Diário Logo

Notizia Logo

É difícil o relacionamento político entre Jair Bolsonaro e Costa Neto

Conforme esta coluna já havia previsto, não está sendo nem um pouco fácil o relacionamento entre o candidato à reeleição Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto dentro do PL, durante a atual campanha. Segundo o jornalista Gustavo Maia, da coluna “Radar” da revista Veja, o presidente Costa Neto “não faz mais questão de esconder sua frustração […]

12 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

Conforme esta coluna já havia previsto, não está sendo nem um pouco fácil o relacionamento entre o candidato à reeleição Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto dentro do PL, durante a atual campanha.

Segundo o jornalista Gustavo Maia, da coluna “Radar” da revista Veja, o presidente Costa Neto “não faz mais questão de esconder sua frustração a cada vez que suas sugestões a Jair Bolsonaro entram em um ouvido e saem pelo outro”.

Conta o jornalista que, recentemente, o presidente do PL teria lamentado a oportunidade que perdeu o candidato durante um fórum com investidores. O combinado seria Bolsonaro focar o seu discurso em questões econômicas, de interesse dos espectadores, mas ele preferiu repetir a lenga-lenga de críticas às urnas eletrônicas e aos ministros do TSE e do STF.

O jornalista cita ainda outros casos para mostrar a decepção de Costa Neto cada vez que suas opiniões são ignoradas, na prática, por Bolsonaro. 

Amigos do presidente do PL na cidade também revelam que a escolha do vice tem sido outro motivo de divergências entre ele e o presidente da República. 

Se dependesse do político local, a vice seria a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com grande penetração junto ao pessoal do agronegócio, principal força econômica do País na atualidade.

 Bolsonaro, entretanto, insiste em levar como companheiro de chapa o general da reserva e ex-ministro da Defesa, Walter Braga Neto, de pouco – ou nenhum – apelo eleitoral.

Independente de quem tenha razão nestas e muitas outras questões, o certo é que Bolsonaro está agindo como se esperava que ele agisse: fazendo o que lhe dá na telha, sem se preocupar com as opiniões de terceiros. 

Mesmo que entre os terceiros esteja o presidente de seu partido e pessoa de larga experiência em campanhas eleitorais.

Como as convenções ainda não aconteceram e as campanhas nem começaram para valer, ainda haverá tempo para ajustes na sintonia fina entre os dois.

Mas a julgar pelo que já se esperava que acontecesse e pelo que diz o noticiário de Brasília, Bolsonaro continua mais Bolsonaro que em qualquer outro momento.

A dúvida é até quando irá durar a paciência de Costa Neto, conhecido pelo pavio curto quando se está em jogo a sua opinião sobre a política presente e futura.

Lula acompanha de perto tudo isso.

 

Do ABC – 1

A agência IV5 Propaganda Ltda, com sede em Santo Amaro, na região do ABC, foi a vencedora da concorrência pública que escolheu a substituta para a Central Business, do mogiano Antonio Carlos Urbano Andari, na prestação de serviços de publicidade para a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. O resultado foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União.

 

Do ABC – 2

 A agência comandada por Sueli Sartori Vieira e Fernando Ignácio Vieira, alcançou 69,58 pontos na disputa, ficando à frente da Caveat Comunicação Ltda (Pinheiros), 69 pontos; Verge Studio (Taubaté), com 67,95; e Engenho de Ideias Comunicação (Porto Alegre), com 55,35 pontos. Começam a ser contados cinco dias de prazo para eventuais recursos.

 

E César?

Ao acompanharem o sucesso do uso pela Festa do Divino do espaço da feira coberta de Braz Cubas, moradores de César de Souza passaram a questionar quando será, finalmente, realizada a cobertura do Largo da Feira daquele distrito. 

Muitos ainda se lembram que a empresa responsável pelos serviços já teria sido divulgada, mas até agora, somente Braz Cubas e Jundiapeba foram beneficiadas com tais melhorias. Em César, as obras ainda nem começaram.

 

Engajamento

A julgar pelo que se vê nas redes sociais do vereador José Luiz Furtado (PSDB), ele está comprometido até o pescoço com as campanhas eleitorais dos candidatos a deputado de Guararema, André do Prado (estadual) e Márcio Alvino (federal), para o próximo pleito. Muito mais até que os vereadores locais do PL, partido dos dois candidatos.

 

Descanso

Terá início, no próximo dia 16, o recesso de meio de ano dos vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. O período de descanso é bem menor que o de final de ano. Os trabalhos estão marcados para recomeçar no próximo dia 31.

 

Prestando contas

A secretária Celeste Gomes, de Assistência Social, deverá comparecer ao auditório da Câmara Municipal de Mogi, nesta sexta-feira (15), entre 8 e 13 horas, para prestar contas de suas atividades aos vereadores. A solicitação partiu do vereador Pastor Osvaldo Silva (Republicanos).

 

Transportes e PL

Nos bastidores da política local estão cada vez mais intensos os comentários sobre um convite do prefeito Caio Cunha (PODE) para o PL de Valdemar Costa Neto passe a participar mais diretamente do governo, no comando da Secretaria Municipal de Transportes. Até agora, nem Caio confirmou oficialmente que ofertou e nem o PL disse se aceitou, ou se irá acertar.

 

 

Veja Também