Diário Logo

Notizia Logo

Museu da Energia de Salesópolis passa por reformas na estrutura

O Museu da Energia, localizado no município de Salesópolis, e que mantém  uma das usinas hidrelétricas mais antigas de todo o Estado de São Paulo, acaba de passar por uma ampla reforma que garantiu a conservação preventiva dos telhados e a pintura dos Espaço das Águas e Energia e também da área de recepção ao […]

4 de novembro de 2021

Reportagem de: O Diário

O Museu da Energia, localizado no município de Salesópolis, e que mantém  uma das usinas hidrelétricas mais antigas de todo o Estado de São Paulo, acaba de passar por uma ampla reforma que garantiu a conservação preventiva dos telhados e a pintura dos Espaço das Águas e Energia e também da área de recepção ao Museu.

O projeto de melhorias para o  antigo espaço foi uma das iniciativas premiadas por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 

“Por meio deste projeto, a reforma nos espaços expositivos e recepção foi concluída. A conservação desses espaços é de extrema relevância na preservação do patrimônio histórico e cultural local”, garante Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia de Salesópolis.

Segundo ela, as edificações do local passaram por restauro entre os anos 1999 e 2000, quando o Museu foi inaugurado. Durante as duas décadas seguintes, tiveram apenas reparos pontuais nas coberturas, reforçando a necessidade da obra neste momento. “Por isso foi tão importante essa reforma agora”, disse ela, em documento divulgado pelo próprio Museu.

O Museu da Energia de Salesópolis está instalado na área da centenária usina hidrelétrica da cidade, construída a partir de uma demanda de mercado nas primeiras décadas do século XX pela necessidade de energia elétrica. 

O empreendimento foi uma iniciativa do médico mogiano Ricardo Vilela e de seu filho, que precisasavam de energia para manter em operação a fábrica de chapéus que possuíam em Mogi das Cruzes, em 1913. 
Àquela época, o território de Salesópolis ainda estava anexado ao de Mogi e os Vilelas importaram material da Alemanha para instalação da usina que passou a gerar uma quantidade de energia muito acima das necessidades da fábrica e os proprietários vieram, então, a fornecer eletricidade para iluminação pública de cidades como Mogi, Jacareí, São José e Taubaté, no Vale do Paraíba. 

Simone Villegas relata que a trajetória da usina e suas casas “se conectam com as histórias de vida da população do município, o que promove um vínculo do indivíduo com a sociedade”. 

“Seu conjunto arquitetônico, formado pelas residências da época, foram adaptadas e transformadas nos espaços expositivos e de acolhimento ao visitante. Atualmente, esses espaços do Museu têm a função de informar e educar por meio de exposições, atividades recreativas, teatro, oficinas etc. São ambientes que despertam a curiosidade, estimulam a reflexão e o debate, promovem a socialização e os princípios da cidadania”, finaliza. 

 A Fundação Energia e Saneamento, que mantém o Museu da Energia de Salesópolis, desde 1998 atua em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades de museus, como os  de  São Paulo, Itu e Salesópolis. 

O acervo da Fundação é composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3.500 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX.

Veja Também