Diário Logo

Notizia Logo

Igreja traz ‘fome’ como tema deste ano da Campanha da Fraternidade

O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, irá presidir a missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2023 da Diocese de Mogi das Cruzes, na Quarta-Feira de Cinzas (22), às 19 horas, na Catedral de Santana. Neste ano, a campanha terá como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dá-lhes vos […]

15 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, irá presidir a missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2023 da Diocese de Mogi das Cruzes, na Quarta-Feira de Cinzas (22), às 19 horas, na Catedral de Santana.

Neste ano, a campanha terá como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dá-lhes vos mesmos de comer!”, tirado do Evangelho do apóstolo Mateus.

Por ser considerada pela Igreja Católica como uma “data penitencial”, em que os cristãos manifestam o desejo pessoal de conversão a Deus, a liturgia da missa ainda conserva alguns elementos tradicionais da religião, como a imposição das cinzas durante a celebração, assim como o jejum que deve ser seguido pelos católicos, devendo se absterem, durante aquele dia, de algum alimento, em especial, todo tipo de carne.

As cinzas abençoadas são colocadas sobre a cabeça dos fiéis para lembrar a finitude da existência terrena, ou seja, que todos irão morrer um dia, “que somos pó e ao pó voltaremos”.

A celebração dá início ao período da Quaresma, ao todo 40 dias dedicados à preparação da Páscoa, uma época em que a Igreja recomenda que seus seguidores pratiquem o jejum, esmola e oração, já que tais quesitos “os afastam do mal e fazem com que eles se reconciliem com Deus”.

Mas não é apenas isso. Desde o seu início, a Campanha da Fraternidade procurou sempre chamar a atenção do público em geral para algum problema mais grave enfrentado pelo País. Por isso, a fome que assola uma importante parcela da população brasileira servirá de mote para que a Igreja possa cobrar das autoridades governamentais uma solução para tal situação de penúria enfrentada por muitos brasileiros.

Criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o período ditatorial, a Campanha da Fraternidade sempre foi utilizada como uma espécie de válvula de escape para que a Igreja pudesse criticar e cobrar das autoridades, em especial do governo central, a solução de graves mazelas da Nação.

Levando em conta, principalmente, o aspecto político que envolve a Campanha da Fraternidade é que a Câmara Municipal de Mogi promove, anualmente, uma sessão solene para marcar o lançamento do evento que, neste ano, acontecerá às 19h30 de quinta-feira (23).

A iniciativa dessa homenagem do Legislativo partiu de um ex-vereador e atual diácono da Igreja Católica, Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, quando ele ainda estava no Legislativo.

Neste ano, entretanto, Geraldão poderá ficar de fora do evento, na Câmara, que ele sempre prestigiou. 

Um post de sua filha numa rede social dava conta, na segunda-feira (13) que ele estava “na emergência do Hospital Luzia de Pinho Melo, devido um quadro de insuficiência respiratória”.

A torcida dos amigos e católicos em geral pela recuperação dele é muito grande. As orações também.

Nota do Colunista:
A coluna já havia sido editada quando chegou a notícia, nesta quarta-feira (15), da morte do ex-vereador e diácono, Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão.

Concurso do TJ

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo prorrogou de 30 de junho deste ano para 29 de junho de 2024 o prazo de validade do concurso de escrevente técnico judiciário realizado para a Comarca da Capital e Circunscrições Judiciárias que fazem parte da 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ). Além de Mogi das Cruzes, integram ainda a RAJ as comarcas de São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, Guarulhos e Itapecerica da Serra.

O certame foi homologado em 30 de junho do ano passado. Os candidatos passaram por duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 100 questões de múltipla escolha; e prova prática, de formatação e digitação. 

 

O Republicanos…

Uma comitiva composta pela secretária estadual de Políticas Para a Mulher, Sonaira Fernandes, pelo assessor do governador Tarcísio de Freitas, Diego Torres, e pelos mogianos Marcelo Campos e Silvério Nobre, foi recebida pelo presidente estadual do Republicanos, Sergio Fontellas, na liderança estadual do partido, em São Paulo.

Os temas tratados durante o encontro foram as eleições municipais do próximo ano, a situação do Diretório Municipal do partido em Mogi das Cruzes e o futuro político da cidade.

 

…em Mogi das Cruzes

O Republicanos quer intensificar seu trabalho no Alto-Tietê e, para isso, busca a aproximação com lideranças políticas do maior município da região.O partido encontra-se sem diretório no momento e o antigo grupo ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não esconde o interesse de assumir e administrar a agremiação na cidade. “Já estamos trabalhando nesse sentido e tenho certeza que colheremos bons frutos dessa conversa”, garantiu Silvério Nobre, assessor político da secretária Sonaira Fernandes para  interior de São Paulo.

 

Ferromodelismo…

Os adeptos do ferromodelismo – um hobby que consiste na construção de modelos de transporte ferroviário, como trens, bondes, automotrizes, cenários, etc, em escala reduzida – têm encontro marcado, no próximo dia 4 de março, em Guararema, onde irá acontecer o 2º Encontro de Ferromodelismo do Alto Tietê, entre 9 e 17 horas, na estação ferroviária daquela cidade, transformada em um polo de cultura.

 

… em Guararema

Além de maquetes e composições em miniatura de se movimentam sobre trilhos, o evento irá proporcionar um passeio de trem gratuito entre Guararema e o distrito de Luiz Carlos: serão sorteadas duas viagens, uma pela manhã e outra à tarde e os ganhadores poderão cumprir o percurso no interior da cabine C-30 da composição, com direito a um acompanhante.

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo. Sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães.

De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de ocorrer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas pelo ferromodelismo se intensificou.

 

 

Veja Também