Diário Logo

Notizia Logo

Komura vive inferno astral às avessas que o levou para o cargo de secretário

Reza a lenda que as pessoas costumam viver o chamado inferno astral, aquele período em que nada costuma dar certo, toda a vez que se aproxima a data de seu aniversário. No caso do vereador Pedro Komura, que irá completar 68 anos nesta sexta-feira, dia 28, parece ter ocorrido exatamente o inverso: além de um […]

26 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

Reza a lenda que as pessoas costumam viver o chamado inferno astral, aquele período em que nada costuma dar certo, toda a vez que se aproxima a data de seu aniversário.

No caso do vereador Pedro Komura, que irá completar 68 anos nesta sexta-feira, dia 28, parece ter ocorrido exatamente o inverso: além de um convite do prefeito Caio Cunha (PODE) para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, um dos mais cobiçados cargos da Prefeitura de Mogi, o vereador pode estar prestes a realizar um antigo sonho, de trabalhar pelo desenvolvimento econômico da cidade.

Desde que se formou em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e se elegeu vereador em sua terra, Mogi das Cruzes, o vereador sempre enfrentou dificuldades impostas pelas limitações legislativas, naturais para quem desejava atuar mais diretamente em favor do crescimento e qualidade de vida dos mogianos.

Depois de 33 anos de Câmara, o vereador recebe como verdadeiro presente de aniversário a possibilidade mais concreta de colocar em prática seus planos para desenvolver a cidade, gerando empregos. 

Embora com limitações que também lhe serão impostas pela liturgia do cargo, Pedro Komura, a partir de sua posse, passará a integrar os quadros do Executivo, trabalhando lado a lado com quem tem o poder de decisão, no caso o prefeito Caio Cunha, que o convidou para ocupar o importante cargo.

O desafio está lançado. 

Caberá agora a Komura muito trabalho para justificar a escolha e executar os planos dos tempos de vereador.

Tudo isso com o cuidado necessário para que a história do tal inferno astral seja mesmo só uma lenda, especialmente  para aqueles que fazem aniversário já esperando que o pior aconteça.

Me dê motivo

A coluna enviou ao prefeito Caio Cunha, via WhatsApp, uma pergunta sobre os motivos das mudanças a essa altura de seu governo. A resposta: “Entramos em um novo ciclo de mandato. As decisões mais difíceis e polêmicas foram tomadas. Agora preparamos nosso time para uma fase de entregas com mais agilidade”.

 

Rádio Peão

Sintonizada nos corredores da Prefeitura de Mogi, a emissora informava, durante o dia de ontem, que a queda do diretor do Semae, João Jorge da Costa, pode ter sido causada pela sua forte ligação com PT e com um suposto apoio dado por ele ao candidato a deputado estadual, Rodrigo Valverde (PT), na campanha do primeiro turno para as eleições deste ano. 

A Rádio Peão dizia também que mais gente ainda poderá cair pelo mesmo motivo. A conferir.

 

Confirmação

A aquisição da unidade de Mogi das Cruzes da Kimberly-Clark pela Suzano só confirmou o favoritismo no negócio da gigante do setor de papel e celulose, com sede na região, conforme esta coluna vinha informando.

Pelo visto, os negociadores da Suzano foram hábeis o suficiente para conseguir dobrar o comando da fábrica americana a fatiar a venda exclusiva da fábrica mogiana. Até bem pouco tempo, o comando do grupo KC, por meio de seu negociador, o respeitado banco J.P. Morgan, somente aceitava negociar, de uma só vez, todos os ativos da América Latina.

Tudo indica que os US$ 250 milhões (R$ 1 bilhão) conseguiram falar mais alto e fizeram o negócio com a Suzano vingar.

 

A conferir

Não será surpresa, ao menos para esta coluna, se o futuro vereador Gustavo Siqueira (PSDB) demonstrar na Câmara uma desenvoltura acima do normal para um marinheiro de primeira viagem. 

Conhecedor dos bastidores do Legislativo, desde os tempos do avô, o veterano Ivan Nunes Siqueira, ele demonstra saber muito bem onde irá pisar e poderá surpreender muita gente com a facilidade de se expressar por ele apresentada. Vale esperar para conferir até onde irá…

 

Religião

A Câmara de Suzano oficializou, nesta terça-feira (25), a publicação da lei municipal 5.387/2022, originária do Legislativo, que reconhece a atividade religiosa como “essencial para a população de Suzano em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas, epidemias, pandemias ou catástrofes naturais”.

Baseando-se na experiência da pandemia de Covid-19, a lei tem o objetivo de “resguardar o direito das instituições religiosas a realizarem as suas atividades”, de forma que templos estejam abertos para “aconselhamento individual, oração, doação de alimentos, cultos, missas, encontros e outras atividades” que contribuam para “o fortalecimento da fé e equilíbrio emocional das pessoas, bem como a assistência social à população”.

A legislação, anotem, é de autoria do vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.

 

 

Veja Também