Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

“Não é o imperativo final”. Bertaiolli minimiza as declarações de Valdemar

Deputado do PSD diz que não considera descartadas por completo as possíveis candidaturas de Marcos Damasio (PL) e Marcus Melo (PSDB) a prefeito de Mogi.

Darwin Valente
07/06/2023 às 07:09.
Atualizado em 07/06/2023 às 14:15

Marco Bertaiolli assume o papel de conciliador após as repercussões das declarações de Valdemar Costa Neto sobre a sucessão municipal na semana passada (Mariana Acioli)

O deputado federal mogiano, Marco Bertaiolli (PSD-SP), buscou minimizar os efeitos das duras declarações do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, na sexta-feira (2), quando praticamente detonou as intenções do deputado Marcos Damasio (PL) e do ex-prefeito Marcus Melo (PSDB), de se candidatarem a prefeito de Mogi nas eleições do próximo ano, com apoio do grupo político local formado por PL e PSD.

Em entrevista à apresentadora Marilei Schiavi, da Rádio Metropolitana, o parlamentar disse que mesmo após a “análise sincera” de Valdemar, ele não considera descartadas por completo as chances das candidaturas de Damasio e Melo. “Não é o imperativo final”, assegurou Bertaiolli, procurando dar uma interpretação menos drástica para as declarações do presidente do PL, numa entrevista coletiva assistida por quase uma dezena de prefeitos e deputados da região.

Bertaiolli disse que Valdemar havia apenas analisado o perfil de Damasio, ao dizer que ele estava mais próximo do Legislativo que do Executivo. Na verdade, o presidente do partido do deputado foi muito claro ao descartar, logo de início, a possibilidade de o deputado estadual vir a ser o candidato a prefeito do grupo.

Na visão contemporizadora de Bertaiolli, o presidente liberal somente teria exposto algumas dificuldades que impediram a vitória de Marcus Melo no primeiro turno das eleições municipais passadas, quando, na verdade, Costa Neto o chamou de “teimoso”, por não ter admitido as propostas de mudanças nos rumos da campanha que já dava sinais de arrefecimento.

Bertaiolli foi mais além ainda, ao classificar como “lendas urbanas” os seus desacertos com Melo. “Não houve briga, apenas um distanciamento provocado pelo calor do momento”, disse Bertaiolli, ao vivo, no programa que foi ao ar na manhã deste segunda-feira (5). Na sexta-feira, durante a solenidade, na Câmara, ele já havia se referido a Marcus Melo como “o sempre prefeito” de Mogi. Sinais de reaproximação entre ambos?

Ao classificar Costa Neto como “sincero e transparente”, Bertaiolli procurou mostrar que ainda não há nada decidido em relação a candidaturas do grupo. Disse que “o PL tem grandes quadros”, e citou até mesmo o deputado federal e ex-prefeito de Guararema, Marcio Alvino, como um possível candidato a prefeito de Mogi.

E, por fim, lembrou que o processo eleitoral ainda está muito distante de ser definido e que decisões só acontecerão para valer a partir do mês de março do próximo ano. Mais conciliador, impossível.

 A conferir

Fontes dignas de todo o crédito asseguraram à coluna que o ex-prefeito Marcus Melo solicitou sua desfiliação do PSDB, na última segunda-feira (5). Ainda não se tem notícia para qual partido deve ir. Para o PL, certamente que não será. Também não está afastada a hipótese dele permanecer sem partido para facilitar futuras negociações relacionadas à sua quase certa candidatura a prefeito. Mas a se confirmar a notícia, é certo que o tucanato local poderá ficar algum tempo sem presidente, até que Pedro Komura , vereador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, assuma o comando da agremiação, como está em seus planos desde que Melo deu sinais de insatisfação com os rumos do PSDB nacional.

 Carta na manga

Observadores políticos da cidade ouvidos pela coluna avaliaram que, caso seja confirmada a saída de Melo do PSDB, o ex-prefeito pode estar com alguma carta na manga para ser jogada na hora certa, destinada, possivelmente, a embaralhar o jogo sucessório. Afinal, horas depois de tomar conhecimento das afirmações de Valdemar Costa Neto, ele deixa o partido que poderia ser o seu porto seguro para a disputa da futura eleição. Ou está muito bem calçado politicamente ou, o que é menos provável, pode estar jogando a toalha, coisa que nunca foi de seu feitio. Aguardemos, portanto, confirmações e desdobramentos.

