Caso o prefeito titular tenha de se afastar por algum tempo do cargo, ele será substituído pela atual secretária de Assuntos Jurídicos
Caio Cunha terá passar por mais exames antes de decidir se abrirá vaga para a secretária Renata Hauenstein, de Assuntos Jurídicos, assumir o cargo de prefeita de Mogi (Arquivo O Diário)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Caso o prefeito titular tenha de se afastar por algum tempo do cargo, ele será substituído pela atual secretária de Assuntos Jurídicos
Caio Cunha terá passar por mais exames antes de decidir se abrirá vaga para a secretária Renata Hauenstein, de Assuntos Jurídicos, assumir o cargo de prefeita de Mogi (Arquivo O Diário)
Tudo leva a crer que não será exatamente agora que a secretária de Assuntos Jurídicos, Renata Hauenstein, poderá assumir o lugar do prefeito Caio Cunha (PODE) para que ele possa se submeter a uma cirurgia ortopédica para corrigir o rompimento do menisco do joelho direito, ocorrido durante uma partida de futebol contra integrantes da Câmara Municipal de Mogi.
Após os primeiros exames, ainda não definitivos, o prefeito foi informado de que a operação será relativamente simples e que poderá deixar o hospital no mesmo dia da intervenção, evitando assim um afastamento por muito tempo do cargo, na Prefeitura.
Mas não está definitivamente afastada a hipótese de a secretária se tornar prefeita, já que durante os exames preliminares relativos ao rompimento do menisco - há ainda um outro a ser feito neste final de semana, antes que a cirurgia seja marcada -, foi detectado um problema um tanto mais sério: um tumor da ponta do fêmur, que ainda está sendo avaliado pelo médico ortopedista Eduardo Sadao, que acompanha o prefeito.
Segundo revelação de Caio Cunha a esta coluna, no decorrer da semana, ele deverá passar por novos exames, nos próximos dias, para detectar se o tumor é primário ou secundário.
E,mais preocupante ainda, se benigno ou maligno. Mesmo demonstrando muita calma, o prefeito não consegue esconder alguma preocupação com o problema no fêmur.
Enquanto não forem realizados tais exames e avaliações, será impossível saber se haverá necessidade de cirurgia e, em caso positivo, por quanto tempo tal procedimento médico deverá afastar o prefeito de suas atividades no comando da Prefeitura.
Se houver urgência na cirurgia e a recuperação demorar além das expectativas, exigindo longa imobilidade do prefeito, há grandes chances de a secretária Renata Hauenstein se tornar prefeita de Mogi por algum tempo.
E vamos explicar o por que dessa situação nada comum na vida do município.
Segundo explica o advogado especialista em Direito Eleitoral, Luiz David Costa Faria, o sucessor imediato do prefeito em caso de afastamento seria a atual vice, Priscila Yamagami, que está impedida de assumir por ser virtual candidata a deputada federal nas próximas eleições.
“A Lei das Inelegibilidades determina que quem exercer um cargo executivo no período de seis meses antes das eleições não pode concorrer ao pleito”, explica o advogado. Este prazo já está vigorando.
O segundo na linha sucessória seria o atual presidente da Câmara, que também não pode assumir a Prefeitura pelo mesmo motivo: é candidato a deputado estadual.
Segundo determina a Lei Orgânica do Município de Mogi das Cruzes, o terceiro na linha sucessória será quem estiver ocupando a Secretaria de Assuntos Jurídicos, no caso Renata Hauenstein.
A notícia avaliando tal situação deixou muita gente intrigada, achando que terceiro sucessor natural do prefeito seria o juiz diretor do Fórum de Mogi das Cruzes.
Realmente, era o que estabelecia a Lei Orgânica até a sua mais recente modificação, que preferiu dar prioridade a quem ocupa a Secretaria de Assuntos Jurídicos em vez do juiz de Direito.
Vale esperar para conferir o que virá por aí...
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .