Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Secretário diz que PS do Luzia somente será aberto após a Prefeitura fazer ‘lição de casa’

Eleuses Paiva recebeu o deputado Marcos Damasio e o vereador Farofa em audiência; ele quer que o município ofereça atendimento de urgência e emergência em sua rede para depois reabrir o Pronto-Socorro.

Darwin Valente
24/05/2023 às 07:13.
Atualizado em 24/05/2023 às 07:24

Eleuses Paiva, secretário da Saúde, recebeu o deputado Damasio e o vereador mogiano "Farofa" e falou sobre questões ligadas à cidade de Mogi (Divulgação - AI)

O secretário de Estado da Saúde, médico Eleuses Paiva, admitiu a reabertura para o público do Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, desde que a Prefeitura de Mogi “faça a lição de casa” e ofereça atendimento de urgência e emergência em suas unidades de saúde, para que o hospital regional se mantenha concentrado nos casos de média e alta complexidade, para evitar que entre em colapso e gere um novo problema para os usuários.

As afirmações do secretário foram feitas durante uma audiência concedida, nesta segunda-feira (22), ao deputado estadual mogiano, Marcos Damasio (PL) que estava acompanhado de seu companheiro de partido, o vereador mogiano Francimário Vieira, o Farofa.

Segundo Damasio, o secretário se prontificou a conversar novamente com o prefeito Caio Cunha (PODE) para “verificar a possibilidade de adoção de um plano de ação que permitiria a reabertura do PS do Luzia”.

Outro assunto tratado pelo deputado foram as longas filas que se formam diante da Farmácia de Alto Custo de Mogi, localizada na avenida Narciso Yague Guimarães, em frente ao prédio da Prefeitura.

Sergundo Damasio, o  secretário revelou que há estudos em andamento visando aperfeiçoar o atendimento, como a marcação prévia de horário para eliminar as aglomerações que se formam diante do prédio, principalmente no período da manhã, quando as pessoas são obrigadas a permanecer sob sol ou chuva, já que não existe cobertura no local onde as filas se formam constantemente.

O deputado Damasio e o vereador Farofa reivindicaram ainda do secretário de Saúde a abertura de vagas para hemodiálise na região. Segundo o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) existe atualmente a necessidade de 200 novas vagas para atender aos pacientes regionais.

O deputado comentou ainda com o secretário sobre a Maternidade Municipal do distrito de Braz Cubas, que estaria , mas que ainda não iniciou operações. Já o vereador também levou ao conhecimento da autoridade o drama de famílias que moram na área do Hospital Arnaldo Pezzuti Cavalcante, há mais de 40 anos, desde a época em que o local ainda era conhecido como “Leprosário Santo Ângelo” e que atualmente correm o risco de perder as moradias.

Eleuses Paiva se comprometeu a estudar todos esses assuntos e responder aos representantes do Alto Tietê.

 Segurança adiada

Cumprindo determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, suspendeu, por tempo indeterminado, a concorrência pública para contratação de empresa especializada para fornecimento e instalação de sistema de monitoramento eletrônico para preservação do patrimônio das escolas que compõem a rede municipal de ensino da cidade.

Os equipamentos seriam fornecidos em regime de comodato e o contrato previa a inclusão dos serviços de instalação, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e software.

A abertura das propostas estava prevista para 23 de maio.

O TCE não gostou do que viu no edital e mandou suspender.

 Rescisão de contrato

Por iniciativa da Prefeitura de Mogi foi assinado termo de rescisão contratual com a Caixa Econômica Federal para a implantação de coleta e transporte de esgotamento sanitário no ribeirão Ipiranga e bairro Morumbi.

O pedido do município foi aceito e autorizado pelo Ministério das Cidades, que era representado no contrato pela CEF.

O distrato ocorreu no último dia 17.

 Eleições à vista

A Justiça Eleitoral deu início, neste mês, ao primeiro ciclo de manutenção das urnas eletrônicas visando evitar problemas nas eleições municipais do próximo ano.

Só no estado de São Paulo, 101.940 equipamentos serão submetidos à avaliação dos técnicos.

O trabalho, que inclui as urnas eletrônicas de Mogi das Cruzes e todo o Alto Tietê, será coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

Substituição

O setor informa que a manutenção preventiva abrange os equipamentos modelos 2010, 2011, 2013 e 2015.

A verificação das urnas versão 2020 ainda aguarda autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já as urnas modelo 2009 não passarão pelo procedimento — a expectativa é que sejam substituídas pelo novo modelo. Todas as zonas eleitorais e postos de atendimento do Estado que mantêm os aparelhos de votação deverão realizar a verificação.

 Urnas modernas

No início deste mês, o Tribunal Superior Eleitoral iniciou a produção de novas urnas eletrônicas, modelo UE 2022.

Segundo o TSE, está prevista a produção de 219.998 equipamentos até fevereiro do ano que vem para serem utilizados nas Eleições 2024.

A expectativa é que a versão 2022 substitua as urnas 2009 e 2010. Ainda não foi divulgada a quantidade de novos aparelhos que serão encaminhados ao estado de São Paulo.

 Nova conquista

O PL ganhou mais um prefeito em seu quadro de filiados: Aguilar Júnior, de Caraguatatuba, anunciou seu ingresso no partido, três dias após ter deixado o MDB, ao qual estava ligado desde 2016, quando foi eleito pela primeira vez naquela cidade.

Ele foi recebido, em grande estil, pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e pelos deputados Marcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual).

"O Partido Liberal é hoje o maior partido do Brasil.Junto de grandes nomes da política nacional, e aliado ao governo do Estado, me sinto mais forte para buscar ainda mais melhorias para Caraguatatuba e Litoral Norte", disse Aguilar, em rede social.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por