Diário Logo

Notizia Logo

Guararema perde royalties da Petrobrás: R$ 10 mi por mês

Mesmo com uma longa disputa judicial, o município de Guararema está deixando de receber os royalties que lhe eram pagos mensalmente pela Petrobrás, que mantém no território do município toda a estrutura de um terminal, com a função de abastecer as refinarias de Paulínia (Replan), Vale do Paraíba (Revap) e Capuava (Recap). Os recursos advindos […]

6 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Mesmo com uma longa disputa judicial, o município de Guararema está deixando de receber os royalties que lhe eram pagos mensalmente pela Petrobrás, que mantém no território do município toda a estrutura de um terminal, com a função de abastecer as refinarias de Paulínia (Replan), Vale do Paraíba (Revap) e Capuava (Recap).

Os recursos advindos da Petrobrás, algo em torno de R$ 10 milhões por mês, segundo informações extra-oficiais, tinham um peso considerável no orçamento do município, que sofreu um forte abalo com a suspensão desses pagamentos, a partir deste ano.

As verbas da Petrobrás eram decisivas para que a cidade conseguisse manter serviços e obras que sempre levaram Guararema a se destacar entre os mais bem cuidados municípios do Alto Tietê.

Sem essa importante ajuda, o prefeito atual, José Luiz Eroles Freire (PL), e sucessores terão de mostrar muito jogo de cintura para continuar mantendo a excelente qualidade de vida para os moradores da cidade. Por isso, a preocupação em reverter a situação em favor do município é muito grande.

Há tempos que se ouvia falar na suspensão dos pagamentos de royalties pela Petrobrás, mas a Prefeitura vinha mantendo uma banca de advogados de inquestionável capacidade para empurrar a questão adiante, aproveitando-se da morosidade da Justiça brasileira. A Prefeitura deixou de receber os recursos, mas continua na batalha jurídica para tentar recuperar os royalties perdidos.

Localizado no Km 10 da Estrada da Lagoa Nova, no bairro da Ponte Alta, em Guararema, o terminal além de abastecer algumas das principais refinarias do País, também transfere derivados de petróleo pelo sistema de oleodutos Guararema-Paulínia (Osplan) e São Sebastião-Guararema (Osvat), no estado de São Paulo, além de alcoóis pelo Oleoduto São Paulo-Rio de Janeiro (Osrio) para a Refinaria Duque de Caxias (Reduc).

O terminal de Guararema mantém em operação nove tanques com capacidade nominal de 622.226 m³ de derivados, álcool e bioidesel, além de outros cinco tanques destinados ao petróleo,  com capacidade nominal de 448.738 m, segundo informações da Transpetro.

 

Viva Namie!

O ex-vereador e agricultor, Sethiro Namie, vai ganhar uma festa muito especial, no próximo dia 6 de maio, a partir do meio-dia. Nesta data, Namie estará comemorando seus 92 bem vividos aniversários. Durante 27 anos e cinco mandatos cumpridos entre janeiro de 1977 e dezembro de 2000, o produtor rural que cultivava batatas e outros produtos no bairro do Cocuera e que se elegeu vereador, representou a comunidade japonesa na Câmara Municipal de Mogi.

 

Faixa preta

Bem relacionado, especialmente com o ex-prefeito Waldemar Costa Filho, o político tinha um estilo muito próprio de buscar soluções para problemas da zona rural mogiana, como as estradas vicinais que sempre apresentavam problemas, especialmente em períodos de chuvas mais intensas. Namie, um experiente lutador de judô, ensinava os jovens da comunidade. Forjou muitos campeões, entre eles, o próprio filho, Paulino Namie, que mantém uma academia onde também ensina o esporte na cidade.

 

Sucessão…

O ex-prefeito Benedito Rafael da Silva (PSD) depende apenas do aval da família para assumir uma nova candidatura a prefeito de Salesópolis. Ele vem sendo incentivado a entrar na disputa pelo deputado federal Marco Bertaiolli. Na cidade, a expectativa maior é com a candidatura a ser anunciada pelo prefeito Vanderlon Oliveira Gomes (PL), que completa seu segundo mandato e não pode mais concorrer à reeleição.

 

… em Salesópolis

Tudo indica que o indicado seja Francisco Marcelo de Morais Correa, o Marcelo do Quico (PL), filho do ex-prefeito Francisco Correa, e casado com a atual vice de Vanderlon, Jane Cristina Magalhães Correa. O ex-vereador Lélis Rennó deve ser o candidato do PT. Mas a surpresa pode ser o ingresso na disputa da atual presidente da Câmara, a transexual Rebecca Barbosa Marcondes, que vem conquistando posições importantes na vida política daquela cidade.

 

No batente

O ex-deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (União Brasil) submeteu-se a um procedimento médico e aproveitou os últimos dias da Semana Santa para descansar e se recuperar plenamente. Na próxima segunda-feira, retoma suas atividades de presidente do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), onde já trabalha desde sua indicação para o cargo, enquanto aguarda a oficialização pelo Diário Oficial para a posse definitiva.

 

Em alta

Nos meios políticos de Mogi das Cruzes aguarda-se um posicionamento do ex-prefeito e deputado federal Marco Bertaiolli, sobre quem ele deverá apoiar na eleição para prefeito de Mogi. O nome do ex-secretário de Saúde, Marcelo Delascio Cusatis, o Teo Cusatis, vai ganhando cada vez mais força entre os possíveis indicados. Seja quem for o candidato de Bertaiolli, ele terá pela frente dois nomes de peso que estão alinhados dentro de seu grupo político, que tem ainda Valdemar Costa Neto (PL): o deputado estadual Marcos Damásio (PL) e o ex-prefeito Marcus Melo (ainda no PSDB).

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja Também