Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Valdemar Costa Neto estreia programa em redes sociais do PL

Político hábil em conceder boas e polêmicas entrevistas ao vivo, ele pareceu pouco à vontade, falando dos fundamentos ideológicos do PL

Darwin Valente
31/08/2023 às 07:10.
Atualizado em 31/08/2023 às 16:05

Valdemar Costa Neto estreou no programa #Conexão Liberal, produzido pelo Partido Liberal; no primeiro número, o presidente falou o que é o Liberalismo (Divulgação - Partido Liberal)

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, estreou, nesta segunda-feira (28), a tentativa dos marqueteiros do partido de transformá-lo num “ideólogo do liberalismo nacional”. Pelo menos foi isso que acabou sendo passado para quem assistiu ao primeiro quadro do #Conexão Liberal, mostrado nas redes sociais do partido, que pretendia, segundo informou o PL, “explicar de forma rápida e descomplicada o que pensa o Partido Liberal sobre o liberalismo econômico”!

Depois de prometerem treinar Valdemar para que ele ganhasse mais naturalidade na fala com os internautas, o que se viu foi um apresentador pouco à vontade, engessado mesmo, dizendo apenas: “Às vezes me perguntam: mas o que pensa o Partido Liberal? Ora, o liberalismo econômico é uma linha de pensamento que defende um Estado mais enxuto, com menos gastos, mais eficiência na gestão, deixando para o capital privado o papel de motor da economia”.

Os futuros episódios da série prometem ir ao ar todas as segundas-feiras, ao meio-dia, nos perfis @valdemarcostaoficial e do @plnacional22.

O que se espera, a partir do próximo programa, é que Valdemar seja libertado das amarras do texto pré-editado, como o primeiro programa demonstrou. Soou falso.

Afinal, Valdemar sabe, como poucos, usar a sua espontaneidade no vídeo para, a exemplo do que fazia o pai, Waldemar Costa Filho, cativar a audiência com seu jeito muito próprio de se expressar, com as suas opiniões invariavelmente polêmicas e abordando temas menos ideologicamente chatos e mais atuais do que o ideário do liberalismo no País.

Este não é o perfil verdadeiro de Valdemar, que tem o dom de falar a língua do povo e ser entendido.

Não foi à-toa, por exemplo, que a entrevista do liberal à jornalista Andreia Sadi, na GloboNews, se transformou num dos maiores picos de audiência na vida recente do canal de televisão a cabo.

Uma audiência que surpreendeu à própria Sadi, como ela contou num vídeo enviado à sua fã mogiana, Dana Vidal, mulher de Valdemar.

E como foi que o político apareceu no programa? Absolutamente à vontade, fazendo o que mais gosta, que é falar sobre política e dos políticos. Assim como aconteceu recentemente, em Mogi das Cruzes, na entrevista de rádio – agora também com imagem – concedida à jornalista Marilei Schiavi.

Valdemar Costa Neto herdou de seu pai a espontaneidade e a capacidade de surpreender o espectador ou ouvinte durante suas falas, especialmente, aquelas feitas ao vivo, onde fica ainda mais evidente o seu estilo. É como se a qualquer momento, pudesse aparecer alguma declaração surpreendente ou inusitada. E as surpresas geralmente aparecem, como parte do DNA político de pai e filho.

Portanto, se o PL deseja fazer sucesso nas redes – e quem vai para as redes sociais com objetivo de permanecer escondido? –, deve deixar Valdemar ser ele mesmo nos próximos episódios de seu programa. E como serão gravados, haverá tempo de sobra para se ajustar eventuais excessos, caso venham a ocorrer.

Também será preciso dar mais tempo para que o apresentador fale mais e o programa ganhe o timming próprio.

Dessa forma, a presença do liberal nas redes sociais terá tudo para alcançar boa repercussão.

Algo que simplesmente não aconteceu com a tentativa de mostrar um Valdemar muito distante do que ele realmente é. E mais longe ainda do dia a dia de quem vive para a política e em função dela.

Independência

Mogi das Cruzes é a única cidade da região do Alto Tietê incluída no roteiro da expedição luso-brasileira que pretende refazer o trajeto feito pelo príncipe regente dom Pedro I, em 1922, que resultou no Grito da Independência, em 7 de setembro daquele ano.

A comitiva integrada por dez pessoas dos dois países visitará 24 cidades dos estados de Minas, São Paulo e Rio de janeiro.

A atividade é parte do projeto Heróis Portugueses do Brasil, que já conta com duas expedições lideradas pela idealizador do projeto, Antonio Bacelar Carrelhas.

Há 200 anos

A expedição “200 Anos –os Caminhos da Independência do Brasil” é a terceira do projeto, coordenado pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.

O  roteiro que já começou a ser percorrido inclui: Belo Horizonte, Ouro Preto, São João Del Rey, Tiradentes, Fazenda Borda do Campo, Barbacena, Juiz de Fora, Fazenda São Mateus (todas em Minas Gerais); Sebollas, Petrópolis, Rio de Janeiro, Fazenda Imperial de Santa Cruz (no Rio de Janeiro); e Fazenda Três Barras, em Bananal; Fazenda Pau d'Alho, em São José do Barreiro; Areias, Silveiras, Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Pindamonhangaba, Taubaté, Jacareí, Mogi das Cruzes, Santos e São Paulo. A data da passagem por Mogi ainda não foi divulgada.

Destaque

A imprensa de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, deu grande destaque à prisão, em Mogi das Cruzes, de um motorista de caminhão acusado de abandonar uma carreta com 1 tonelada de drogas em Laranjeiras, naquele Estado, em julho passado.

A prisão aconteceu na última segunda-feira (28) e foi divulgada pela Secretaria de Segurança de Sergipe.

Segundo as informações, “no momento da prisão, foram apreendidos outro caminhão, um celular e um documento falso.

Conforme a polícia, em depoimento, o motorista informou que a carga era destinada a Aracaju, Arapiraca, Maceió e Fortaleza, configurando o crime de tráfico interestadual de entorpecentes”. 

Pelo social

As ações do voluntariado, o que é ser um voluntário e  qual a importância dele na vida das pessoas, serão algumas das questões a serem debatidas com a presidente da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, no podcast Café Com+Saúde, apresentado ao vivo, nesta quinta-feira (31) pelo biomédico Téo Cusatis e o médico Luiz Bot, a partir das 19 horas, direto dos estúdios da RTV Filmes.

No mesmo programa, será entrevistado o faixa preta de tae kwon do, Breno Cesare de Oliveira, responsável pelo projeto social “Gigantes do Tae Kwon Do”, que inicia crianças e jovens na prática desta arte marcial de origem sul coreana.

Modelos

Depois de visitar o sistema de segurança municipal adotado pela prefeitura de Santos, o prefeito Caio Cunha (PODE) esteve em Santo André, onde, acompanhado do prefeito Paulo Serra (PSDB), conheceu de perto o Centro de Operações Integradas de segurança daquele município.

Caio trouxe de lá ideias que poderão ser aproveitadas no novo sistema local de segurança por câmeras, que ele pretende entregar aos mogianos, no final do próximo mês.

Caio também deverá aproveitar, em Mogi, o projeto Moeda Verde, uma “iniciativa inteligente”, segundo ele, ligada ao setor de reciclagem de lixo no município.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por