Diário Logo

Notizia Logo

Jornalista de Santo André será coordenadora de Comunicação

A jornalista Fernanda Bertoncini deverá assumir, a partir da próxima semana, o cargo de coordenadora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.  A profissional  virá de Santo André, na região do ABC, para ocupar o lugar de Severino Netto, que passará a comandar a Secretaria de Transparência e Dados Abertos, a ser desmembrada […]

29 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

A jornalista Fernanda Bertoncini deverá assumir, a partir da próxima semana, o cargo de coordenadora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. 

A profissional  virá de Santo André, na região do ABC, para ocupar o lugar de Severino Netto, que passará a comandar a Secretaria de Transparência e Dados Abertos, a ser desmembrada da área de Comunicação Social, com a implantação de reforma administrativa do governo.

Bertoncini é especialista em multimídia e marketing político e passou pela Prefeitura de Santo André, onde assessorou diretamente o prefeito Paulo Henrique Pinto Serra (PSDB), com produção de conteúdo para redes sociais e comandando o setor de Imprensa da Prefeitura e também coordenando as ações estratégicas de relacionamento com a mídia.

Nos bastidores da política de Santo André, credita-se ao trabalho da jornalista boa parte da avaliação positiva da administração do prefeito Serra. É considerada uma estrategista, que pensa na comunicação em longo prazo e também costuma jogar duro na defesa de seu assessorado e de seus pontos de vista.

Para o prefeito Caio Cunha, à frente do setor de Imprensa, “a Fernanda irá trazer um novo estilo e relacionamento mais aproximado com os veículos de comunicação”.

Com a futura Secretaria de Transparência, o prefeito espera “aprofundar na sistematização de dados abertos e na implantação de sistemas digitais para facilitar a pesquisa de informações pela população” – disse ele à coluna.

A pasta será comandada pelo publicitário Severino Netto, pessoa de absoluta confiança do prefeito, que o acompanha desde os tempos de vereador e, por isso mesmo, sabe perfeitamente o que Caio espera do seu trabalho.

“A Transparência é um importante pilar do projeto do prefeito Caio Cunha, desde que ele era vereador. Com a Secretaria, nós vamos trabalhar para ampliar a transparência ativa e passiva no município, garantindo o cumprimento da Lei de Acesso à Informação”.

Para Netto, entre os principais desafios do setor está a transformação da transparência em “algo corriqueiro no dia a dia das pessoas, de modo a fazer sentido para a vida delas”.

O futuro secretário também promete “organizar os dados da Prefeitura, criando um repositório único dessa multidão de informações”.

“Nosso foco será tornar Mogi das Cruzes uma cidade mais inteligente, com serviços inovadores e desenvolvidos com base em dados”, afirmou Netto.

 

Troca-troca

Ainda não há confirmação oficial, mas não será surpresa se a jornalista Carla Fiamini, da região do Alto Tietê, vier a substituir Fernanda Bertoncini, na Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santo André. 

A mudança pode ter o dedo de um mogiano, o publicitário Duda Lima, de grande influência junto aos prefeitos daquela região, que ele ajudou a eleger como marqueteiro.

 

Na cidade

O prefeito Caio Cunha desistiu de viajar e vai passar o réveillon em Mogi das Cruzes, em companhia dos filhos Miguel e Julia, de 16 e 18 anos, respectivamente. O casal, por sinal, esteve, nesta quinta-feira (29), ao lado do pai, em seu gabinete, no prédio da Prefeitura Municipal, aguardando o início do feriado de virada de Ano Novo que, para Caio e o restante do funcionalismo público mogiano, teria início a partir do final do expediente.

 

Falecimento

Foi sepultado, na manhã desta quinta-feira (29), no Cemitério São Salvador, em Mogi das Cruzes, o corpo de Marcelo Iwao Umeta Romeiro Tavares, 57 anos. Formando em Direito, Marcelo era funcionário concursado da Câmara Municipal, há 21 anos, exercendo a função de diretor do Departamento Legislativo. Ele estava internado no Hospital Santana, tratando de um câncer, cujos efeito se agravaram nas últimas horas. Deixa a esposa Artemis e o filho Caio.

 

Manifestação

No primeiro dia após assumir o cargo de governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) terá de enfrentar um protesto de cadeirantes e outros deficientes que prometem se reunir, na próxima segunda-feira (2), no vão livre do Masp, às 11 horas, para mostrar ao governo que não aceitam o rebaixamento para simples coordenadoria da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, conforme anúncio já feito pelo republicano. O Movimento Político das Pessoas com Deficiência está aceitando contatos para adesão no telefone (11) 9 4713-0051.

 

Veja Também