 De volta

Ausente do País durante as últimas semanas, em viagem de férias com a família, outro virtual pré-candidato a prefeito, Teo Cusatis, ficou distante da metralhadora verbal de Valdemar Costa Neto (PL). Somente pós voltar para casa, no último domingo, foi que ele se inteirou, com detalhes, do verdadeiro tsunami que atingiu a política mogiana, na última sexta-feira, do qual ele conseguiu escapar ileso.

 Respondendo – 1

O deputado estadual Marcos Damasio não deixou sem resposta a ironia feita por Valdemar Costa Neto, na entrevista de sexta-feira, na Câmara. Ao descartar qualquer chance de Damasio vir a disputar a Prefeitura de Mogi nas eleições do próximo ano, o presidente liberal disse que “ele nasceu para o Legislativo, já foi vereador e nasceu para legislar... e nasceu com muita sorte!”.

Após declarações de Valdemar Costa Neto, Marcos Damásio usou de ironia para dizer falar sobre a votação que obteve nas eleições passadas: "Pra ser o deputado mais votado da história de Mogi tem de que ter uma soorte danada" e destacou o total de 120 cidades que recebem ajuda do parlamentar

Respondendo – 2

O tom irônico do final da frase provocou a reação de Damasio em seu perfil na rede, onde após também ironizar, a seu modo, a frase de Valdemar – “Pra ser o deputado mais votado da história de Mogi tem que ter uma sooorte danada” – ele colocou, ao lado de sua foto, as seguintes inscrições: “Olha pra cá  - No mandato de Marcos Damasio, mais de 120 cidades paulistas foram ajudadas com o trabalho do deputado”.

 Indefinição

Após aparecer nas redes sociais reunido com integrantes do PC do B e PT, o ex-deputado e médico Luiz Carlos Gondim Teixeira (União Brasil) voltou a ficar em silêncio a respeito de uma possível candidatura a prefeito nas eleições do próximo ano na cidade. Gondim acompanhou seu sogro, o engenheiro Jamil Hallage, no evento dos 100 anos de nascimento de Waldemar Costa Filho, mas não se tem notícia de que tenha comentado algo sobre o assunto com seus interlocutores, na Câmara Municipal.

 Acelerando

A Justiça Federal de Mogi das Cruzes está acelerando as obras de reforma do prédio da avenida Henrique Peres, 1.500, no Jardim Universo, para onde espera se transferir no início do próximo ano. Depois de definir a empresa Toall Comércio e Serviços Ltda para executar a pintura do imóvel, ao custo de R$ 22 mil, a Seção de São Paulo da JF abriu licitação por meio de pregão eletrônico para contratação da empresa que irá elaborar os projetos para atualização do sistema de prevenção e combate a incêndio da futura sede do Fórum Federal de Mogi. Abertura das propostas será no dia 15 próximo, às 13h30. Enquanto os trabalhos não são concluídos, a 33ª Subseção da Justiça Federal de Mogi continua funcionando no prédio alugado da avenida Fernando Costa, na Vila Rubens.

 Rios Vivos

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) lançou uma nova etapa do programa Rios Vivos, que tem como objetivo melhorar a qualidade da água dos rios de municípios paulistas, por meio da revitalização dos cursos d’água, com remoção de sedimentos e gerando benefícios para o meio ambiente e população. Nessa nova etapa do projeto, somente os municípios de Santa Branca e Itaquaquecetuba, da região do Alto Tietê, serão beneficiados.

 Festeiros

Os festeiros e capitães do mastro que ficarão encarregados de organizar a Festa do Divino Espírito Santo  de 2024, em Mogi das Cruzes, serão conhecidos no feriado desta quinta-feira (8), a partir das 9 horas, durante as solenidades de Corpus Christi, na Catedral de Santana. O anúncio será feito, durante a missa, pelo bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini. Os anunciados irão trabalhar ao lado da Associação Pró-Festa Divino na preparação do mais importante evento folclórico-religioso da região.

  

  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por