Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Na Festa do Divino também não faltam as alfinetadas de políticos

Com Caio Cunha no Japão, Bertaiolli diz que nos oito anos em que foi prefeito de Mogi, jamais faltou a uma abertura da festa mais tradicional da cidade.

Darwin Valente
25/05/2023 às 08:32.
Atualizado em 25/05/2023 às 08:47

Deputado Marco Bertaiolli disse que chegou de Brasília especialmente para a festa e que durante os oito anos de mandato, jamais faltou a uma abertura. Cutucão? (Divulgação)

Não passou despercebido dos observadores mais atentos o trecho do discurso do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), na noite de abertura da Festa do Divino.O assunto ainda ganha destaque em algumas redes sociais.

Trata-se de uma indireta disparada por ele possivelmente na direção do prefeito Caio Cunha (PODE), que não estava presente à cerimônia por se encontrar viajando para o Japão ao lado de uma comitiva da cidade.

Ao se dirigir ao bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, para enaltecer a importância dos 410 anos atribuídos à existência da festa na cidade, o deputado não poupou elogios a mais uma edição do evento e disse que havia acabado de chegar de Brasília, mas que não poderia, de jeito algum, ficar de fora daquela solenidade de abertura oficial.

Foi então que emendou, afirmando que “durante os oito anos em que fui prefeito de Mogi, eu sempre estive aqui, abrindo esta festa, porque esta é a tradição da nossa cidade, da nossa Mogi das Cruzes”.

Foi o que bastou para muita gente considerar a fala, aparentemente despretensiosa, como provocação, ainda que bem ao lado do parlamentar estivesse a vice-prefeita, Priscila Yamaguchi (PODE), que representava Caio Cunha no evento.

Outro ponto que chamou a atenção de muita gente foi a presença ao lado de Bertaiolli, nos mais recentes eventos, de seu ex-secretário de Saúde, Téo Cusatis.

Em todos eles, o deputado faz questão de citá-lo como um de seus mais eficientes assessores. Há quem veja nisso um indicativo da preferência do deputado por seu amigo e ex-secretário de Saúde para disputar a eleição para a Prefeitura de Mogi, em 2024, com o apoio do grupo político formado por Bertaiolli e Valdemar Costa Neto (PL).

Outros, no entanto, mais céticos, apostam que Bertaiolli estaria tentando criar uma cortina de fumaça com Téo Cusatis para mais tarde surpreender a todos e se lançar candidato a prefeito, algo que ele, inclusive, já negou a este jornal.

E como em política vale tudo, inclusive especular, o diz-que-diz-que continua, nos mais diferentes cantos da cidade, demonstrando que a sucessão municipal começou. E muito mais cedo que todos imaginavam.

 De volta

A se cumprir o cronograma anunciado por ele a esta coluna, o prefeito Caio Cunha deixará o Japão nesta quinta-feira (25), retornando pra Mogi à frente dos demais integrantes da comitiva que o acompanhou na visita às cidades-irmãs de Seki, Toyama, Hamamatsu e Nagóia.

Deve chegar com tempo de acompanhar o último dia da Festa do Divino, no domingo (28), e ainda mostrar os resultados da visita à Terra do Sol Nascente.

 Retorno

Outro que já deve estar chegando em Mogi é o ex-prefeito Marcus Melo (PSDB).

Terminada uma viagem de férias, terá pela frente uma série de decisões a tomar.

A primeira delas é se fica ou sai do PSDB, partido que dirige na cidade e que passa por uma grave crise interna em nível nacional.

Caso ele opte por sair, terá de definir para onde vai.

A princípio, havia fortes indicativos de que Melo poderia se filiar ao PL de Valdemar.

Mas a aliança com o PSD de Bertaiolli pode significar um empecilho para o pré-candidato a prefeito.

Pouco antes de sua viagem, falava-se até mesmo numa possível composição com o atual prefeito Caio Cunha, para muitos, algo pouco provável.

 Inovando...

Com Caio Cunha viajando, coube ao secretário municipal de Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, receber, em São Paulo, nesta terça-feira (23), o Prêmio InovaCidade 2023, do Instituto Smart City Business Amercia (SCBA), conquistado pelo Programa Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância.

O prêmio reconhece iniciativas inovadoras que estão contribuindo para cidades mais inteligentes em todo o País.

 ... a cidade

Ao tomar conhecimento antecipado de que o projeto havia sido premiado, o prefeito Caio Cunha o classificou como “mais um importante reconhecimento ao trabalho da atual gestão, pois toda nossa equipe está comprometida com a criação desse programa, que tem como foco ações voltadas para a Primeira Infância.A conquista desta importante premiação valoriza e dá ainda mais visibilidade para Mogi das Cruzes, que é a cidade da criança",

 Viva Mogi

Uma equipe de quatro técnicos da Cooperativa Andina de Fomento (CAF), que administra o Banco de Desenvolvimento da América Latina, responsável pelo financiamento das obras do Projeto Viva Mogi  (antigo +Mogi Ecotietê), está em Mogi para fiscalizar o andamento dos trabalhos realizados até agora.

Acompanhados na maior parte do tempo pelo secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira , o Dodô, os emissários que chegaram na segunda (22), ficam na cidade até esta quinta-feira (25).

 Em obras

Eles encontraram concluídas as obras de modernização da distribuição de água entre o Mogilar e César junto à avenida Francisco Rodrigues Filho, 60% das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos junto ao Parque Centenário, o Parque Airton Nogueira e início das obras do Corredor Nordeste, que vai unir, com uma grande via, as avenidas Francisco Rodrigues Filho e João XXIII, para ajudar no escoamento do tráfego de veículos naquela região.

 Em licitação

A Prefeitura está prestes a licitar novas obras do Viva Mogi, como o saneamento do córrego dos Corvos, um afluente do rio Tietê, além de duas grandes avenidas-parque.

Uma vai ligar a avenida João XXIII até a “rotatória da pomba”, na avenida Francisco Rodrigues Filho, e depois até a avenida Waldemar Costa Filho, entre o Rodeio e Nova Mogilar.

A outra irá unir a rua Júlio Perotti até a avenida João XXIII para dar escoamento ao tráfego de caminhões vindo da Mogi-Salesópolis, que passará usar o Corredor Nordeste, deixando de passar pelas proximidades do Mogi-Shopping e melhorando as condições de trânsito entre César de Souza e o bairro do Socorro.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por