Diário Logo

Notizia Logo

Coordenador mostra ações para fortalecer o turismo em Mogi

Com o propósito de complementar alguns comentários sobre o turismo em Mogi, feitos aqui neste espaço, relacionados principalmente ao Expresso Turístico, o coordenador municipal de Turismo, Luís Uchoa, enviou à coluna informações que serão mostradas, a seguir: “Desde 2009, em parceria com agências de turismo receptivo, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem apoiado a […]

11 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Com o propósito de complementar alguns comentários sobre o turismo em Mogi, feitos aqui neste espaço, relacionados principalmente ao Expresso Turístico, o coordenador municipal de Turismo, Luís Uchoa, enviou à coluna informações que serão mostradas, a seguir:

“Desde 2009, em parceria com agências de turismo receptivo, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem apoiado a criação e operação de diversos roteiros com a presença de guias de turismo e monitores, inclusive, em colaboração com instituições de ensino locais que lecionam cursos no segmento.

Em 2021, a Coordenadoria Municipal de Turismo se articulou junto à CPTM e à iniciativa privada para que se mantivesse o Expresso Turístico com destino a Mogi das Cruzes, operando, desta vez – ainda que com periodicidade mais espaçada -, com roteiros temáticos como o mais recente “Trem das Bruxas”, ocorrido no mês de outubro. Estes roteiros também passaram a integrar o calendário de eventos turísticos, como com o “Festival de Outono Akimatsuri”, ocorrido em abril. Desde então, a média de passageiros aumentou e se estabilizou em 70 pessoas que chegam à cidade já com o seu roteiro turístico receptivo contratado e adequado aos horários do trem.

Ao longo dos 12 anos de operação do Expresso Turístico em Mogi das Cruzes, a Prefeitura apoiou a iniciativa privada com gestão de tráfego e reserva de vagas de estacionamento para transporte turístico, cessão de posto de informações turísticas para atendimento nos dias de receptivo, sinalização turística para veículos em toda a cidade e especialmente para pedestres e ciclistas no centro da cidade, além da instalação de paraciclos em locais estratégicos, como no entorno do Santuário do Bom Jesus, também conhecido como Igreja de São Benedito, e próximo ao Mercado Municipal, que no decorrer desse tempo passou a atender aos sábados, das 8h às 16h, cobrindo todo o período em que os visitantes estão presentes na cidade.

A Administração Municipal ofereceu também o curso de Monitoria em Turismo, criado pela Coordenadoria de Turismo e oferecido no espaço da Escola de Empreendedorismo e Inovação, e o curso de Turismo Receptivo do Crescer. Este ano já vem captando novas formações junto às instituições de ensino locais e regionais, em consonância com o novo formato do Crescer, otimizando o receptivo local, fomentando o empreendedorismo e a geração de renda.

Destaca-se, ainda, que fora o Expresso Turístico da CPTM, Mogi das Cruzes abriga a sede da Associação Nacional de Preservação Ferroviária – ANPF, e já recebeu em diversas ocasiões o trem turístico que circula entre Guararema e Luiz Carlos no distrito de Sabaúna. Estas ações ocorreram em parceria entre a ANPF e a Coordenadoria Municipal de Turismo em eventos como o Festival Gastronômico do Cambuci e o Festival da Cachaça, ambos neste ano.

Desta forma, a Coordenadora Municipal de Turismo reforça que o município vem se mobilizando e atuando para fomentar o segmento em Mogi das Cruzes, inclusive aproveitando a sinergia do Expresso Turístico da CPTM. Contudo, a Coordenadoria não pode obrigar empreendimentos particulares a funcionarem em determinados dias e horários. O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) também atua nesse sentido, orientando os integrantes da cena. Inclusive, o papel do Conselho é ainda mais relevante porque ele é composto por integrantes do poder público e da sociedade organizada, que é a parcela que mais tem a se beneficiar desta atuação”.

Veja Também