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CPTM estende prazo para concessão de estações de Mogi

Esta será a segunda vez que a CPTM tenta conceder à iniciativa privada três estações ferroviárias locais: Estudantes, Central e a de Jundiapeba

Darwin Valente
21/01/2022 às 08:43.
Atualizado em 21/01/2022 às 08:44

Estação Central de Mogi das Cruzes está entre as três unidades mogianas a serem concedidas à iniciativa privada , conforme edital de pregão a ser realizado no dia 21 de março (Arquivo - O Diário)

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CPTM estende prazo para concessão de estações de Mogi

Esta será a segunda vez que a CPTM tenta conceder à iniciativa privada três estações ferroviárias locais: Estudantes, Central e a de Jundiapeba

Darwin Valente
21/01/2022 às 08:43.
Atualizado em 21/01/2022 às 08:44

Estação Central de Mogi das Cruzes está entre as três unidades mogianas a serem concedidas à iniciativa privada , conforme edital de pregão a ser realizado no dia 21 de março (Arquivo - O Diário)

Programado para acontecer nesta quinta-feira (20), o pregão eletrônico para concessão das estações ferroviárias de Mogi das Cruzes, Estudantes e Jundiapeba foi adiado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o dia 21 de março, às 9 horas. 

O edital continua disponível no site da empresa.

Vale lembrar que a concessão de direito real de uso das estações  situadas em Mogi não corresponde à concessão da linha, como já aconteceu em outras linhas da empresa. Trata-se somente do uso e exploração comercial e imobiliária das três estações.

Deverá vencer a concorrência quem ofertar o maior ágio em relação ao valor inicial de outorga, estabelecido em R$ 750 mil, conquistando o direito de exploração comercial  das áreas das estações que, juntas, somam 34.868 m². 

Ao concessionário  caberá o direito de ampliação, construção, administração e manutenção das unidades, segundo o edital.

“Além do aumento na arrecadação de receitas não-tarifárias, a concessão vai proporcionar a modernização das três estações, que contarão com acessibilidade e mais espaços para a oferta de bens e serviços aos passageiros”, afirmou em nota, a Gerente de Novos Negócios da CPTM, Natália Melo, ao portal Diário dos Transportes

O contrato de concessão de direito real de uso deverá vigorar por até cinco anos para ampliação e construção e por 30 anos para a exploração, administração e manutenção de áreas comerciais, totalizando um prazo máximo de até 35 anos.
Esta será a segunda vez que a CPTM tenta conceder à iniciativa privada as três estações da Linha 11- Coral. A primeira tentativa terminou sem que aparecessem interessados na exploração comercial das gares. 

A empresa, então, prometeu relançar o edital depois de torná-lo mais atrativo para eventuais interessados.

Braz Cubas
A CPTM não divulgou o motivo do adiamento do pregão, nem se já ocorreram manifestações de interesse pelo conteúdo do edital, que continuou deixando de fora da proposta a estação do distrito de Braz Cubas, localizada entre as estações central e de Jundiapeba.

Oficialmente não houve explicação para tal fato, mas extraoficialmente existiam rumores sobre supostos entendimentos entre Fumio Horii e a direção da CPTM para uma possível mudança da estação de lugar para abrigar, em torno dela, um shopping center que estaria nos planos do empresário que faleceu, no ano passado, vítima da Covid-19.

Não existiu confirmação para a notícia, mas resta expectativa de que os herdeiros de Horii deem continuidade aos seus planos para ocupação adequada da enorme área adquirida pelo empresário, limitada pela linha férrea e o rio Tietê, entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba.

O terreno que, no passado, pertenceu ao playboy Baby Pignatari, vinha sendo avaliado por Horii para receber um megaprojeto habitacional/empresarial/comercial, que era apontado por muitos como a “menina dos olhos” do empresário.

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