Diário Logo

Notizia Logo

Acidente deixa Prefeitura sem internet. Novo sistema é instalado

Um acidente ocorrido durante a manhã desta terça-feira (29), numa região próxima ao distrito de Jundiapeba, provocou o rompimento do link da operadora Vivo, responsável pelo fornecimento do sinal de internet para a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. Com isso, os serviços internos e a comunicação dos munícipes por meio do portal oficial do […]

30 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Um acidente ocorrido durante a manhã desta terça-feira (29), numa região próxima ao distrito de Jundiapeba, provocou o rompimento do link da operadora Vivo, responsável pelo fornecimento do sinal de internet para a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.

Com isso, os serviços internos e a comunicação dos munícipes por meio do portal oficial do município foram temporariamente interrompidos, até que a conexão fosse restabelecida provisoriamente, por meio de um link secundário. Com a instalação do sinal provisório de internet pela equipe do setor de Informática do prédio do Executivo, foi possível a retomada dos serviços internos e do acesso ao portal pela comunidade em geral.

O rompimento do link aconteceu no começo da manhã e, por volta de 10 horas, o sinal provisório já estava em funcionamento, enquanto eram aguardados os serviços de restabelecimento do sinal definitivo pela operadora Vivo, o que era esperado para algum tempo depois.

O prefeito Caio Cunha (PODE) lamentou o acidente ocorrido a uma distância de cerca de 3 km da sede da Prefeitura.

E lembrou que tal fato ocorreu justamente no momento em que a Prefeitura de Mogi está finalizando a instalação do BGP, o Border Gateway Protocol, um protocolo de roteamento de links.

“Contratamos mais um link e 1 GB full duplex e, com isso, não teremos mais falhas de conexão”, garantiu o prefeito, lamentando que o acidente desta terça tenha ocorrido quando a implantação do novo sistema ainda não estava concluída.

O BGP é considerado um dos protocolos mais importantes e utilizados hoje em dia para comunicação entre computadores, responsável por distribuir rotas na internet fazendo com que o tráfego de dados viaje o mais eficiente possível  de um ponto a outro. 

É este protocolo que faz a internet funcionar. E faz isso habilitando o roteamento de dados na internet

Por exemplo, quando um usuário de Cingapura carrega um site com servidores de origem na Argentina, BGP é o protocolo que permite a comunicação de forma mais rápida e eficiente.

 “Ele funciona como o serviço de correio da internet. Quando se coloca uma carta em uma caixa de correios, os correios processam a correspondência e escolhem um caminho rápido e eficiente para entregar a carta ao destinatário. Da mesma forma, quando alguém envia dados pela internet, o BGP é responsável por examinar todos os caminhos disponíveis que os dados podem percorrer e escolher a melhor rota, o que geralmente significa pular entre sistemas autônomos”, explica o site do Grupo Binário, especializado nesse tipo de serviço.

 

Veja Também