Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Definido o comando da Saúde, Caio escolhe adjunta de Finanças

Segundo o prefeito, a secretária-adjunta será uma "super técnica" vinda de fora; nome será anunciado somente no início do próximo ano

Darwin Valente
21/12/2022 às 07:04.
Atualizado em 21/12/2022 às 08:14

William Harada vai acumular as secretarias de Finanças e Saúde (Arquivo Pessoal)

O prefeito Caio Cunha (PODE) está avaliando duas pessoas “super técnicas”, segundo ele, de fora de Mogi, para decidir quem deverá ocupar o cargo de secretária-adjunta de Finanças, auxiliando diretamente o titular da pasta, William Harada, que a partir do próximo ano irá acumular o cargo com o de secretário municipal de Saúde, em lugar do médico Zeno Morrone Júnior, que pediu exoneração na última sexta-feira (16).

Amédica Drª Nenê deverá cuidar do setor operacional da área da saúde (Foto: arquivo / CMMC)

O prefeito não adiantou mais informações sobre as duas mulheres que estão sendo analisadas, mas garantiu que ambos os currículos se ajustam às necessidades do cargo, já que caberá à escolhida atuar ao lado de Harada no dia a dia da pasta, assumindo parte da carga de trabalho da área de Finanças para que o contabilista possa cuidar também do setor administrativo da Secretaria de Saúde, onde ele deverá atuar mais como um gestor da área administrativa da Secretaria.

Enquanto isso, o operacional deverá ficar sob o comando da médica Rosângela Débora da Cunha, a Drª. Nenê, escolhida para o cargo de secretária-adjunta da Saúde, onde, segundo o prefeito Caio Cunha, ela está “há 30 anos, conhecendo muito bem todos os trâmites, equipe e necessidades do município de Mogi das Cruzes, já tendo, inclusive, atuado como secretária-adjunta”.

O prefeito disse ainda à coluna que a futura adjunta de Finanças, assim como os titulares de novas secretarias e coordenadorias resultantes da reforma administrativa municipal, recém-aprovada pela Câmara, deverão ser conhecidos no início do próximo ano.

Caio pretende utilizar este final de semana do Natal, em que deverá permanecer em Mogi, para concluir os ajustes na futura estrutura administrativa do município. Ele ainda não decidiu se irá viajar para passar a virada do ano fora da cidade. “No Natal, fico em Mogi; mas ainda não decidi sobre Ano Novo”, disse ele à coluna.

 Acumulando cargos

O prefeito Caio Cunha (PODE) já decidiu quem será o substituto do médico Zeno Morrone no comando da Secretaria Municipal de Saúde, a partir do início do próximo ano.

O atual secretário de Finanças, William Harada irá acumular as duas pastas, como já fez na Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, tendo como secretária-adjunta a médica Rosângela Débora da Cunha, a Drª. Nenê, funcionária de carreira da Prefeitura Municipal de Saúde. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (20).

O futuro titular da pasta da Saúde em Mogi é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Braz Cubas e atuou na área contábil por uma década e meia. Está há 17 anos no serviço público.

Inicialmente atuou na Prefeitura de Poá como diretor de Suprimentos, secretário de Administração e secretário da Fazenda.

Depois foi para a Prefeitura de Santo André, onde ocupou o cargo de coordenador de Projetos e diretor Administrativo e Econômico da Secretaria de Saúde.

Já em Itaquaquecetuba foi secretário de Receita, de Governo e de Finanças, que ele acabou acumulando com a Secretaria de Saúde, como fará em Mogi das Cruzes.

A dobradinha Harada-Nenê já era apontada como possível de ser indicada para o cargo, mas considerada um tanto improvável pela complexidade que significa a administração das duas pastas ao mesmo tempo. Ao contrário de Itaquá, o setor de saúde pública de Mogi é um tanto mais complexo, assim como a área de Finanças.

Para o prefeito Caio Cunha, a dobradinha é perfeitamente viável. Tanto que já está cuidando da nomeação de uma secretária –adjunta para atual ao lado de Harada na pasta de Finanças, cujo nome ele ainda não divulgou.

“Há uma nova metodologia sendo implantada no setor de Finanças da Prefeitura e eu não quero que seja interrompida”, disse o prefeito à coluna.

Para o prefeito, Harada “tem um perfil técnico-administrativo e experiência na gestão da Saúde. Já a Drª Nenê está há 30 anos na área da Saúde de Mogi, conhecendo muito bem todos os trâmites, equipe e necessidades do município, tendo, inclusive já atuado como secretária-adjunta”.

Dessa forma, tudo indica que o titular irá depender, e muito da experiência da Drª Nenê, que já chegou a comandar a Secretaria de Saúde interinamente, na época em que era secretária-adjunta, durante o governo do ex-prefeito Marcus Melo (PSDB), logo depois da saída do cargo de Marcelo Delascio Cusatis, o Teo Cusatis, que passou nove anos e meio no cargo, durante as administrações dos ex-prefeitos Marco Bertaiolli, do PSD (sete anos e meio), e Marcus Melo (dois anos).

Algum tempo após atuar como interina, Drª Nenê foi substituída pelo médico e vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), em razão de um acordo político de campanha, firmado com o então candidato Marcus Melo, que cumpriu a palavra lhe assegurando o cargo em troca de apoio para sua eleição à Prefeitura de Mogi.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por