Diário Logo

Notizia Logo

Golpista se passa por Costa Neto e pede dinheiro para fazer enterro

Não bastassem os problemas com a saúde, que o levaram a se internar no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, neste domingo (9), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto tem mais outra coisa com que se preocupar: golpistas estão se passando por ele para aplicar golpes pelo WhatsApp. Usando o nome de Valdemar, chegaram a pedir […]

11 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Não bastassem os problemas com a saúde, que o levaram a se internar no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, neste domingo (9), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto tem mais outra coisa com que se preocupar: golpistas estão se passando por ele para aplicar golpes pelo WhatsApp. Usando o nome de Valdemar, chegaram a pedir dinheiro até mesmo para um falso enterro.

Segundo o site Metrópoles, da Capital Federal, o estelionatário que dizia ser o presidente liberal ligou para o gabinete do senador Wilder Pedro de Morais (PL) e solicitou recursos para pagar o sepultamento de um suposto conhecido.

Ele afirmou que estava “com uma situação” em Goiás e, por isso, precisava de ajuda de alguém. Integrantes do gabinete do senador enviaram, então, o contato de um empresário goiano que poderia prestar tal ajuda.

Fazendo-se passar por Valdemar, o estelionatário ligou para a vítima e afirmou que tinha uma pessoa muito próxima, que havia perdido alguém da família e necessitava da ajuda para o sepultamento.

O suposto presidente do PL também disse que não poderia vincular o próprio nome à transferência de dinheiro, mas que havia alinhado com o senador Wilder Pedro de Morais para o reembolso do dinheiro.

O empresário chegou a fazer Pix para diversas pessoas e somente quando conseguiu entrar em contato com o senador – que, por sua vez, procurou o verdadeiro Valdemar –, descobriu que havia sido vítima de um golpe.

O nome de Valdemar Costa Neto não foi o único utilizado para golpes que, na avaliação da Polícia do Distrito Federal, não vem sendo realizado por uma só pessoa, mas por uma quadrilha, que se tornou alvo da Operação Shark Attack, da Polícia Civil, desencadeada durante a semana passada.

Os perfis falsos eram montados com fotos verdadeiras de ministros do atual governo, presidentes de grandes partidos e chefes de autarquias federais.

Segundo o Metrópoles, os golpistas chegaram a faturar entre R$ 5 mil e R$ 20 mil em cada ação criminosa. Uma das fotos mais usadas no perfil falso seria a do atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), onde ele aparece apertando a mão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Usando o esquema fraudulento, os marginais persuadiam as vítimas, passando-se por autoridades de importantes órgãos governamentais a transferirem valores, que foram distribuídos em diferentes contas usadas pelo bando.

A operação da Polícia Civil cumpriu três mandados de busca e apreensão em Pernambuco, nas cidades de Jaboatão dos Guararapes (dois) e Paulista. O principal suspeito teria fugido, mas deixado para trás uma central clandestina de distribuição de sinal, em Jaboatão. Foram apreendidos equipamentos de informática ligados à central de distribuição de sinal de internet pirata, que deverão passar por perícia. A Polícia continua buscando os golpistas.

 

Show da ouvidora

A deputada cantora Leci Brandão (PC do B), que irá se apresentar no Sesc de Mogi, no próximo dia 1º de maio (feriado do Dia do Trabalho), chegará à cidade já investida em seu novo cargo junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Por meio de um ato da Mesa Diretora da Alesp, comandada pelo deputado da região, André do Prado (PL), Leci foi designada para dirigir a Ouvidoria do Parlamento.

Seu mandato como titular irá durar dois anos, sendo permitida uma recondução.

À frente do canal de comunicação da Alesp com o público, Leci terá suporte administrativo e operacional do gabinete da Ouvidora, formado por servidores de carreira (em deles, procurador) e comissionados.

 

Em dupla

Faz sucesso nas redes sociais um vídeo gravado durante a inauguração da nova feira noturna do distrito de Braz Cubas, da última sexta-feira.

Nele, os vereadores José Luiz Furtado (PSDB) e Edson Alexandre Pereira, o Edinho do Salão (MDB), microfones em punho, tentam engatar uma dupla para interpretar o pagode romântico “Depois do prazer”, o antigo sucesso de Alexandre Pires, cuja letra diz: “Tô fazendo amor/Com outra pessoa/ Mas meu coração/ Vai ser pra sempre teu”.

Após a apresentação inicial, o novo duo agora procura um nome para seguir carreira.

Os leitores podem ver o vídeo clicando aqui e enviar sugestões para esta coluna.

 

A conferir

O artista mogiano Fernando Maque deverá ser nomeado, durante esta semana, para o cargo de chefe de divisão de Artes Visuais e Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes. Maque tem sido presença constante em eventos culturais da cidade e em redes sociais que tratam de questões ligadas à música e à cultura em geral.

 

Sartori e…

Mais uma cartada positiva do secretário municipal de Cultura de Guararema, o mogiano Mateus Sartori: a Câmara recebeu, neste final de semana, a minuta do projeto de lei que prevê a criação naquele município do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura de Guararema (Profic).

O ato foi solene, com as presenças de representantes de vários segmentos culturais da cidade.

O Profic atende a uma demanda identificada pelos artistas e produtores culturais há um ano, quando houve a primeira edição do Programa Papo Aberto.

…o Profic

O debate constatou a necessidade de incentivar e fomentar manifestações artísticas e culturais a partir de repasses diretos aos proponentes beneficiados que inscreverem projetos nos termos da lei.

Poderão participar os centros e espaços culturais independentes e os representantes do artesanato, das artes cênicas, plásticas e visuais e ainda pessoas ligadas a bibliotecas, cinema e vídeo, dança, design, folclore, manifestações populações, fotografia, literatura e patrimônio e outras categorias.

 

De volta

O ex-vereador Antonio Lino da Silva está de volta para sua casa, em Mogi, onde se recupera de um demorado processo de quimioterapia, enfrentado por ele para combater uma leucemia que o levou a ser internado, por um longo tempo, no Hospital Salvallus, da rede Intermédica, em São Paulo.

Dez quilos mais gordo, Lino continua com o tratamento, mas já buscando se aproximar o máximo possível de sua rotina de corretor de imóveis, que ele vinha exercendo até a véspera do Natal do ano passado, quando um sangramento no nariz o levou a detectar o problema e a iniciar seu tratamento.

 

Expresso Turístico

Em operação desde 2009, o Expresso Turístico inicia suas atividades do atual período de viagens com uma novidade: neste mês de maio, a CPTM passou  ofertar mais 88 assentos, correspondentes a um novo vagão nas viagens para Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes.

O novo carro foi adquirido e inteiramente reformado, com a renovação das poltronas, pintura interna e externa, polimento e reformulação de toda a comunicação visual do vagão.

E vem mais por aí: a possível incorporação de um vagão restaurante para oferecer maior conforto aos passageiros.

 

Cem dias

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já completou os cem primeiros dias de governo e até agora ainda não cumpriu a promessa de reabrir ao público o Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo. Uma medida que ele havia prometido para o primeiro dia de sua administração. Até agora também não se viu movimento para levar o trem de subúrbio até César de Souza, algo repetido à exaustão por ele, durante a mais recente campanha.

 

 

Veja Também