Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Futuro secretário de Saúde do Estado poderá beneficiar Mogi

O médico Eleuses Paiva, já escolhido por Tarcísio de Freitas para o cargo, é filiado ao PSD de Gilberto Kassab e do deputado federal mogiano, Marco Bertaiolli.

Darwin Valente
25/11/2022 às 08:39.
Atualizado em 25/11/2022 às 11:46

Médico Eleuses Paiva, indicado para secretário de Saúde do governo de Tarcísio de Freitas, é filiado ao PSD, de Gilberto Kassab e do deputado federal mogiano Marco Bertaiolli (Wesley Amaral - Câmara dos Deputados)

A indicação do médico Eleuses Paiva para ocupar o cargo de secretário da Saúde do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, foi comemorada pela equipe de trabalho e pelo próprio deputado federal mogiano, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD).

Motivos não faltam: Paiva é ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, atualmente filiado ao PSD de Gilberto Kassab e de Bertaiolli, o que poderá ser um importante caminho para se obter  conquistas para Mogi e região do Alto Tietê.

Segundo se sabe, o futuro secretário é pessoa muito próxima de Kassab, que pode aproximá-lo ainda mais de Bertaiolli. Segundo apurou a coluna, ao tomar conhecimento de que viria a ser escolhido para o cargo, o médico teria proposto um encontro com o deputado para falar sobre o Sistema Integrado de Saúde (SIS) instalado por ele, em Mogi das Cruzes, durante os seus dois governos. O SIS poderá vir a servir de modelo para ações semelhantes em outras regiões do Estado.

Bertaiolli, por sua vez, espera a ajuda estadual para a construção de um novo prédio destinado à Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, onde deverá ser implantada uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um novo centro cirúrgico.

O futuro prédio deverá ocupar o espaço utilizado como um estacionamento terceirizado.

O deputado já teria encaminhado R$ 900 mil para elaboração do projeto executivo, dinheiro oriundo do governo federal.

Anunciado para o cargo pela equipe de transição do futuro governo, Eleuses Paiva já foi presidente da Associação Médica Brasileira, entre 1999 e 2005, e é especializado em Medicina Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP).

Dois indicativos positivos do futuro secretário: durante a fase mais aguda da pandemia, foi a favor do uso de máscaras e das vacinas contra a Covid-19.

Mercado de locação...

A empresa Vamos, locadora de veículos do Grupo Simpar (antigo Julio Simões Logística), tem planos ousados para o futuro: espera chegar em 2025 com cerca de 100 mil unidades alugadas no Brasil. Desse total, 80% da frota será de caminhões, segundo o CEO da companhia, Gustavo Couto, disse em entrevista ao Estadão,tomando por base o potencial de crescimento do mercado de locação no País. Atualmente, nos Estados Unidos, 25% da frota de caminhões pesados é alugada, mas no Brasil, onde circulam mais de 3,3 milhões desse tipo de veículo, o percentual não ultrapassa 1%.

...de veículos pesados

A mogiana Vamos é considerada, segundo o jornal, “a maior empresa do setor no País”, com uma frota de veículos alugados de 38,5 mil unidades. A carteira da empresa tem mais de mil clientes nos ativos de caminhões, implementos rodoviários, máquinas agrícolas e empilhadeiras. Caminhões e implementos respondem pela maior parcela desse movimento.

Negociação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação está negociando com os proprietários a ocupação de uma área com mais de 400 mil m², localizada na Vila São Francisco, em Mogi. O espaço é alvo de uma longa demanda judicial que poderá resultar num acordo entre os proprietários e a Prefeitura para que o terreno venha a ser destinado a alguma empresa interessada em se instalar naquela região muito próxima do centro da cidade.

O assunto está sendo discutido preliminarmente para que o eventual acordo seja oficializado perante a Justiça.

Cidades Inteligentes

Representantes da Universidade Mackenzie de São Paulo estarão em Mogi das Cruzes nesta sexta-feira (25), a partir das 14 horas para uma discussão sobre o tema “Cidades Inteligentes” e de que forma tal conceito poderá ser aplicado no município. Representando a Reitoria da instituição de ensino superior paulistana virá a professa Magda Duro, acompanhada dos professores Renato Meneghetti Peres e Ricardo Concílio. O encontro com o secretário Pedro Komura (PSDB), de Desenvolvimento Social e Inovação, acontecerá na sede da Prefeitura Municipal.

Raspando o tacho

Já na fase final de sua administração, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) ainda está conseguindo oferecer alguns presentes a municípios que o apoiaram nas eleições passadas. Num evento, esta semana, em Campinas, ele destinou uma retroescavadeira para o município de Guararema e um caminhão basculante para Salesópolis. O prefeito salesopolense, Vanderlon Gomes (PL), foi até lá receber; já o de Guararema, José Luiz Eroles Freire (PL) enviou representantes ao evento. O “Zé”, como ficou conhecido na campanha, está em férias.

Homenagem à Agfe

Tramita junto às duas principais comissões permanentes da Câmara de Mogi – Finanças e Orçamento e Justiça e Redação – o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador José Luiz Furtado (PSDB), concedendo o título de Honra ao Mérito à Agência de Fomento Empresarial (Agfe) pelos serviços prestados ao município.

O projeto ainda não data para ser levado à votação, mas tudo indica que deverá ser aprovado. A entrega do diploma será realizada durante uma sessão solene na sede do Legislativo, ou em outro local especialmente determinado pelo presidente, vereador Marcos Furlan (PODE).

Justificando sua proposta, o vereador José Luiz enumera uma série de atividades da entidade em favor do setor empresarial do município.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por