Prefeito diz que tem três candidatos à vista: Fernanda Moreno (MDB), Clodoaldo de Moraes (PL) e Mauro Margarido (PSDB a caminho do PL); e onde ele pretende chegar com isso?
Como a coluna previu, o prefeito Caio Cunha ingressou para valer na campanha para eleição da futura Mesa da Câmara e aponta três candidatos de seu grupo a presidente (Foto: arquivo / O Diário)
Confirmando o que esta coluna havia previsto, o prefeito Caio Cunha (PODE) está participando dos entendimentos preliminares relativos à escolha da futura Mesa Diretora da Câmara Municipal, antes de final deste ano.
Na última quarta-feira (8), Caio esteve reunido com 13 vereadores que integram o seu grupo de apoio, entre eles, um filiado ao PL, vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes e o ainda tucano, Mauro de Assis Margarido, o Maurinho do Despachante. Apesar de afirmar, em entrevista, que já haviar trocado o PSDB pelo partido de Valdemar Costa Neto, a quem também não poupou elogios, o vereador ainda estaria no PSDB.
O mais curioso disso tudo é que tanto Clodoaldo como Mauro deixaram a reunião com o prefeito na condição de pré-candidatos a presidente da Câmara, juntamente com a vereadora Fernanda Moreno (MDB). Foi o que admitiu o próprio prefeito à coluna.
Segundo Caio, Mauro somente irá mudar de partido no próximo mês de março, havendo tempo para disputar a presidência do Legislativo na condição de aliado de primeira hora do Executivo.
A notícia, que parece beirar o surrealismo, na verdade, só embola um pouco mais a questão sucessória na Câmara de Mogi.
Afinal, o que estaria levando o prefeito a admitir como candidatos a presidente pelo seu grupo político, dois vereadores ligados a um dos principais partidos de oposição à sua administração, o PL?
Na opinião de alguns, Caio poderia estar usando a tática do Cavalo de Troia, ajudando a eleger alguém de sua confiança, que atuaria como espécie de flanco dentro do PL.
Resta saber, agora, como deverá reagir o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, ao saber que o prefeito estaria cooptando dois liberais, Clodoaldo e Maurinho, a saírem candidatos a presidente com apoio de seu grupo político.
Por conta disso, não será surpresa se o PL vier a fechar questão em torno da eleição, o que obrigaria ao menos Clodoaldo a desistir da disputa, sob o risco de ser expulso do partido e acabar perdendo o atual mandato.
Um influente liberal comentava com a coluna que uma possível insistência de Maurinho em sair candidato com o apoio do grupo de Caio Cunha poderia até inviabilizar de vez o seu ingresso no PL.
Com isso, crescem as chances de Fernanda Moreno vir a ser a candidata situacionista a presidente.
Independente disso tudo, só há mesmo uma coisa concreta. Caio já entrou na campanha da Câmara, numa espécie de viagem sem volta, em que ele terá de ir até o fim com seu candidato, seja ele qual for.Ou candidata.
O prefeito joga uma cartada decisiva, pois a possível chegada do vereador Francimário Farofa (PL), seu real opositor, ao cargo de presidente pode significar complicações á visita para o seu mandato, num momento decisivo para a campanha à reeleição de Caio.
O presidente do Legislativo,quando bem articulado, pode atrapalhar a vida do prefeito, em especial num ano eleitoral, bastando segurar ou apressar projetos, de acordo com os interesses políticos de cada momento. Sem contar com outras atribuições específicas e inerentes ao cargo.
Talvez por essas e outras que Caio esteja montando sua estratégia para impedir uma eventual vitória de Farofa na disputa pelo cargo de presidente, usando para isso, as armas disponíveis no momento.
Mas nada ainda está decidido e muita coisa ainda virá pela frente.
Muita água deverá rolar sob a ponte da sucessão legislativa.
O jogo está apenas começando.
Com fusão
O Tribunal Superior Eleitoral deferiu, na manhã desta quinta-feira (9), o pedido de fusão do PTB com o Patriota. Julgado durante a sessão matinal do órgão, o pedido dará origem a uma nova agremiação, o Partido Renovação Democrática.
ISO-9001
A Câmara de Guararema acaba de receber a notícia da manutenção da sua primeira certificação ISO-9001:2015, conquistada inicialmente no ano de 2019.
O certificado expedido pela Management Systems Certification (MSC) é uma norma internacional que reconhece a gestão de qualidade da organização, independente de seu ramo de atividade, setor, ou tamanho.
O Legislativo guararemense é um dos poucos, se não for o único, da região a se preocupar com as regras da ISO na busca “pela excelência de seus serviços”, que inclui processos de capacitação e melhoria contínua do presidente, gerentes e funcionários, submetidos a auditorias internas, aperfeiçoamentos e auditorias externas pelo MSC.
Intimidades
Em show de humor e em circo, sentar-se nas primeiras poltronas nem sempre é recomendável. O espectador corre o risco de virar alvo de humoristas, palhaços e até de... elefantes ou macacos.
Foi mais ou menos isso o que aconteceu com o ex-secretário municipal de Saúde, médico Paulo Villas-Boas, em um show de stand up da comediante Dadá Coelho.
Ele acabou submetido a algumas perguntas nada discretas sobre sua vida íntima e, mesmo respondendo sempre com muito bom humor, não conseguiu escapar de uma gravação (e quem escapa, hoje em dia?), que acabou bombando nas redes sociais.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .