Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Pré-candidato a deputado estadual, Valverde quer alcançar 80 mil votos

Coluna começa a mostrar as campanhas e planos dos pré-candidatos a deputados estadual e federal por Mogi; Rodrigo Valverde, do PT, é o primeiro.

Darwin Valente
28/06/2022 às 07:12.
Atualizado em 28/06/2022 às 07:30

Rodrigo Valverde fala de seus planos e do trabalho que vem realizando para tentar se eleger deputado estadual com a maior votação da cidade (Arquivo - O Diário)

O pré-candidato a deputado estadual Rodrigo Valverde (PT), há exatos quatro meses não sabe o que é descanso. De segunda a segunda, sua rotina tem sido uma sequência interminável de reuniões e outros compromissos políticos que o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Mogi nas eleições passadas vem cumprindo, quase automaticamente, como parte da busca de seu principal objetivo: alcançar os 80 mil votos que ele espera para se eleger como o deputado mais votado da cidade, nas eleições de outubro próximo.

Valverde ganhou um inesperado apoio de seu partido e sabe que precisará corresponder à expectativa nele depositada pelos dirigentes estaduais do PT que o colocaram como o único candidato a estadual do partido em toda a zona Leste da Capital.

Foi uma espécie de mea-culpa da agremiação por não tê-lo ajudado como deveria nas eleições municipais passadas. Segundo Valverde, ao avaliar a votação alcançada por ele em 2020, o partido chegou à conclusão de que se tivesse investido um pouco mais, o candidato a prefeito poderia ter chegado ao segundo turno na cidade, como grandes chances até de ser eleito num confronto direto com o vencedor, o atual prefeito Caio Cunha (PODE). Sem ajuda, Valverde alcançou 18% dos votos, numa performance melhor que as dos também candidatos, padre Dimas de Paula Inácio, em 2000 (12%), e Marco Soares, em 2012 (11%).

O pré-candidato quer aproveitar, a todo custo, o fato de ser o único candidato aliado de Lula em todo o Alto Tietê e, por isso, tem corrido atrás dos votos, concentrando sua atuação na região e outras grandes cidades, com mais de 100 mil eleitores, onde o PT tem força comprovada, como Campinas, Sorocaba, Bauru, Jundiaí e Vale do Paraíba, onde vem encontrando boa aceitação junto a lideranças petistas que já conhecem o seu trabalho. A meta é conquistar 50 mil votos no Alto Tietê, mais 10 mil na Capital, outros 10 mil na Grande São Paulo e, por fim, outros 10 mil pulverizados pelo Interior, perfazendo os sonhados 80 mil.

A estratégia de Valverde coincide com a meta do PT de sair dos nove atuais deputados estaduais para chegar a 17 ou mais, na Assembleia paulista.

Em Mogi, o pré-candidato tem procurado explorar o seu trabalho como vereador, mostrando como desenvolver propostas semelhantes junto à Assembleia. Na cidade, o candidato tem buscado apoio de pessoas da oposição e também dos antigos eleitores do ex-prefeito Marcus Melo (PSDB) e dos insatisfeitos com o atual prefeito Caio Cunha (PODE). Na região, o compromisso do candidato é conseguir recursos e apoio para as demandas de cada cidade.

Entre os planos do pré-candidato está a criação, em nível estadual, do Pró-Jovem, um programa voltado à profissionalização de crianças e jovens, espelhado na antiga Guarda Mirim, onde o próprio Valverde começou sua vida profissional, que deverá unir poder público e iniciativa privada em ações de formação. Outra meta é a destinação de espaços públicos para que monitores possam auxiliar na qualificação de jovens nas áreas esportiva e cultural.

Valverde também pretende fazer com o Estado, o que realizava como vereador: visitar as localidades e ouvir a comunidade para que suas aspirações cheguem, de alguma forma, a influir diretamente no orçamento do Estado. “É uma forma de envolver o público na elaboração de um orçamento mais participativo”, diz.

O pré-candidato pretende promover pelo menos seis dobradinhas com candidatos a federal do PT, como Luiz Marinho, Arlindo Chinaglia, Alencar Santana, e ainda com nomes da própria região, mesmo que de outros partidos.

“Estou otimista, pois há uma avenida grande a ser ocupada e tenho lutado para estar bem-posicionado dentro dela”, garantiu o petista.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por