12/2020 às 17:21.
Atualizado em 23/12/2020 às 08:14

(Eisner Soares / O Diário)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
TEORIAS DE DARWIN

Vídeos visam formar cidadãos conscientes

Dez produções de caráter educativo vão tratar de assuntos variados, que vão desde atribuições dos entes federativos até as responsabilidades da Prefeitura

Darwin Valente
22/12/2020 às 17:21.
Atualizado em 23/12/2020 às 08:14

(Eisner Soares / O Diário)

Com o mote, segundo o qual, “cidadão informado é cidadão consciente!”, a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura está executando a sua derradeira missão dentro do atual governo do prefeito Marcus Melo: a produção de uma série de dez vídeos educativos destinada a tratar de maneira educativa e descontraída, temas variados, que vão desde as atribuições dos entes federativos (municípios, estados e União) até as responsabilidades da Prefeitura em áreas como educação, saúde e segurança. Tudo para fomentar uma participação popular consciente.
Tal iniciativa surgiu da necessidade de abordar temas complexos que fazem parte do dia a dia da administração pública, mas que são pouco conhecidos pelo público em geral e que, em função disso, resultaram em inúmeras dúvidas e questionamentos ao longo dos últimos anos.

Tal percepção foi obtida a partir de uma análise qualitativa das principais queixas dos munícipes nas redes sociais oficiais da Prefeitura. 

A linguagem mais descontraída e o formato “Youtube” foram escolhidos de maneira estratégica, para que o conteúdo se tornasse mais atrativo ao público jovem, reduzindo os termos técnicos e utilizando mais exemplos da vida cotidiana.

Um dos temas tratados foi o orçamento municipal. O vídeo explica quais são os recursos recebidos, de onde eles vêm e para quais áreas são destinados. 

O vídeo traz ainda um esclarecimento bastante didático acerca do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), comparando estes instrumentos ao planejamento de uma viagem em família, por exemplo. 

São abordados, desta mesma forma, outros nove assuntos: pacto federativo, divisão tributária, compras públicas, atribuições da Prefeitura na educação, segurança, saúde e transporte, planejamento urbano e por fim, um dos mais importantes de todos eles: a participação popular.

A série, inteiramente idealizada e produzida no final da gestão do atual prefeito Marcus Melo, deve ser concluída e disponibilizada ao público, nas redes sociais da Prefeitura de Mogi das Cruzes, no primeiro trimestre de 2021. 

Segundo Melo, “quando as pessoas têm a oportunidade de saber como funciona a Prefeitura e entendem que elas podem – e devem -  participar das decisões tomadas pelo prefeito, todos ganham! Por isso, eu abracei este projeto da Comunicação desde o princípio”.

Novas secretarias

Em conversa com jornalistas, o prefeito Caio Cunha prometeu anunciar, antes do final deste ano, os nomes dos futuros  secretários de Esportes e de Cultura do seu governo. Enquanto isso, as especulações correm soltas: para a Cultura, ainda há quem ainda aposte na permanência no cargo de Mateus Sartori, amigo pessoal do prefeito eleito. Já para cuidar da pasta de Esportes, o nome do vereador que está deixando a Câmara, Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PTB) vem sendo lembrado, embora sua faixa etária destoe um pouco do perfil da nova equipe. Com isso, passa a ganhar força o ex-jogador do Mogi Basquete, Filipin, que foi candidato a vereador no pleito passado.

Dificuldades à vista

Na bolsa de apostas relativa ao secretariado de Caio Cunha, está em alta o nome de Marcelo Vendramini para ocupar o posto de diretor geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Vendramini é funcionário da autarquia e teria a simpatia do prefeito eleito. De resto, o que se sabe é que não tem sido nada fácil para Caio encontrar as pessoas que se ajustem ao perfil sonhado por ele para o seu primeiro escalão. Uma prova disso foi o caso de Atilio André Pereira, dado como certo para a pasta de Mobilidade Urbana (atual Transportes), que teve de ser substituído de última hora por Cristiane Ayres  Contri. Há quem aposte em Patricia Cesare para Sustentabilidade e Inovação. Mas sobram expectativas para as pastas de Gestão e Transparência e Participação.

Fiscais do Ecotietê

Fiscais do Ecotietê O Consórcio STP, integrado pelas empreiteiras Planservi  Engenharia Ltda e LBR Engenharia e  Consultoria Ltda, foi o vencedor da concorrência aberta pela Prefeitura de Mogi para oferecer os serviços de engenharia consultiva para supervisão técnica, ambiental e social do Programa + Mogi EcoTietê, que está sendo financiado pela Corporação Andina de Fomento. O Consórcio alcançou 94,90 pontos de um total de 100 estabelecidos na licitação.  O valor global estipulado para os serviços é de R$ 8.956.939,20.

O contrato deverá ser oficializado somente no início do governo do prefeito Caio Cunha, já que aspectos burocráticos terão de ser vencidos antes da assinatura definitiva para a contratação.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por