Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Venda da KC coloca em xeque o futuro de Centro de Distribuição

O que acontecerá com o CD do Taboão, após a venda da Kimberly-Clark para a Suzano preocupa o futuro secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura

Darwin Valente
27/10/2022 às 07:09.
Atualizado em 27/10/2022 às 08:17

Vereador Pedro Komura, prepara a saída do cargo que será assumido por Gustavo Siqueira; os dois se encontram na Câmara; Komura está preocupado com o CD da KC (Foto: divulgação / Diego Barbieri / CMMC)

A primeira preocupação do futuro secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Pedro Komura (PSDB), logo após tomar posse, nesta quinta-feira (27), será buscar informações sobre o futuro do Centro de Distribuição mantido pela Kimberly-Clark, no bairro do Taboão.

Considerado uma das principais fontes arrecadadoras do ICMS para o município de Mogi das Cruzes, o CD passou a ser motivo de apreensão para as autoridades locais a partir do momento em que foi confirmada a venda dos ativos da KC de Mogi para a Suzano, sem que a central de distribuição da empresa mogiana fosse citada como incluída na negociação.

A menos que a Suzano tenha planos para locar o espaço para continuar recebendo a produção da fábrica do bairro do Cocuera, o CD estaria correndo até mesmo o risco de vir a ter seu movimento reduzido ao extremo, já que passaria a servir à unidade de Suzano da KC, cuja produção não se equivaleria ao volume da empresa de Mogi. Isso poderia significar também uma queda na arrecadação do município de Mogi, embora a Prefeitura  não disponha de dados específicos sobre tais valores.

Após ser empossado no cargo, o secretário Pedro Komura promete entrar em contato com diretores das duas empresas, em especial da compradora Suzano, para buscar informações a respeito de como o CD poderá vir a ser utilizado após a concretização da aquisição. Somente depois de receber tais informações, Komura deverá anunciar alguma medida que, porventura, a Prefeitura de Mogi possa vir a tomar em relação ao assunto.

Felicitações e...

O vereador Pedro Komura ficou impressionado com a repercussão de sua indicação para ocupar o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação. Mas se impressionou mais ainda com o volume de pedidos de emprego que também recebeu. A resposta, nesses casos, é de que a equipe da pasta já está montada.

Pedro encaminhou, nesta quarta-feira (26) à Câmara, o seu pedido de afastamento temporário do cargo, medida que irá possibilitar ao presidente Marcos Furlan (PODE) a imediata convocação do suplente, Gustavo Siqueira (PSDB), que só irá estrear na Câmara na terça-feira (8/11), já que na próxima semana a sessões coincidem com o "feriadão", determinado pelo prefeito.

Mais um

Ganhou nome de “Patri”, o novo partido formado a partir da fusão entre o PTB e o Patriotas, agremiações que não atingiram a cláusula de barreira nas eleições passadas. Com a união, a barreira é vencida e o “Patri”  passará a ter direito de receber o fundo eleitoral e participar de debates na tevê. 

A fusão faz desaparecer os dois  partidos, pondo fim, principalmente, à longa história da sigla PTB na política brasileira. Detalhe: o atirador de elite e chefe do PTB, Roberto Jefferson, estará fora da nova agremiação. Pelo menos, por enquanto.

Ah, as pesquisas...

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, discursou durante a visita do candidato a governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a Suzano, noite de terça-feira (25). 

Ao lado dos deputados situacionistas reeleitos da região e do prefeito Rodrigo Ashiuchi, ele esbanjou otimismo: 

“O Tarcísio já ganhou a eleição para o Governo do Estado e o Bolsonaro está em ascendência só cresce.” 

Momentos antes, Costa Neto havia dito que recebera, no fim da tarde, a "última pesquisa", onde o presidente Jair Bolsonaro estaria “levemente à frente do Lula”. 

Não disse qual instituto teria feito a previsão, mas foi aplaudido do mesmo jeito pela plateia que agitava bandeiras com o número 22.

Convênio

O município de Mogi deverá firmar convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP) para se beneficiar de bens e serviços  daquele órgão, que deverão ser aplicados no programa “Respeite a Vida”. 

A ajuda está avaliada em R$ 4,64 milhões e inclui sinalização vertical e horizontal, além de recapeamento de vias públicas, com objetivo de reduzir óbitos e ferimentos causados por acidentes de trânsito. 

A autorização para o convênio foi aprovada pela Câmara, nesta terça (25), via projeto encaminhado pelo prefeito Caio Cunha (PODE).

Hora de votar

Neste domingo (30), segundo turno das eleições para governador e presidente, a unidade de Mogi das Cruzes do Serviço Social da Indústria, o Sesc, permanecerá fechada. É o que informa a direção.

Santana peregrina

Chega a Salesópolis, neste domingo (30), a imagem peregrina de Santana, que será recebida no Santuário Diocesano São José, no centro da cidade, a partir das 19 horas, com uma missa celebrada pelo vigário geral, monsenhor Antonio Robson Gonçalves. 

A partir de 18h30, os católicos aguardarão a chegada da imagem no portal turístico da entrada da cidade. Em seguida, seguirão em carreata em direção à igreja. 

A presença da imagem naquela cidade é parte das comemorações dos 60 anos da criação e instalação da Diocese de Mogi das Cruzes, que tem como padroeira a Santa que é também padroeira de Mogi. 

No Jubileu de Diamante, a imagem está visitando os municípios e regiões pastorais que compõem a Diocese de Mogi.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por