Diário Logo

Notizia Logo

Parque das Neblinas avalia benefícios para saúde de contatos com a natureza

O Instituto Ecofuturo informa que o Parque das Neblinas, reserva ambiental da empresa Suzano na Serra do Mar, junto à divisa dos municípios de Mogi e Bertioga, será transformado num dos campos da pesquisa  “Um Tempo com e-Natureza”, cujo objetivo será avaliar como o contato com a natureza pode gerar benefícios para a saúde, bem-estar […]

18 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

O Instituto Ecofuturo informa que o Parque das Neblinas, reserva ambiental da empresa Suzano na Serra do Mar, junto à divisa dos municípios de Mogi e Bertioga, será transformado num dos campos da pesquisa  “Um Tempo com e-Natureza”, cujo objetivo será avaliar como o contato com a natureza pode gerar benefícios para a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

O trabalho é liderado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, com apoio da Fundação Boticário, um dos vencedores do concurso “Teia de Soluções”, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, no ano de 2020.

Os pesquisadores estarão presentes no Parque, nos dias 19 e 20 próximos. Pessoas com mais de 18 anos poderão tomar parte no estudo.

Para isso, os interessados deverão realizar uma série de atividades no interior da reserva ambiental e, posteriormente, responder a questionários específicos relacionados com os objetivos da pesquisa.

Segundo a pesquisadora Lis Leão, do Instituto Israelita, coordenadora do projeto, “este é um estudo pioneiro no País e abre as possibilidades de muitas pesquisas, tendo em vista que temos uma biodiversidade incrível e muitos biomas. Precisamos conhecer melhor como a relação ser humano-natureza pode promover o bem-estar humano e a conservação”.

Os interessados em participar da pesquisa poderão entrar em contato por meio do seguinte endereço eletrônico: [email protected].  

Deputado em Suzano

O deputado estadual Guilherme Cortez, de 24 anos, o mais jovem eleito pelo PSOL nas eleições passadas, estará em Suzano nesta sexta-feira (18), às 16 horas, participando da 2ª Jornada Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP). 

O objetivo do evento será discutir a diversidade e a inclusão de forma coletiva. O parlamentar tomará parte em uma mesa redonda destinada exclusivamente aos estudantes da instituição de ensino com o tema “A invisibilidade e exclusão do público LGBTQIAP+ na educação e trabalho”.

 O político que se elegeu com campanha em defesa de pautas do movimento e confrontando diretamente Ricardo Salles, ex-ministro de Bolsonaro, alcançou 45.094 votos.

No governo

Anotem para conferir mais tarde: não será surpresa para esta coluna se o ex-vereador mogiano, Sadao Sakai (PL), vier a integrar o futuro time de Tarcísio de Freitas (Republicano) no governo do Estado de São Paulo, como cota de seu partido na administração que tomará posse no início do próximo ano. O próprio Valdemar Costa Neto estaria cuidando disso. 

Após perder a eleição como candidato a vice-prefeito de Mogi na chapa de Marcus Melo (PSDB), Sadao acabou assumindo o cargo de controlador-geral da Prefeitura de Suzano, tendo passado também a interventor na Santa Casa daquele município.

Ataque à buraqueira

O Consórcio Potenza Vigent, integrado pelas empresas Potenza Engenharia e Vigent Construções, foi o vencedor da concorrência pública aberta pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para realização dos serviços de manutenção e conservação do sistema viário da cidade, com recuperação de diversas ruas do centro e bairros do município. A investida contra os buracos, existentes em número cada vez maior, em toda a cidade, irá custar R$ 25,1 milhões.

Fim da calistenia

O Ministério da Cidadania decidiu anular o convênio firmado com o município de Mogi das Cruzes, em 2021, para aquisição e instalação de uma academia de calistenia no município.

 Segundo especialistas, a calistenia é um tipo de treinamento que tem como objetivo trabalhar a força e resistência muscular, não sendo necessário usar equipamentos de academia. 

Um dos princípios da calistenia é o uso do próprio corpo para aumentar a massa muscular. Mais que aumentar a força, resistência e consciência corporal, a calistenia também aumenta a flexibilidade e a mobilidade, que leva suas técnicas serem empregadas em modalidades, como crossfit e ginástica, principalmente. 

Motivo da anulação: não execução do objeto do convênio.

PSOL manifesta…

O Diretório Estadual do PSOL manifestou “total solidariedade” à vereadora do partido em Mogi das Cruzes, Inês Paz, que estaria recebendo “ameaças e ataques misógenos” por cobrar  das autoridades “atitudes contra as manifestações inconstitucionais que vêm ocorrendo na cidade, por grupos bolsonaristas, reunidos nas proximidades do Tiro de Guerra de Mogi”. 

Na última quarta-feira (16), chegou ao conhecimento da vereadora, segundo o partido, “um áudio que contém ameaças a Inês Paz, que já está tomando as devidas providências contra o seu autor”.

…apoio a vereadora

 Segundo o Diretório do PSOL, “a manifestação antidemocrática se estende há alguns dias e absurdos foram constatados, como dois policiais em uma van da Polícia Civil segurando uma bandeira do Brasil e que se somaram aos manifestantes; um guindaste ficou estacionado por vários dias em um local proibido; uma via ficou bloqueada, atrapalhando a passagem de carros, pedestres e ônibus, inclusive no domingo, dia do Enem”.

Veja Também