Diário Logo

Notizia Logo

“PSDB não vai morrer em Mogi”, diz Pedro Komura

O vereador e atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura (PSDB), garantiu à coluna, nesta sexta-feira (10), que o partido ao qual pertence não irá desaparecer em Mogi das Cruzes, caso se confirme a debandada de filiados iniciada com as saídas do ex-vereador Claudio Miyake, agora no PSD, e do secretário Daniel […]

11 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

O vereador e atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura (PSDB), garantiu à coluna, nesta sexta-feira (10), que o partido ao qual pertence não irá desaparecer em Mogi das Cruzes, caso se confirme a debandada de filiados iniciada com as saídas do ex-vereador Claudio Miyake, agora no PSD, e do secretário Daniel Lima, filiado ao União Brasil, que poderá se estender até mesmo ao presidente do Diretório Municipal, ex-prefeito Marcus Melo.

Komura disse que espera os desdobramentos das especulações sobre novas desfiliações para reunir a bancada do partido na Câmara e discutir o futuro da agremiação na cidade.

“O PSDb não morre”, afirmou o vereador/secretário, demonstrando esperança em relação ao partido também em nível nacional, agora sob o comando do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que vem buscando comandar uma reestruturação da agremiação, seriamente abalada após rachas internos que resultaram no afastamento do ex-governador de São Paulo, João Doria Júnior, e sua consequente desistência de concorrer ao cargo de presidente da República, nas eleições de outubro do ano passado. Komura cita como outro ponto positivo o fato de o prefeito de Santo André, Paulo Serra, integrar a Comissão Executiva Nacional da legenda nas funções de tesoureiro.

A propósito da crise interna que o partido ainda atravessa, foram desmarcadas as convenções municipais inicialmente marcadas para acontecer neste sábado (11) em todo o País. 

Tal medida foi determinada pelo presidente Eduardo Leite que, num comunicado enviado aos diretórios, anunciou a “necessidade  de fomentar um amplo debate político do PSDB em todo o Brasil”, além da necessidade de adequação do calendário aos eventos político-partidários a serem realizados antes das convenções”.

Dessa forma, o presidente determinou que as convenções municipais venham a ser realizadas entre os dias 1º e 31 de agosto próximo, ficando as convenções estaduais  para o mês de outubro e a nacional para novembro. 

Com isso, os eleitos nas convenções passadas terão seus mandatos automaticamente prorrogados  até as datas definidas na resolução assinada por Leite. 

Também serão consideradas nulas  quaisquer convenções que, porventura, vierem a ser realizadas em data diversa das estabelecidas no mesmo documento pelo presidente.

Ainda em relação a Mogi das Cruzes, na Certidão da Composição Completa do PSDB, expedida pela Justiça Eleitoral, o exercício do mandato do presidente Marcus Melo terminou em janeiro deste ano – antes, portanto, da prorrogação determinada por Eduardo Leite – e ele aparece então como “inativo”, da mesma maneira que o vice-presidente Claudio Miyake, que já não faz mais parte do PSDB, e o tesoureiro Edvaldo de Miranda.

Ou seja, mesmo com disposição demonstrada por Pedro Komura de manter o partido vivo em Mogi, tudo indica que a atual crise nacional tucana já chegou ao PSDB da cidade e caberá, portanto, à Comissão Executiva da agremiação trabalhar – e muito – para garantir o partido em atividade e devidamente estruturado para as eleições municipais do próximo ano.

 

Mega projeto

O principal administrador dos negócios do empresário Fumio Horii, falecido durante a pandemia, o seu filho Hissao Horii, está aguardando apenas o licenciamento pela Cetesb para colocar em prática o mega projeto comercial, habitacional e industrial a ser desenvolvido no terreno paralelo à linha férrea, no trecho compreendido entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba. Trata-se de do maior plano de ocupação para aquela região da cidade, que deve englobar até mesmo a mudança de lugar da atual estação ferroviária de Braz Cubas. Projetado sob a supervisão direta de Fumio, o conjunto de obra deve mudar radicalmente a estrutura urbana daquela localidade. Issao está sendo assessorado no empreendimento pelo advogado Francisco Arraes.

 

Asfalto à vista

Os 15 mil m² da rua José Augusto Cardoso, paralela à Avenida das Orquídeas, no distrito de Braz Cubas,  deverão ser asfaltados pela Prefeitura de Mogi. Além de oferecer acesso ao Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, do padre Jonatas Diniz, ainda em fase de implantação, a obra deverá beneficiar uma série de galpões industriais já instalados ou projetados para aquela região da cidade. O asfalto promete acelerar ainda mais a ocupação industrial da área.

 

Cadê a velha…

Quase três anos já se passaram desde que a “Velha Senhora” deixou Guararema em direção à cidade de Cruzeiro no Vale do Paraíba, para passar por alguns reparos em uma oficina especializada lá existente. Desde o começo de 2020, a velha locomotiva a vapor 353, modelo Pacific, fabricada em 1927, nos Estados Unidos, pela Baldwin Locomotive Works, nunca mais serviu como atração para o transporte de passageiros entre as estações de Guararema e do distrito de Luiz Carlos, na divisa com Mogi, em feriados e finais de semana. Desde então, os passeios passaram a ser feitos por uma máquina movida a diesel que, convenhamos, tirou a maior parte do romantismo da viagem.

 

…Maria Fumaça?

Os moradores de Guararema, saudosos de antiga atração que levava muitos de turistas àquela cidade, esperam por uma explicação convincente para o sumiço da locomotiva, por parte da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pela máquina. Quem também precisa dar explicações é o deputado federal da cidade, Marcio Alvino (PL), que foi o principal responsável por trazer a verdadeira relíquia para Guararema. Se o parlamentar não atentou para a ausência da locomotiva, é hora de cobrar a ANPF, pois como dizem alguns moradores da cidade, “trem parado, enferruja”.

 

Convite

Uma fonte com livre acesso ao Palácio dos Bandeirantes garantiu à coluna que o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) rejeitou convite para integrar o primeiro escalão do atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O mogiano teria agradecido e dito que iria permanecer na Câmara Federal buscando resolver questões de interesse das micro e pequenas empresas, além de recursos para o Alto Tietê e Vale do Paraíba, seus principais redutos eleitorais.

 

Desafio

A possibilidade de o deputado estadual André do Prado (PL) chegar ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa parece estar cada vez mais próxima. É o que se comenta nos bastidores da política da Capital. Para isso, o parlamentar de Guararema conta com o apoio de um padrinho forte, o presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto. Caso alcance o importante cargo, o parlamentar terá de se preparar para conceder entrevistas, já que nos últimos tempos ele tem fugido dos repórteres, especialmente os da região, como o diabo foge da cruz.

 

Veja Também