Diário Logo

Notizia Logo

Alvino recebe Medalha do Mérito Mauá por atuação junto a ferrovias

Por seu trabalho voltado para o setor de transportes, especialmente o ferroviário, o deputado federal Marcio Alvino (PL) recebeu, na noite de terça-feira (13), no Clube Naval, em Brasília, a Medalha do Mérito Mauá, em cerimônia presidida pelo ministro Marcelo Sampaio Cunha Filho, de Infraestrutura. Prestes a iniciar o seu terceiro mandato como deputado, Alvino […]

15 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Por seu trabalho voltado para o setor de transportes, especialmente o ferroviário, o deputado federal Marcio Alvino (PL) recebeu, na noite de terça-feira (13), no Clube Naval, em Brasília, a Medalha do Mérito Mauá, em cerimônia presidida pelo ministro Marcelo Sampaio Cunha Filho, de Infraestrutura.

Prestes a iniciar o seu terceiro mandato como deputado, Alvino vem direcionando sua atuação em favor das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de todo o Estado, assim como das garantias dos direitos de pessoas com deficiência. Mas tem se dedicado também à área dos transportes.

“É uma grande honra ser agraciado com a Medalha do Mérito Mauá”, disse o parlamentar. No período em que foi prefeito de Guararema, entre os anos de 2008 e 2014 (quando deixou o cargo para se candidatar a deputado), Alvino realizou um antigo sonho do município que era a criação do Trem Turístico de Guararema, ligando a cidade até o distrito de Luiz Carlos, com uma centenária Maria Fumaça. 

O projeto tornou-se referência para todo o Estado de São Paulo. Como deputado federal, Marcio também contribuiu com o projeto turístico do Trem Republicano de Itu e Salto, além de buscar melhorias para a mobilidade urbana em vários municípios paulistas.

A Medalha do Mérito Mauá foi instituída pelo Governo Federal para ser oferecida às pessoas que, de maneira relevante, contribuem com o desenvolvimento e o fortalecimento do setor dos transportes no País.

Criada pelo Decreto 55.475, de 1965, a Medalha Mauá é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá, que foi um industrial e político brasileiro do século XIX, muitgo à frente de seu tempo.

Entre seus feitos estão a construção da primeira rodovia pavimentada do país e da Estrada de Ferro Mauá, primeira ferrovia brasileira, no Rio de Janeiro, além de ser responsável ainda pela fundação da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas.

 

Prêmio Concerto

A Missa de Santa Cecília, celebrada na Catedral de Santana, com a participação dos Meninos Cantores de Hamburgo, membros do Coletivo Jeholu e solistas, regidos por Luiz de Godoy, levou o maestro mogiano a ser indicado para o Grande Prêmio Concerto  2022, promovido pela revista Concerto, na modalidade de música de câmera, recital e coral. 

Além da votação dos integrantes de um júri formado por especialistas em música clássica ligados à publicação e aos principais jornais brasileiros, haverá uma votação popular que estará aberta ao público até o próximo domingo (18). 

E é aí que mogianos e demais leitores desta coluna poderão manifestar seu apoio ao maestro, votando nela, por meio do link: https://www.concerto.com.br/noticias/premio-concerto-2022-votacao-do-publico

 

 Vote no maestro

Além de principal representante da cidade no cenário da música erudita em todo o mundo, o maestro Luiz de Godoy se apresentou pela primeira vez em Mogi, com a homenagem a Santa Cecília, depois de ter feito grande sucesso no exterior, onde chegou a dirigir o coral Pequenos Cantores de Viena, um dos mais importantes grupos de todo o mundo.

VOTE AQUI 

Na missa celebrada pelo padre José Mauricio Nunes Garcia, o maestro emocionou a todos com um repertório escolhido especialmente para a sua volta à terra natal.

O voto no maestro Luiz de Godoy é mais que merecido, mas precisará ser dado rapidamente, já que o prazo para tal indicação se expira neste final de semana.

 

Rei do Baião

Imperdível a homenagem aos 110 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, o nosso “Rei do Baião”, produzida em forma de documentário, pelo cantor mogiano e atual secretário de Cultura de Guararema, Mateus Sartori, juntamente com o parceiro e pianista Guilherme Ribeiro. 

ASSISTA AQUI 

Juntos, eles fazem uma espécie de revival dos primeiros contatos mais aprofundados com a música de Gonzagão para a produção do disco “Que se Deseja Rever”, gravado por ambos, só com músicas do nordestino. 

“Eu conhecia a maioria dos sucessos dele, mas durante a pesquisa, tive contato com uma obra que me surpreendeu pela diversidade de repertório, onde ele interpreta músicas próprias e de outros compositores, praticamente eternizadas na voz dele”, conta Sartori, no início do DOC, que pode ser acessado pelo endereço https://youtu.be/kPONw6tbbIg

 

Abacaxi a ser…

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não desiste e acaba de colocar no colo do presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto, mais um abacaxi para ser descascado. 

Agora o político derrotado nas últimas eleições insiste para que seu partido volte à Justiça para tentar impugnar a eleição do vitorioso Lula da Silva (PT), diplomado na segunda-feira (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral.

 

…descascado por Valdemar

Sabendo, por antecipação, que acabará chovendo no molhado, Costa Neto, segundo jornalistas de Brasília, estaria se recusando a atender mais este desejo de Bolsonaro, avaliando que ele próprio e o partido já se expuseram demais e desnecessariamente ao protocolarem a ação questionando a segurança das urnas eletrônicas. O caso acabou resultando numa multa de cerca de R$ 22 milhões, que o partido ainda não conseguiu quitar.

 

Substituição

A Junta Comercial do Estado de São Paulo em conjunto com a Receita Federal promoveram a transformação de todas as empresas Eireli (Empresa individual de responsabilidade limitada) para Ltda (Sociedade Limitada Unipessoal). 

A medida foi resultante da Lei da Liberdade Econômica, cujo principal objetivo foi facilitar o empreendedorismo, desburocratizando o processo de abertura de novas empresas. 

Com tal medida, a denominação Eireli passa a cair em desuso, tornando-se obsoleta.

 

Condemat premiado

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) conquistou o segundo lugar no Prêmio Tribunal de Contas do Estado – Boas Práticas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com o projeto Recicla Cidade, que tem o objetivo de incentivar a coleta seletiva de lixo na região. 

Desenvolvido em parceria com a ONG Espaço Urbano, a proposta tem o patrocínio da Tetra Pak. Ao todo, 32 projetos de prefeituras e consórcios concorreram à premiação. 

O Condemat disputou com as ações de Penápolis e Presidente Epitácio, que ficaram com o primeiro e terceiro lugares, respectivamente.

 

Veja Também