Diário Logo

Notizia Logo

Cães poderão ter áreas exclusivas para lazer nos parques de Mogi

Os parques municipais de Mogi das Cruzes poderão ser obrigados a destinar espaços exclusivos para funcionar como áreas de lazer para cães, caso a Câmara Municipal aprove o projeto de lei de autoria dos vereadores Juliano Botelho (PSB) e Fernanda Moreno (MDB), que já tramita junto às comissões permanentes do Legislativo. A proposta tem por […]

7 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

Os parques municipais de Mogi das Cruzes poderão ser obrigados a destinar espaços exclusivos para funcionar como áreas de lazer para cães, caso a Câmara Municipal aprove o projeto de lei de autoria dos vereadores Juliano Botelho (PSB) e Fernanda Moreno (MDB), que já tramita junto às comissões permanentes do Legislativo.

A proposta tem por objetivo regularizar uma situação que já se tornou rotina nos parques mogianos: a presença de pessoas levando animais de estimação, especialmente cães, para atividades recreativas nos diferentes espaços lá existentes.  

Segundo a vereadora Fernanda Moreno, a ideia é que seja reservada uma área de, pelo menos, 400 m², onde será construído um “Espaço Pet”. 

Nele, os cães poderão caminhar livremente, sem guia, interagir com outros animais e utilizar os brinquedos que estarão à disposição deles em cada um desses pontos, explica Fernanda Moreno.

“A lei visa garantir acessibilidade dos pets a esses espaços, além de oficializar e regulamentar o que já é uma prática comum dos munícipes com seus animais”, lembra Juliano Botelho, que cita o fato de a cidade já contar com o FestCão, um evento que é organizado anualmente pela TV Diário, realizado na Praça Assumpção Ramires Eroles, a conhecida “Praça do Habib’s”, no bairro Nova Mogilar, que conta sempre com a presença de grande público com seus respectivos animais de estimação. 

Isso mostra o quanto será importante para os proprietários e seus bichos a oferta desses espaços específicos, nos parques da cidade, para que os animais possam interagir e brincar em segurança.

Fernanda Moreno garante que espaços semelhantes, que ela costuma chamar de “ParCão”, já existem em parques de capitais como Porto Alegre, Curitiba e São Paulo e começam a chegar em cidades do interior. 

A proposta dos espaços de lazer nos parques já havia sido apresentada por ela, mas não vingou, durante o governo municipal passado.

Incentivada por Juliano, a ideia voltou a ser encaminhada, agora ao atual prefeito, Caio Cunha (PODE), já com o apoio da vice-prefeita, Priscila Yamagami (PODE). 

O “ParCão” seria uma área cercada onde os animais poderão ficar em segurança, devidamente acompanhados à distância pelos seus respectivos tutores. 

Nesses espaços seriam instaladas rampas, as pistas de agility (com obstáculos), e disponibilizadas bolas e outros brinquedos de pets, para que os cães possam correr e brincar interagindo com outros animais. 

“Serão espaços parecidos com parques para crianças, mas adaptados para os pets”, resume Fernanda. 

Tais locais deverão ser, obviamente, frequentados por animais dóceis e acostumados à convivência com outros cães. 

Segundo a vereadora, o projeto foi apresentado de maneira genérica para que possa, depois de aprovado e sancionado pelo prefeito, vir a ser discutido, em detalhes, com a participação de adestradores e veterinários, que ajudarão a compor os espaços da melhor maneira. 

Ainda não há previsão para votação da proposta pelos vereadores e para o devido encaminhamento ao prefeito.

Veja Também