Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

CS Brasil ou Peralta? Concorrência do lixo de Mogi entra na reta final

Duas empresas irão participar da fase final da licitação com a apresentação de propostas financeiras para realização dos serviços; decisão deve sair no dia 1º de julho

Darwin Valente
24/06/2022 às 07:15.
Atualizado em 24/06/2022 às 07:15

Empresa que ficará encarregada da limpeza, coleta e destinação do lixo urbano de Mogi das Cruzes será definida no próximo dia 1° de julho (Foto: arquivo / O Diário)

O processo de concorrência pública para contratação de empresa especializada para executar os serviços de limpeza urbana de vias e logradouros públicos e coleta, transferência e destinação de resíduos sólidos domiciliares no município de Mogi das Cruzes está próximo de atingir sua etapa decisiva.

Segundo edital divulgado pela Prefeitura de Mogi, após analisada a documentação das empresas concorrentes pela Comissão Municipal Permanente de Licitação (CPML), presidida por Acacio Alves Filho, com pareceres das Secretarias de Infraestrutura Urbana e de Finanças, decidiu-se pela habilitação do Consórcio Inovemogi, integrado pela CS Brasil Transportes e Promulti Engenharia, e do Consórcio Mogi Limpa, formado pela Peralta Ambiental e Engep Ambiental, para a fase seguinte do certame, que já tem data definida.

Ficou para o dia 1º de julho próximo, às 10 horas, a abertura dos envelopes contendo as propostas econômico-financeiras de cada uma das empresas.

Ou seja, o jogo que está empatado até agora, será definido somente nesta segunda etapa da concorrência, que acontecerá na sala de reuniões da CMPL, no 1º andar do edifício sede da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.

O que virá após a divulgação da proposta vencedora da concorrência pública do lixo, como o certame é conhecido na cidade, ainda é uma grande incógnita. Há quem aposte no início de uma grande batalha judicial entre as concorrentes, não importando quem seja a vencedora.

Por isso, vale mesmo esperar para se conferir o que virá por aí, na licitação envolvendo um dos mais polêmicos e rendosos serviços terceirizados pelo município de Mogi das Cruzes.

 Sinais de fumaça

Mesmo antes de concluída a primeira fase da concorrência do lixo de Mogi, foram registradas dezenas de reclamações de ambas as partes, relativas ao texto final do edital da licitação. Numa delas, a CS Brasil, que não concordou com alguns pontos contidos no edital, criticou a exigência de propriedade de aterro sanitário, exigência prévia de propriedade, ao exigir licença em nome do proponente, e a exigência de CAT e atestado técnico de administrador.

Ao analisar a representação, ficou decidido que, mesmo diante das alegações, “não é possível a concessão de liminar e a consequente paralisação do certame”. A autoridade julgadora também decidiu que os elementos apresentados não o convenceram da existência de “clara afronta à legislação”, entre outras afirmações. Desta forma, o pedido foi indeferido e arquivado.

 Responda depressa

Qual será o preço político do encerramento das atividades do time principal de basquete da cidade? Alguém pensou sobre isso ou já fez esta conta?

 Lançamento

A vereadora Inês Paz (PSOL) está apostando alto nos convidados para valorização do lançamento de sua pré-candidatura a deputada estadual, marcado para sábado (25), às 16 horas, na sede do partido, no Mogilar (antigo Bar do Popó).

Segundo a vereadora, já confirmaram presenças o deputado federal Ivan Valente (PSOL), a líder indígena Sônia Guajajara (PSOL) e o ex-prefeito de Suzano, Marcelo Candido (PSB). Representantes de sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos, ativista, filiados e simpatizantes da virtual candidata são esperados no evento político.

 Casa de ferreiro...

“Fico indignada com a falta de segurança em nossa cidade. Vários comércios do centro estão sendo assaltados de madrugada. Hoje foi a loja de meu filho. Pagamos impostos, trabalhamos honestamente com essa crise que estamos passando, e ainda temos de passar por tudo isso. Muito triste”. Texto postado numa rede social pela internauta Silvana Furim, namorada do deputado estadual Marcos Damásio (PL).

  

  

  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por