Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Eleição da Mesa Diretora pode extrapolar os limites da Câmara

Embora diga exatamente o contrário, Caio Cunha deverá entrar em campo para defender sua virtual candidata; e do outro lado, caberá a Costa Neto demonstrar até onde vai a força de seu partido no Legislativo.

Darwin Valente
09/11/2023 às 07:08.
Atualizado em 09/11/2023 às 09:24

A Mesa Diretora da Câmara de Mogi vazia ganha um significado especial na disputa que já começou e que poderá levar para o mesmo cenário o prefeito Caio Cunha e o presidente do PL, Costa Neto (Diego Barbieri - AI CCMC)

A eleição para composição da Mesa Diretora da Câmara, que já foi decidida até por sorteio, em tempos passados, pode estar caminhando para se transformar num dos grandes confrontos políticos dos últimos tempos.

A existência de dois grupos liderados por diferentes candidatos a presidente corre o risco de antecipar uma disputa eleitoral prevista, inicialmente, para acontecer somente em outubro de 2024.

O registro de um grupo de vereadores favoráveis e de um outro, contrários ao prefeito Caio Cunha (PODE), pode acabar levando para a disputa um outro personagem que, até agora, apareceu esporadicamente nos bastidores da disputa. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pode acabar entrando de cabeça no confronto para auxiliar o candidato de seu partido, José Francimário Farofa.

E caso isso venha a ocorrer, a política de Mogi irá acompanhar, por antecipação, uma batalha que, a princípio, estava reservada  para o próximo ano.

Aparentemente, a situação está assim: a favor do nome apoiado pelo prefeito, que tem grandes chances de ser a vereadora Fernanda Moreno (MDB),  estariam o atual presidente Marcos Furlan (PODE), Pastor Oswaldo Silva (Republicanos), Policial Maurino (PODE), Juliano Botelho (PSB), Johnross Jones (PODE), Pedro Komura (PSDB), Eduardo Ota  (PODE), Edinho do Salão Pereira (MDB), Carlos  Lucarefski (PV) e, possivelmente, Clodoaldo de Moraes”.

“Possivelmente”, pelo fato de Clodoaldo ser um aliado do prefeito, mas pertencer ao PL, que pode fechar questão em torno do candidato do partido, o que o obrigaria a mudar seu voto, caso não queira correr o risco de expulsão da legenda e de até perder o mandato.

Do lado de Caio, portanto, 11 vereadores, enquanto do lado de Farofa aparecem, além do candidato, Iduigues Ferreira Martins (PT), Inês Paz (PSOL), Edson Santos (PSD), Bi-Gêmeos (PSD), Otto Flôres de Rezende (PSD), José Luiz Furtado (PL), Maurinho do Despachante (PL), Victor Emori (PL) e Mauro Yokoyama (PL). Ao todo, 10 vereadores.

Só que ainda sobram dois vereadores, aparentemente em cima do muro em relação à sucessão na Câmara:  Maria Luiza Fernandes (SDD) e Marcelo da Silva (PSDB).

Malu iniciou seu mandato como aliada do grupo do prefeito, sendo uma de suas mais ferrenhas defensoras em plenário. Passados o primeiro da administração, houve o até hoje mal explicado rompimento entre ambos. Nos últimos tempos, no entanto, a vereadora estaria mais próxima do governo, embora apregoando a todos a sua independência em relação ao prefeito.

E assim, forma-se um quadro muito próximo da realidade.

Resta saber agora como irão se movimentar Caio Cunha e Costa Neto.

Caio já prometeu não se envolver na disputa da Câmara, repetindo um velho jargão nunca cumprido. Nem por ele, nem pelos prefeitos que o antecederam e que também diziam sempre a mesma coisa. 

Caio sabe que precisa impedir o vereador Francimário Farofa de chegar à presidência da Câmara, já que, no cargo, ele poderá representar um sério empecilho para os planos eleitorais do prefeito, na campanha do próximo ano.

Já o ingresso de Costa Neto poderá ocorrer para demonstrar a força de seu partido que já iniciou o processo de desconstrução dos grupos políticos do Legislativo, como o próprio presidente teria anunciado, tempos atrás.

A presidência da Câmara nas mãos de um partido pode significar sérios problemas para um prefeito que estiver do lado oposto.

Ou seja, enquanto persiste a indefinição, a eleição começa a ganhar contornos cada vez mais interessantes, já que o confronto entre candidatos passou a ir muito além da simples disputa que ocorre todo o final de ano.

A proximidade das eleições municipais é capaz de alterar radicalmente qualquer cenário.

 Conselhos para...

O recém-empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Marco Aurélio Bertaiolli, terá um encontro com prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para uma conversa restrita a questões administrativas que costumam envolver as contas de prefeituras da região.

A proposta de Bertaiolli é realizar um trabalho orientativo para evitar que os prefeitos venham a ser punidos em seus mandatos.

 ...o Condemat

A programação desta sexta-feira (10) inclui um café da manhã às 9h30;  bate-papo informal entre prefeitos e conselheiro às 10 horas e, meia hora depois, o início da palestra propriamente dita, que deverá durar até às 11 horas.

A julgar pela falta de informações dos prefeitos, não será surpresa se a reunião vier a se estender por mais algum tempo.

O Condemat é formado pelos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

 Candidatura

Deu na coluna do jornalista Lauro Jardim, em O Globo, do Rio de Janeiro:

“A inelegibilidade de Valdemar Costa Neto, que o impede de disputar hoje qualquer cargo nas eleições, está prestes a acabar. Em 2024, Valdemar já poderia ser candidato, graças ao entendimento referendado no ano passado, quando a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhou o voto de... Alexandre de Moraes”.

O colunista, no entanto, garante:

“Em 2024, ele não será candidato a nada”.

A conferir...

 Nova pesquisa

Nas redes sociais circulava, durante as últimas horas, uma informação dando conta de que o instituto Ibesp, de Itanhaém (SP), estaria ligando para os mogianos, nesta quarta-feira (8), fazendo pesquisa eleitoral e buscando saber a opinião sobre virtuais candidatos a prefeito de Mogi, nas eleições do próximo ano.

Da lista de virtuais concorrentes constavam: Caio Cunha, Felipe Lintz, Gondim, Marcus Melo, Mara Bertaiolli, Rodrigo Valverde e Teo Cusatis.

 Mais ônibus

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) abriu chamamento público, pelo Diário Oficial desta segunda-feira (6), para a operação de uma linha de ônibus rodoviária entre Mogi das Cruzes e Nazaré Paulista.

A medida foi tomada depois que a Viação Piracicabana, atual permissionária, formalizou o pedido de desistência na continuidade da operação da linha.

Esta é a segunda vez que o Estado promove esse tipo de chamamento.

No começo de outubro ocorreu algo semelhante, mas ninguém se interessou pelo percurso.

Detalhe: a autorização é para atuar em caráter emergencial, por 180 dias, o que talvez explique o desinteresse.

 Proposta

Começou a tramitar junto à Câmara de Mogi o projeto de autoria do vereador Otto Flôres de Rezende (PSD) destinado a inserir o Encontro de Motoclubes e Motogrupos no calendário turístico das festividades do município.

O evento costuma ocorrer, anualmente, durante o mês de junho.

E na edição deste ano, no Vila Santista, foi arrecadada uma grande quantidade de alimentos destinada a instituições de caridade do município.

  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por