Diário Logo

Notizia Logo

Câmara libera, mas o uso de máscara dependerá da consciência de cada um

O projeto é de autoria de um médico, o vereador Otto Flôres de Rezende (PSD), e foi aprovado pela Câmara na sessão de quarta-feira (28). A medida revoga a Lei Municipal 7569/2020, que havia determinado a obrigatoriedade do uso de máscaras no âmbito do Município de Mogi das Cruzes. O projeto levou em conta a expansão […]

30 de setembro de 2022

Reportagem de: O Diário

O projeto é de autoria de um médico, o vereador Otto Flôres de Rezende (PSD), e foi aprovado pela Câmara na sessão de quarta-feira (28). A medida revoga a Lei Municipal 7569/2020, que havia determinado a obrigatoriedade do uso de máscaras no âmbito do Município de Mogi das Cruzes.

O projeto levou em conta a expansão da vacinação contra a Covid-19 na cidade, assim como a redução no número de casos da doença, de internações e de óbitos provocados pelo coronavírus.

A proposta contém exceções, onde o uso da máscara continuará sendo compulsório: em locais de prestação de serviços de saúde e no transporte coletivo, inclusive nos terminais de embarque e desembarque de passageiros.

Mas, mesmo assim, a medida não deixa de ser polêmica. Afinal, a pandemia ainda continua reconhecida em todo o País, onde casos de Covid-19 continuam sendo registrados e causando mortes, ainda que não mais nas proporções verificadas até algum tempo atrás, quando a doença aterrorizava a todos.

“É uma iniciativa muito simbólica. Afinal, sofremos com falta de medicação, de leitos, parecia o final do mundo. Por isso, esse projeto é uma forma de demonstrar que estamos vencendo a Covid-19. Espero que esse PL traga mais esperança para os munícipes”, justificou o médico, como se a esperança substituísse os perigos ainda representados pela doença.

Por outro lado, a medida de Otto vem num momento em que pouquíssimas pessoas continuam usando máscaras nas ruas, bares e lojas da cidade. 

O que significa que o uso ou não da proteção será uma opção da consciência de cada pessoa. Afinal, cada um deve saber os riscos que ainda podem estar correndo e que as máscaras são uma importante proteção. Por mais incômodo que seu uso possa ser.

Projeções do Diap – 1

O PT e o PL devem terminar as eleições de domingo com as maiores bancadas na Câmara dos Deputados, segundo as projeções do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). 

Conforme o levantamento, a federação PT/PCdoB/PV, hoje com 68 deputados, passará a ter entre 65 e 75 parlamentares; o PL, atualmente com 76, entre 70 e 80; União Brasil (51) deverá eleger entre 51 e 65; o PP (58), entre 55 e 60; PSD (46) entre 42 e 54; Republicanos (44), deve eleger entre 40 e 49 deputados; MDB (37) tem previsão entre 35 e 42; enquanto o PSDB/Cidadania deve sair de 29 para ficar entre 22 e 35.

Projeções do Diap – 2

Outras projeções feitas pelo Diap para os demais partidos: o PSB, hoje com 24 deputados, poderá eleger entre 20 e 32; o PSOL/Rede, com 10, poderá ir de 9 a 15 eleitos; o PODE (9 atuais) poderá ter entre 9 e 17, enquanto o PDT (19) poderá ficar entre 15 e 21 parlamentares. O Avante, com 6, poderá eleger de 5 a 7; já o Novo, atualmente com 8, corre o risco de ver sua bancada com 4 a 5 integrantes. O PSC, que tem 8, poderá ir de 4 a 8 deputados; enquanto o SD, hoje também com 8, ficará entre 5 e 10. O Patriota, hoje com 5 deputados, poderá ter sua bancada reduzida para 2 ou 3, segundo o Diap; enquanto o PTB, que tem 3, poderá ficar entre 1 e 3; já os 4  do PROS podem ser reduzidos para 1 ou 2.

Chances

Integrada atualmente por 70 deputados federais, a bancada paulista tem 65 deles candidatos à reeleição.

O Diap, entretanto, avaliou as chances máximas e mínimas de cada um dos partidos, coligações ou federações, com os nomes dos concorrentes mais competitivos. 

Da região aparecem: no Republicanos, com chance de eleger de 7 a 9 deputados, Roberto de Lucena, candidato à reeleição; no PSD, com previsão de eleger de 3 a 4 deputados, Marco Bertaiolli, também concorrendo à reeleição (curiosamente, Bertaiolli aparece, por engano, também na lista do PSC); pelo Podemos, com chances de eleger até dois deputados, aparece o nome do atual deputado estadual  Rodrigo Gambale entre os favoritos; já no PL, que tem previsão de eleger de 15 a 17 parlamentares, surgem dois nomes da região, ambos candidatos à reeleição: Márcio Alvino e Katia Sastre.

Passagem grátis (?)

A Câmara de Mogi aprovou, na última quarta-feira (28), moção de autoria da vereadora e candidata a deputada estadual Inês Paz (PSOL), reivindicando isenção do pagamento no transporte coletivo no Dia das Eleições, que ocorrerá no próximo domingo (2/10). A decisão terá de partir do prefeito Caio Cunha (PODE).

Quando questionada sobre o tempo exíguo para uma medida como essa, a vereadora rebateu: 

“Em janeiro do ano passado, ele fez isso por decreto para alunos que prestariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prefeito não quer mudar o Brasil a partir de Mogi? Está aí uma excelente oportunidade”, ironizou.

Detalhe: no Rio de Janeiro, quem apresentar o título de eleitor não precisará pagar passagem para usar os ônibus e o VLT, no domingo (2/10), dia das eleições, entre 6 e 20 horas.

Empenho pelo genro

Prestes a completar 97 anos, o engenheiro Jamil Hallage tem demonstrado um entusiasmo juvenil nesta campanha eleitoral. 

Ele passa o dia telefonando aos amigos e conhecidos para pedir votos e eleger seu genro, o médico Luiz Carlos Gondim Teixeira, que tenta voltar à Assembleia Legislativa neste domingo (2/10), pelo União Brasil. 

De uma simpatia ímpar e com uma lucidez invejável, Jamil aproveita o bate-papo para relembrar antigos episódios com o interlocutor e dizer que segue com a saúde inabalável, apesar de a redução na visão ter restringido suas andanças por Mogi das Cruzes.

No improviso

A partir da próxima semana, o plenário da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes estará fechado para reformas por tempo indeterminado.

Enquanto durarem os trabalhos, as sessões legislativas serão realizadas no auditório, que começa a ser preparado para receber os vereadores a partir de terça-feira (4/10).

Em festa

Como parte das comemorações dos 60 anos de criação e instalação da Diocese de Mogi das Cruzes, a imagem peregrina de Santana estará em Biritiba Mirim, a partir desta sexta-feira (30). 

Padroeira da Diocese, Santana será recepcionada na Paróquia São Benedito, à partir das 19h30, com missa celebrada pelo vigário-geral da Diocese, monsenhor Antônio Robson Gonçalves.

Durante o ano em que se festeja o Jubileu de Diamante, a imagem de Santana tem visitado os municípios e as regiões pastorais que integram a Diocese de Mogi.

Veja Também