Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

“Luzia de Pinho Melo” está entre os 40 melhores hospitais públicos do País

Localizado no bairro do Mogilar, em Mogi das Cruzes, ocupa a 21ª colocação no “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”, divulgado nesta semana

Darwin Valente
10/11/2022 às 07:10.
Atualizado em 10/11/2022 às 07:52

O Hospital Luzia de Pinho Melo ficou em 21º lugar no ranking dos melhores hospitais públicos do Brasil, conforme entidades ligadas à acreditação na área da saúde

O Hospital Luzia de Pinho Melo está entre os 40 melhores hospitais públicos do País, de acordo o “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”, divulgado nesta semana, durante premiação inédita, em Brasília.  O hospital mogiano ocupa a 21ª colocação no ranking que é liderado pelo Hospital Estadual de Sumaré, no interior de São Paulo, avaliado como o melhor brasileiro.

A classificação reconheceu as instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) com melhor eficiência, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos seus pacientes.

Em segundo lugar no ranking, empatados, ficaram o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, localizado na região da Grande São Paulo, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara, de Fortaleza, no Ceará. Em terceiro, o Hospital Estadual de Diadema, que fica na região do ABCD, também na Grande São Paulo.

A premiação foi uma iniciativa encabeçada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Instituto Ética  Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e levou em consideração os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. As instituições que foram escolhidas apresentam diferentes formatos de gestão e estão localizadas em 11 estados do País.

Tomaram parte da seleção os hospitais com Acreditação de nível 3 (excelência) emitido pela ONA, ou com certificação de qualidade plena internacional. Ao todo, foram avaliados 136 hospitais públicos de todo o País. A comissão julgadora foi formada por representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio e  pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Saúde).

Entre os critérios utilizados na pontuação estiveram as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), medido em parceria com a Escola de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais.

No ano passado, o Brasil dispunha de 8.870 hospitais, com 490.397 leitos. Do total de 6.400 hospitais (gerais e especializados), menos de 400 são acreditados (menos de 6%). Desse total de certificados, 63, o equivalente a 16,5%. são públicos e atendem exclusivamente pelo SUS. Atualmente, o Brasil possui 200 hospitais “Acreditados ONA 3” (nível de excelência), dos quais, somente 34 hospitais públicos alcançam o último nível de Acreditação. A maioria deles, 18 dos 34, ou  53%, se concentram no Estado de São Paulo.

Além do Hospital Luzia de Pinho Melo, outros 10 hospitais do Estado de São Paulo estão entre os melhores, escolhidos pela comissão julgadora do prêmio, que ainda não tem data para ser entregue.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por