Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Costa Neto ganha mais força em Brasília, enquanto Mogi espera sua contrapartida

Apesar de transpirar poder, presidente do PL ainda não sinalizou com qualquer benefício especial para a região de Mogi, o seu mais antigo reduto eleitoral

Darwin Valente
18/01/2022 às 14:00.
Atualizado em 19/01/2022 às 00:11

Valdemar Costa Neto continua marcando pontos junto ao governo (Divulgação PL)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
INFORMAÇÃO

Costa Neto ganha mais força em Brasília, enquanto Mogi espera sua contrapartida

Apesar de transpirar poder, presidente do PL ainda não sinalizou com qualquer benefício especial para a região de Mogi, o seu mais antigo reduto eleitoral

Darwin Valente
18/01/2022 às 14:00.
Atualizado em 19/01/2022 às 00:11

Valdemar Costa Neto continua marcando pontos junto ao governo (Divulgação PL)

Depois de conseguir a filiação de Jair Bolsonaro ao PL, o todo-poderoso da agremiação, Valdemar Costa Neto, continua marcando pontos junto ao governo federal.  

A mais recente tacada do ex-deputado federal foi conseguir a nomeação, ainda que interinamente, de um ex-petista para o comando do Banco do Nordeste, aquele que levou o próprio Costa Neto a gravar um vídeo pedindo a destituição do antigo presidente,  Romildo Rolim, indicado pelo seu partido, por haver feito um contrato com uma empresa ligada umbilicalmente ao petismo da região.

O novo chefe da estatal financeira é o economista José Gomes da Costa, que esteve filiado ao PT baiano entre 2003 e 2009, mas atualmente encontra-se sem partido. Ao interino caberá especialmente administrar o microcrédito, cuja área conta com R$ 15 bilhões por ano, um poderoso cacife eleitoral para quem o comanda.

O BNB, no entanto, é apenas um detalhe no atual momento do presidente do PL. Segundo o portal O Antagonista, Costa Neto também deverá cuidar pessoalmente da campanha de Bolsonaro à reeleição, auxiliado diretamente pelo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. 

O sexteto de comando da futura campanha terá, é claro, as participações dos três filhos do presidente: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL); o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos). E será completado com o indispensável marqueteiro, ainda não escolhido, mas que se depender dos bolsonaristas, poderá ser o estrategista político pernambucano Paulo Moura. Indicado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, ele foi um dos principais conselheiros do governador do Piauí, o petista Wellintgon Dias.Só há um problema. O profissional também está nos planos do PT, que espera levá-lo para atuar na campanha de Lula da Silva.

Apesar de transpirar poder, Costa Neto ainda não sinalizou com qualquer benefício especial para a região de Mogi das Cruzes, seu tradicional reduto eleitoral.

Mas é certo que indicativos para isso não faltarão. Em recente entrevista a esta coluna, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), que irá dobrar com o candidato a estadual do PL na cidade, deputado Marcos Damásio,  enalteceu o fato de Costa Neto haver conseguido levar Bolsonaro para o PL, que na visão do social democrata, é “um partido mogiano”. E disse que pretende aproveitar a oportunidade, garantida pela aliança doméstica, “para trazer o que for possível para Mogi das Cruzes”.

Bertaiolli ainda previu um “cenário altamente positivo” para a cidade em 2022, mas não especificou que tipo de benefício ele espera receber para Mogi.

O certo é que, seja lá o que for pretendido, terá de se conquistado no decorrer deste ano, de preferência ainda antes das eleições. A essa altura do jogo político, é impossível cravar o resultado do pleito, que tanto poder manter Jair Bolsonaro no cargo, como substituí-lo por um novo presidente.

Se quiserem presentear a cidade, é bom os dois agirem com a rapidez que o momento exige. Deixar para amanhã, como diz o poeta, poderá ser tempo demais.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por