Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Câmara retoma trabalhos após feriadão e vai discutir sucessão

Novo vereador, Gustavo Siqueira (PSDB), chega hoje à Câmara, em meio ao início da disputa pelos cargos da Mesa Diretora do Legislativo mogiano

Darwin Valente
08/11/2022 às 07:07.
Atualizado em 08/11/2022 às 07:09

Sucessão da Mesa Diretora passará a dominar as articulações de bastidores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes; surgem os primeiros candidatos (Arquivo O Diário)

Após um feriado mais que prolongado, os vereadores mogianos retornam à Câmara Municipal, nesta terça-feira (8), onde o principal assunto, de agora em diante, passará a ser a disputa pela Mesa Diretora do Legislativo.

 Conforme esta coluna já antecipou, o atual presidente do Legislativo, Marcos Furlan (PODE) é um forte candidato a se manter no cargo, inclusive com o apoio já declarado dos integrantes da bancada de seu partido e também do prefeito Caio Cunha (PODE).

Mas ainda há vereadores dispostos a entrar para valer na disputa, na esperança de obterem o apoio de integrantes de partidos de oposição e de também provocar uma divisão na base de sustentação do prefeito.

Entre os nomes mais cotados e que já estariam até mesmo pedindo votos aos colegas estariam o tucano José Luiz Furtado, além de Edson dos Santos (PSD). 

O PL ainda não se manifestou oficialmente sobre a sucessão, mas já se tem notícia de que o vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes também estaria sondando terreno antes de entrar para valer na disputa. Fala-se ainda em José Francimário Vieira, o Farofa, do mesmo partido, que tem feito oposição direta ao prefeito Caio Cunha e que poderia absorver os votos de partidos mais à esquerda, como PT e PSOL, mas precisaria ainda convencer outros colegas a se aliarem a ele. Da mesma maneira que todos aqueles que estiverem dispostos a enfrentar o presidente Furlan e seu grupo.

A eleição está marcada para o dia 6 de dezembro, a primeira terça-feira do próximo mês, o que significa que novembro inteiro será pródigo em negociações e tentativas de acordo para se evitar rachas mais profundos na composição do Legislativo, que não interessam ao prefeito e muito menos à maioria dos vereadores. 

Vale esperar os próximos lances desse jogo sucessório.

 Novidade

É neste clima de disputa eleitoral que toma posse, nesta terça-feira (8), o novo vereador da Câmara: o primeiro suplente do PSDB, Gustavo Siqueira, que deverá substituir Pedro Komura (PSDB), enquanto ele estiver ocupando o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, onde já foi empossado. 

O neto do ex-vereador Ivan Nunes Siqueira terá de prestar juramento durante a sessão de hoje esse acomodar no gabinete de Komura, utilizando os funcionários do vereador afastado, mas que poderá regressar a qualquer instante.

 Figurinhas carimbadas

O atacante Neymar é o único mogiano entre os 26 jogadores que foram convocados, nesta segunda-feira (7) pelo técnico Tite para integrar a Seleção Brasileira de Futebol que irá disputar a Copa do Mundo no Catar. 

O evento terá inicio dentro de 12 dias. Com um detalhe que interessa especialmente aos “malucos por figurinhas”, que aguardavam para ver quantos jogadores do álbum da Panini seriam realmente chamados pelo treinador.

Apenas um jogador incluído no álbum oficial não representará o Brasil na competição: Philippe Coutinho, que sofreu uma lesão muscular na coxa e não poderá jogar durante as próximas semanas.

 Oito nomes anunciados pelo técnico não foram incluídos no time do álbum: Everton Ribeiro, Alex Telles, Daniel Alves, Bremer, Rodrygo, Gabriel Martinelli, Pedro e Bruno Guimarães. Os demais estavam todos lá.

 Obras à vista

Com o término de duas concorrências públicas, estão escolhidas as empreiteiras que deverão executar obras de melhorias na pavimentação e iluminação em ruas e estradas rurais de Mogi das Cruzes. 

Ao custo de R$ 1.443.280,65, a Hidropav Construtora e Participações Ltda deverá realiza o recapeamento na avenida Anchieta (caminho pra Braz Cubas e Jundiapeba, atualmente em precárias condições), além das ruas Professora Ana Maria Bernardes e Tenente Manoel Alves dos Anjos.

Já a Potencial Engenharia e Serviços Eireli ficará encarregada de implantar luminárias solares /fotovoltaicas nas estradas de Santo Ângelo, Ken Saito, Noboro Oyama e Nakashima, recebendo R$ 457,09 mil.

 Consciência...

Como parte de uma extensa programação relativa ao mês da Consciência Negra, o Sesc de Mogi traz para uma palestra/bate-papo, a psicóloga Débora Medeiros de Andrade, do Núcleo de Estudos  das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP. 

Ela vai falar sobre o lugar que a mulher negra ocupa nas mais diversas áreas de cuidado na sociedade brasileira. 

Acontecerá das 19 às 21 horas desta terça (8), no Galpão Multiuso, grátis e sem necessidade de inscrição antecipada.

 ...Negra

Em tempo: pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20, seria comemorado na cidade com um feriado, assegurado pela Lei 7.748, promulgada em dezembro do ano de 2021, pelo então presidente da Câmara, vereador Otto Flôres de Rezende (PSD).

Só que para a tristeza de muitos, esta data cairá justamente num domingo. O feriado para valer, portanto, irá ficar mesmo para o próximo ano.

  

  

  

  

  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por