Futuro Caep, que terá sede em território suzanense, deverá atender aos municípios do Alto Tietê, disse o prefeito Rodrigo Achiuchi (PL), ao anunciar a obra.
Região deverá receber uma unida da Companhia de Ações Especiais da Polícia Militar (Caep), que deverá ter sede em Suzano, informa o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) (Imagem: Divulgação - PM)
O governo do Estado de São Paulo autorizou a criação de uma Companhia de Ações Especiais da Polícia Militar (Caep), no município de Suzano, para atender aos municípios da região do Alto Tietê. O anúncio foi feito, neste final de semana, pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), durante a inauguração de uma base da Guarda Municipal, no Jardim Casa Branca.
A unidade, que deverá contar com policiais especialmente treinados pela elite da corporação, pode ser considerada o primeiro passo para sua transformação em um Batalhão de Ações Especiais (Baep) naquele município.
Segundo Ashiuchi, enquanto essa transformação não ocorre, a unidade e seu efetivo estarão subordinados a um Baep, a ser definido pelo governo estadual. Os policiais que estarão prestando serviços à futura companhia vão receber treinamento de integrantes do Comando de Policiamento de Choque e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), entre outros grupos de elite da Polícia Militar paulista.
“Nós vínhamos conversando com o governo do Estado sobre essa possibilidade e este é o primeiro passo para ter um Baep em nossa cidade. Quero muito agradecer ao governador Tarcísio de Freitas, ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado, e ao deputado federal Marcio Alvino por nos apoiarem e fazerem com que esse nosso pedido se tornasse realidade”, apontou o prefeito Ashiuchi.
Já o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, garantiu:
“Este é um momento que estávamos sonhando há bastante tempo. Nossa cidade prima muito pela segurança de todos e acredito que isso deve ser feito tanto pelas Polícias Militar e Civil, quanto pela GCM. Considero que dispondo de um Caep aqui em nossa cidade teremos mais condições de trabalhar pela população”.
Ainda não há informações sobre o prazo para instalação do Caep em Suzano. Mas tudo indica que a força política dos deputados e do prefeito, atuando em conjunto, a nova unidade venha a ser implantada logo no princípio do próximo ano.
Visitante ilustre
A recente visita a Mogi do ministro Márcio França (PSB), do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, além de servir para uma avaliação das ações realizadas pela Prefeitura nestas áreas, também foi vista sob o foco da política e das eleições.
Há quem diga que a presença do ministro no gabinete de Caio Cunha (PODE) também seria um indicativo de que o PSB de França poderá estar se aliando ao grupo de apoio à reeleição do atual prefeito, que se desdobrou para apresentar ao ministro um resultado altamente positivo de seu governo.
Reunião com EDP
O encontro de dirigentes da EDP, distribuidora de energia elétrica na região, com vereadores mogianos, marcado para acontecer durante a manhã de ontem, na Câmara Municipal, foi transferido para a próxima terça-feira (21), às 11 horas.
O adiamento da reunião que deverá discutir os problemas causados aos mogianos pelo prolongado período de falta de energia, resultante de temporal do final do mês passado, teria sido causado por uma convocação da diretoria da EDP feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em razão de problemas semelhantes, ocorridos em outras áreas de atuação da empresa no Estado de São Paulo.
Condecoração
O secretário de Comunicação Pública de Suzano, jornalista Paulo Pavione Miyanishi, recebeu, neste final de semana, a Medalha Antonio Marques Figueira, que lhe foi oferecida pela Câmara Municiipal, por iniciativa do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB).
O prefeito Rodrigo Ashiuchi, que prestigiou o evento, classificou Pavione como “um grande profissional que faz a diferença por onde passa”.
“Aos que me acompanham, sejam os jovens, seja o público LGBTQIA+, sejam as mulheres vítimas de violência que estão em contínuo diálogo comigo, eu reforço o meu compromisso de continuar trabalhando por uma Suzano melhor, avançando com políticas públicas e defendendo aqueles que mais precisam”, disse o homenageado.
Provas em Mogi
Mogi das Cruzes será uma das 51 cidades do interior de São Paulo e outros estados, onde serão aplicadas as provas do concurso de admissão à Polícia Militar, inicialmente previstas para a tarde do dia 4 de janeiro do próximo ano.
A PM paulista está oferecendo 2.700 vagas para a carreira de soldado, com nível médio de escolaridade e idade máxima de 30 anos, com salário inicial fixado em R$ 4.852,21.
O edital do concurso, recentemente divulgado, prevê inscrições até o dia 20 de dezembro próximo.
Internet 5G
Informa a Associação Paulista de Jornais (APJ): O governo estadual de SP mobiliza gestores municipais de todo o Estado para a troca, a toque de caixa, das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais.
No interior, especialmente em áreas rurais, a tecnologia tradicional ainda é muito comum, porém a frequência utilizada por esses equipamentos pode sofrer interferência do sinal da internet 5G.
Desativação total
A previsão é que o sinal das parabólicas comuns seja desativado em dezembro de 2024.
O programa estadual TecnoCidades tem realizado uma série de ações para acelerar a chegada do 5G.
A tecnologia oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida e já está disponível em 141 cidades paulistas (entre elas Mogi das Cruzes), segundo a agência InvestSP, ligada ao governo estadual.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .