Diário Logo

Notizia Logo

Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas eletrônicas para 2º turno

A Justiça Eleitoral paulista iniciou nesta segunda-feira (17), a preparação das urnas eletrônicas para o 2º turno das eleições, marcado para acontecer no próximo dia 30 deste mês de outubro. Os equipamentos encontram-se carregados desde o 1º turno, com os sistemas eleitorais e dados dos eleitores, devendo ocorrer apenas uma atualização dos dados para os […]

18 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

A Justiça Eleitoral paulista iniciou nesta segunda-feira (17), a preparação das urnas eletrônicas para o 2º turno das eleições, marcado para acontecer no próximo dia 30 deste mês de outubro.

Os equipamentos encontram-se carregados desde o 1º turno, com os sistemas eleitorais e dados dos eleitores, devendo ocorrer apenas uma atualização dos dados para os candidatos à Presidência da República e ao governo do Estado de São Paulo, o que deverá tornar o processo muito mais rápido. Somente no Estado serão preparadas 115.557 urnas, incluindo a contingência.

Nas urnas deverão constar somente os nomes e números dos presidenciáveis Jair Bolsonaro, do PL (22), e Luiz Inácio Lula da Silva, do PT (13), além dos concorrentes ao governo estadual, Tarcísio Gomes de Freitas, do Republicanos (10) e Fernando Haddad, do PT (13).

Após os ajustes internos das urnas, serão feitos testes de funcionamento em cada aparelho que, em seguida, será lacrado, ficando pronto para ser usado no dia do pleito. Até lá, no dia e hora programados para a votação, as urnas não realizarão nenhuma operação.

Portanto, qualquer tentativa de ligar a urna, antes de 30 de outubro, irá fracassar.

Os lacres serão assinados pelo juiz de cada zona eleitoral e eventuais representantes de entidades fiscalizadoras.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE),  o processo poderá ser acompanhado por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, como o Ministério Público, Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça e Forças Armadas.

Em Mogi das Cruzes existem três zonas eleitorais, que abrangem também os municípios de Guararema e Biritiba Mirim. Cada zona eleitoral é responsável pela preparação das urnas eletrônicas de suas respectivas seções de votação e os trabalhos serão realizados no respectivo cartório, ou em local designado pelo juízo eleitoral.

Durante a preparação, as entidades encarregadas da fiscalização também poderão verificar a integridade e a autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas.

Vale lembrar ainda que, conforme decisão do TRE, a verificação por amostragem será efetuada em no mínimo 3% e, no máximo, 6% das urnas de cada zona eleitoral. Se não houver fiscalização das entidades, o próprio cartório realizará o procedimento em 3% dos equipamentos ou, no mínimo, em uma urna por município.

Veja Também