Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Prefeito de Suzano quer o Tietê navegável nas cidades da região

Ideia foi lançada, no último final de semana, por Rodrigo Ashiuchi (PL), durante inauguração realizada na cidade de Suzano

Darwin Valente
04/07/2023 às 07:05.
Atualizado em 04/07/2023 às 07:23

O rio Tietê, estreito, poluído e com pouca água na região poderá se tornar navegável na opinião do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que promete lutar por sua proposta (Foto: arquivo / O Diário)

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) defendeu, neste final de semana, a transformação do rio Tietê, no trecho que corta a região, numa hidrovia que serviria para transporte de pequenas cargas e para o desenvolvimento do turismo do Alto Tietê.

O prefeito falou sobre sua ideia após a inauguração do Complexo Katuya Ashiuchi, localizado próximo ao Suzano Shopping, um conjunto formado pelo prédio que abrigará a unidade suzanense do Poupatempo e uma praça pública.

O conjunto foi oferecido à cidade pelo empresário mogiano Henrique Borenstein.

O prefeito afirmou que pretende discutir a questão da hidrovia, inicialmente, com os prefeitos Carlos Alberto Taino Júnior (PL), de Biritiba Mirim, e Caio Cunha (PODE), de Mogi das Cruzes, que é também presidente do Condemat. Os demais prefeitos do Alto Tietê, assim como os setores técnicos do DAEE e Cetesb, também deverão ser consultados sobre a viabilidade e participação na proposta.

“Podem achar que o projeto é difícil de ser executado, mas não é”, garantiu Ashiuchi, sem dar maiores detalhes sobre o seu ousado plano.

“Será um projeto inédito, embora o Tietê já seja usado no interior de São Paulo para transporte de carga”.

Inicialmente, explicou Ashiuchi,a proposta será voltada exclusivamente para o turismo, incentivando as viagens de lazer pelo rio entre as cidades do Alto Tietê. 

Só depois, numa segunda etapa, poderá ser desenvolvido o transporte de carga por meio de um novo modal.

Ashiuchi prevê um amplo processo de desassoreamento do rio para que as embarcações possam transitar livremente.

Ele só não abordou outro grave problema que talvez seja o empecilho maior para seu plano: a redução no volume de água do Tietê no trecho em que corta as primeiras cidades da região, após o seu nascimento, em Salesópolis.

Por conta da retirada de parte da água do rio para abastecimento da barragem do rio Biritiba, entre Mogi e Biritiba Mirim, a sua profundidade é mínima em cidades como Biritiba, Mogi das Cruzes e até Suzano, trecho em que recebe água de poucos afluentes.

Para se ter uma ideia da situação, em alguns trechos do Tietê, como os de Mogi das Cruzes, em época de seca, é possível atravessar o rio de um lado a outro, com água pelo joelho. Volume de água, convenhamos, insuficiente para receber, por exemplo, um barco turístico.

Junte-se a isso mais um complicador: o excesso de poluição que pode transformar uma viagem de lazer num verdadeiro sacrifício, por conta da qualidade e do mau cheiro da água.

Enfim, apesar de ousada e interessante, a proposta do prefeito será extremamente difícil de ser colocada em prática.

Mas como ele já garantiu que a execução do projeto, em sua opinião, não será "assim tão complicada", é hora de se esperar para conferir o que poderá vir por aí.

Torcendo, é claro, para que Ashiuchi tenha a solução no bolso do colete (ou da camisa).

Mesmo já se sabendo que não será tarefa fácil a execução de seu plano.

 Canil Municipal

A Prefeitura de Mogi abriu uma licitação por meio de tomada de preços para contratação de uma empresa de engenharia para a construção de um canil e bloco administrativo, na rua Aylton Henrique de Souza, com a rua Angelo Albiero Netto, próximo ao Loteamento Rio Acima.

As propostas poderão ser apresentadas até o dia 20 de julho, quando haverá a abertura dos envelopes para conferência da documentação exigida das empresas participantes.

 São Cristóvão

Os organizadores já começaram a preparar a Carreata de São Cristóvão, que irá acontecer em Mogi das Cruzes no próximo dia 23 de julho, para celebrar o santo que é considerado o protetor dos motoristas.

O desfile e bênção dos veículos acontecerão a partir das 9 horas, na Catedral de Santana, onde às 11 horas haverá uma missa, presidida pelo bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini.

A carreata acontecerá durante a Festa de Santana, a padroeira de Mogi, marcada para ser comemorada entre os dias 14 e 26 de julho, na Catedral.

 Rodízio em Sampa

Os mogianos que viajam com frequência para São Paulo devem ficar atentos.

A Prefeitura da Capital informou, nesta segunda-feira (3), que o rodízio municipal de veículos será mantido durante todo o mês de julho, tempo de férias escolares.

Segundo município, como a diminuição dos veículos é de apenas 6% no período de férias, ainda é necessário manter o rodízio para facilitar o escoamento do tráfego, nos períodos de 7 às 10 horas e entre 17 e 20 horas.

Veja como ficam as restrições aos finais de placas nos dias da semana: segunda (finais 1 e 2), terça (3 e 4), quarta (5 e 6), quinta (7 e 8)  e sexta (9 e 0).

 Delegado youtuber

O titular do 1º Distrito Policial de Mogi das Cruzes, delegado Francisco Del Poente, vai superando seus próprios recordes com uma postagem numa rede social contendo dicas de segurança relativas a um problema ocorrido durante uma viagem em um veículo de aplicativo.

O próprio delegado se surpreendeu quando viu que seu post havia saltado, no período de apenas uma semana, de 2 mil para 10 milhões de visualizações.

 Marcapasso

Os exames realizados pelo vereador Mauro de Assis Margarido, o Maurinho do Despachante (PSDB), logo após o procedimento de ablação que normalizou seus batimentos cardíacos em 12x8,  confirmaram o que seu médico já esperava: a necessidade de implantação de um marcapasso, para controle do ritmo de seus batimentos cardíacos, que chegaram a variar de 29 por minuto a 140/min em alguns horários do dia, além de perigosas pausas no ritmo do coração.

Em 24 horas, também foram registradas 527 pausas nos batimentos, com mais de 2 segundos cada.

E o pior: 67 pausas de 8 segundos durante o sono.

O marcapasso estará instalado em seu peito até meados deste mês de julho.

 Jacaré (???)

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) surpreendeu a muita gente quando disse, durante a visita do secretário Guilherme Derrite, de Segurança Pública, a Mogi, no último final de semana, que muitos mogianos costumavam parar diante do antigo posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Jundiapeba, para ver um jacaré que ali existia.

Ao perguntar para a plateia se alguém se lembrava do bicho, ninguém se manifestou.

Nem mesmo políticos que atuavam havia algum tempo naquele distrito da cidade.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por