Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Costa Neto faz “pedido pessoal” ao PL pela indicação de Bertaiolli para o TCE

Presidente do Partido Liberal pede à bancada que apóie maciçamente a ida do deputado federal mogiano para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Darwin Valente
09/08/2023 às 07:08.
Atualizado em 09/08/2023 às 07:14

Valdemar Costa Neto se reuniu com a bancada do PL e fez um apelo em seu nome para que Marco Bertaiolli seja indicado para o cargo de conselheiro do TCE (Fotos: divulgação / CMMC)

A semana do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, começou com uma reunião dos integrantes da bancada majoritária de seu partido na Assembleia Legislativa de São Paulo. Nesta segunda-feira (7), ele fez um “pedido pessoal”, como falou a seus correligionários, para que venham a apoiar a indicação do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) para ocupar a vaga que será aberta  no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), no próximo mês, em razão da aposentadoria do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, ao completar 75 anos.

O empenho de Valdemar em favor de seu conterrâneo, Marco Bertaiolli, ganhou destaque junto à imprensa de Brasília, onde o portal Metrópoles deu ênfase ao assunto, lembrando que o presidente do PL e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, pela indicação do parlamentar.

No entanto, ainda faltava a Valdemar o apoio dos parlamentares da Alesp. Afinal, são eles quem irão  escolher quem deverá ocupar a próxima vaga no TCE, órgão responsável pela fiscalização das  despesas do governo estadual, das prefeituras e câmaras municipais paulistas.

A reunião com o PL ocorreu, segundo o portal, na sede do partido, em São Paulo, onde Valdemar estava acompanhado do próprio Bertaiolli. O presidente liberal teria dito que a indicação do deputado mogiano era uma “necessidade”. Consta que a presença de Bertaiolli inibiu possíveis reações contrárias.

Valdemar entrou pessoalmente na batalha por Bertaiolli após ter sentido que existia no ar a possibilidade de um levante dentro da própria Alesp, para beneficiar deputados estaduais, como Ricardo Madalena, da bancada do PL, que vem tentando viabilizar-se como concorrente, durante os últimos meses.

Mas não é só Madalena. Nas últimas horas, conforme esta coluna noticiou, surgiu também o nome do advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, um ex-diretor do Detran paulista entre 2017 e 2019, em governos do PSDB, e que foi diretor da Telebras, durante o governo de Bolsonaro (PL).

O advogado estaria escorado em um padrinho peso pesado, o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça.

Maxwell e Bertaiolli estariam em plena campanha em busca de votos para a futura indicação.

 Jogando duro

O governo está jogando duro para a implantação dos pedágios caça-níqueis na região do Alto Tietê (leia-se Mogi) e também na Baixada Santista.

Numa reunião com o vice-governador, Felicio Ramuth (PSD), a diretoria da União dos Vereadores da Baixada (Uvesbs) recebeu a informação oficial de que a implantação de pedágio na rodovia Padre Manuel da Nóbrega, na altura de Itanhaém “é inevitável”.

Para a Baixada, a lenga-lenga é semelhante à daqui.

O governo promete “estudar” alternativas para beneficiar os moradores da região, diz que vai adotar o sistema free flow, de cobrança por quilômetro percorrido, etc e etc. Os vereadores de lá, no entanto, prometem reagir... Já os de cá...

 Invertida judicial

A empresa Peralta Ambiental, que se achava acima do bem e do mal ao proibir os vereadores de fiscalizarem suas instalações na cidade, acabou levando uma enorme invertida da Justiça, que colocou as coisas nos devidos lugares, mostrando que Mogi não é terra sem lei, onde forasteiros fazem o que bem entendem.

Com manifestação favorável também da parte do Ministério Público, o juiz Bruno Miano, da Vara da Fazenda Pública, garantiu aos vereadores o direito de cumprir o dever para o qual foram eleitos: fiscalizar igualmente as empresas que prestam serviços públicos e, portanto, são pagas com dinheiro dos contribuintes.

 Peixe estranho (1)

Causou surpresa entre os internautas a foto de um “peixe-pênis” publicada pelo ex-prefeito Junji Abe, no Facebook.

Ele explicou: “É uma espécie de verme marinho, extremamente parecido com o órgão sexual masculino. No início de julho, um fenômeno levou milhões de peixes-pênis às praias da região de Murtillar, na província de Rio Grande, na Argentina.(...) A grande surpresa é que são comestíveis e segundo os especialistas, os vermes que medem  30 centímetros, existem há mais de 300 milhões de anos, podendo viver até 25 anos”.

 Peixe estranho (2)

Os comentários às postagens que dão outros detalhes do estranho peixe foram os mais inesperados. Alguns internautas consideraram o tema “interessante” , enquanto outros apelaram para a escatologia. Houve que recomendasse a Junji que jamais trouxesse os tais peixes para os lagos do Parque Centenário, enquanto uma mulher perguntou se ele já havia degustado os tais peixes. “Nem pensar... kkkk” – respondeu Junji, bem-humorado.

 Toca Raul!

Está virando tradição. Pelo 34º ano, o cantor e instrumentista Vital de Souza, estará à frente de seu “Tributo a Raul Seixas”. Será no Teatro Municipal, na noite do próximo dia 26. Acompanhado de músicos amigos, também “raulseixistas” como ele, Vital irá lembrar antigos sucessos daquele que é considerado um dos pioneiros do rock nacional. Raul Seixas, o “maluco beleza”, que viveu entre junho de 1945 e agosto de 1989, é a grande paixão do músico mogiano. Detalhe: Vital prossegue fazendo lives, semanalmente, nas noites de segundas-feiras, direto de Taiaçupeba, mesmo após o fim da pandemia. Nelas, ele mostra versatilidade cantando músicas de seu ídolo e de outros artistas. As transmissões acontecem via Facebook.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por