Bandeira feita pela artista plástica com imagens relacionadas à mais importante manifestação folclórico-religiosa de Mogi foi ofertada por ela e está exposta no subimpério do Divino, na sede do jornal O Diário
A artista plástica Olga Nóbrega presenteou O Diário com uma bandeira do Divino, instalada no império criado por funcionários na sede do jornal, na rua Dr. Ricardo Vilela (O Diário)
O subimpério do Divino, tradicionalmente montado no interior da sede deste jornal, no centro da cidade, neste ano ganhou um atrativo muito especial: uma bandeira do Divino Espírito Santo, especialmente confeccionada pela artista plástica Olga Nóbrega e que foi ofertada por ela a O Diário.
O presente veio como reconhecimento da artista “à divulgação pelo jornal da cultura da nossa cidade, em especial da minha arte, durante dezenas de anos”.
Junto com a pomba, que sobrepõe um estandarte da festa representando o Divino Espírito Santo, a bandeira de Olga Nóbrega traz ainda pinturas da Catedral de Santana e de devotos empunhando suas bandeiras na praça Coronel Almeida, diante do templo. Um conjunto que retrata e homenageia a mais importante manifestação folclórico-religiosa de Mogi, a Festa do Divino Espírito Santo.
Olga é “divineira” e mogiana de raiz, nascida há 88 anos na cidade, onde estudou nas escolas mais tradicionais de sua época. Moradora do Mogi Moderno, ela trabalhou na Associação Comercial, no jornal Folha de Mogi e em um dos cartórios da cidade. Atualmente reside no Botujuru.
Mesmo atuando profissionalmente em outras áreas, Olga jamais se distanciou das artes plásticas, tendo participado ativamente de entidades culturais da cidade, como a Associação de Belas Artes, Centro de Estudos Folclóricos, Centro Mello Freire de Cultura e Grupo Bandeirante de Artes Plástica de São Paulo. Ao lado de outras artistas mogianas, participou da organização do Salão da Primavera, tendo recebido inúmeros prêmios por seu trabalho nas artes plásticas.
Muitas obras de sua autoria fazem parte do acervo particular de colecionadores, além de entidades culturais e religiosas, como o Santuário Mãe do Divino Amor, Paróquia Sagrada Família, Associação dos Professores Aposentados (Apampesp), Museu de Ibitinga e O Diário, além de países como Pitsburgo (Pensilvânia), Boston, Seki e Toyama (Japão) e Cocenza (Itália), entre outros.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .