Diário Logo

Notizia Logo

CPTM anuncia retomada de estudos para levar trem até César de Souza

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou a esta coluna que serão retomados os estudos para a possível extensão do trajeto dos trens de subúrbio entre a Estação dos Estudantes e o distrito de César de Souza, em Mogi. Antiga reivindicação da cidade, a obra foi assegurada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante […]

24 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou a esta coluna que serão retomados os estudos para a possível extensão do trajeto dos trens de subúrbio entre a Estação dos Estudantes e o distrito de César de Souza, em Mogi. Antiga reivindicação da cidade, a obra foi assegurada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante a campanha eleitoral passada.

Mesmo sem divulgar a data para o reinício das avaliações, nota-se uma mudança no comportamento da empresa, já que até o governo passado, a hipótese de os trens chegarem até César era descartada de imediato pela companhia.

A CPTM, por meio de sua assessoria, ressalta que “a área para implantação da estação e do novo trecho de via permanente não pertence à CPTM, mas sim ao governo federal”, fato que deverá demandar alguma negociação extra entre as partes.

A empresa informa também, em resposta a questionamento feito pela coluna, que “já estão autorizados os projetos para a reforma das estações Estudantes, Mogi das Cruzes, Braz Cubas e Jundiapeba”.

Tratando especificamente das obras na estação central de Mogi das Cruzes, a empresa de transporte ferroviário informa que “estudos preliminares estão sendo finalizados para as obras sejam iniciadas”.

O projeto, conforme informações, prevê solução integrada para a região central da cidade, com mobilidade para os pedestres e conexão entre modais, com bicicletário interligado ao Terminal Municipal Central de Ônibus, além de oferecer total acessibilidade e áreas para exploração comercial para oferta de serviços aos passageiros.

Em relação às demais estações mogianas, a CPTM informa que cada uma delas tem suas características próprias, que serão analisadas durante a fase de desenvolvimento dos projetos.

Dessa forma, o cronograma de obras poderá variar, dependendo das intervenções necessárias de cada uma delas.

Furtos

Está beirando o escárnio a questão envolvendo os furtos em túmulos no interior do Cemitério São Salvador, em Mogi. Senão vejamos: durante uma longa reunião entre representantes do poder público visando encontrar solução para o problema, o que mais se ouviu foram justificativas para a total imobilidade de todos em relação às ações dos marginais.

No encontro, o vereador Otto Flôres de Rezende (PSD), bem que tentou, sem sucesso, encontrar alguma solução para os furtos de peças de bronze e outros materiais no mais tradicional cemitério da cidade.

No São Salvador

E o que aconteceu depois de tudo isso?

Nesta quinta-feira (23), pela manhã, no dia seguinte ao tal encontro, o vereador recebeu a notícia de que o túmulo de seu pai havia sido violado durante a noite ou madrugada e algumas peças levadas…

Só para lembrar: as primeiras informações sobre os abusos que vêm ocorrendo há tempos no antigo cemitério da cidade, foram divulgadas aqui neste espaço, a partir de uma denúncia de um dirigente da Fundação Instituto Anna de Moura, sobre furtos no túmulo do fundador da instituição.

Fora do Concidade

O Instituto Cultural e Ambiental Alto Tietê (Icati), com sede no Mogilar, acaba de comunicar o seu desligamento do Conselho Municipal da Cidade (Concidade), O presidente  da ONG, ambientalista José Arraes, enviou documento comunicando a decisão ao presidente do Concidade, engenheiro Claudio Marcelo de Faria Rodrigues, e explicando que a instituição que representa não concorda com a interpretação dada a um item do regimento interno do conselho, que permite a prorrogação de mandatos. “Os membros do Icati defendem eleições a cada dois anos por entenderem que o mandato é da entidade, da sociedade civil organizada, e não de seus representantes”, disse Arraes.

Sétimo dia

Será no Santuário Sagrado Coração de Jesus, às 19 horas deste sábado (25), a missa de sétimo dia por intenção da alma do ex-funcionário da Câmara de Mogi, Odair Teixeira da Silva, o Dadá, que faleceu aos 68 anos, no Hospital Santana, vítima de complicações nefrológicas. Nascido em Passos (MG), ele veio para Mogi ainda criança junto com sua família, estudou na Apae e, entre 1983 e 1997, prestou serviços aos vereadores. Como funcionário do Café do Legislativo, Dadá participou de sorteio que escolheu o presidente da Câmara, na década de 90.

Descobertas

Ao participar, esta semana, como palestrante do Congresso Internacional de Turismo Religioso, em Murcia, na Espanha, o padre cantor Alessandro Campos, de Mogi das Cruzes, acabou fazendo uma inesperada descoberta: mais duas localidades reconhecidas oficialmente pela Igreja Católica como “Cidades Santas”. Além da Terra Santa (Jerusalém), Roma (Itália) e San Tiago de Compostela (Espanha), onde ele esteve, no ano passado, o religioso tomou conhecimento das cidades de Santo Turíbio e Caravaca de La Cruz, ambas situadas em território espanhol e que ainda guardam pedaços da cruz onde Jesus Cristo foi crucificado e morto.

Cadê o painel?

Um dos desafios para a nova secretária municipal de Cultura, a paulistana Claudinéli Moreira Ramos, será descobrir onde se encontra e recolocar o painel com a imagem da antiga Igreja do Rosário, que marcou o retorno da denominação “Largo do Rosário” para o espaço localizado no centro da cidade.

Colocada por iniciativa do secretário municipal de Cultura e historiador mogiano, Jurandyr Ferraz de Campos, durante a administração do ex-prefeito Junji Abe, a obra foi retirada no início do atual governo para passar por limpeza e serviços de restauro. Só que não voltou e nunca mais se falou dela.

Apenas a armação que segurava o painel ainda continua de pé, no Largo.

Veja Também