Entrar
Perfil
INFORMAÇÃO

Abusos em estacionamentos põem em risco a segurança de pedestres

Com as calçadas ocupadas por carros estacionados irregularmente sobre elas, quem anda a pé é obrigado a dividir espaço com veículos nas ruas movimentadas de diferentes pontos da cidade

Darwin Valente
07/07/2022 às 07:09.
Atualizado em 07/07/2022 às 07:33

Problemas com os carros que estacionam sobre calçadas continuam sendo encontrados nas proximidades da Vila Oliveira, como na rua Capitão Manoel Rudge, e em outros pontos de Mogi das Cruzes (Arquivo - O Diário)

Os abusos são antigos e continuam sendo praticados diante de lojas que oferecem reduzidos recuos para que os clientes possam estacionar seus veículos. 

Com isso, a parte traseira dos carros acaba ocupando o espaço da calçada que deveria estar livre para uso dos pedestres. 

Na sequência de equívocos, o pedestre é obrigado a desviar dos carros nas calçadas e se vê obrigado a caminhar pela rua, dividindo o espaço normalmente ocupado de direito pelos veículos.

Apesar das seguidas denúncias deste jornal, as irregularidades persistem, justamente pela falta de uma fiscalização mais presente e eficiente que deveria alertar e, na reincidência, multar aqueles que estacionam irregularmente, colocando em risco a segurança daqueles que ficam impossibilitados de usar as calçadas em suas andanças pela cidade.

O problema, recorrente em áreas como as proximidades da Vila Oliveira, já foi registrado em outros pontos do centro e de locais como o setor comercial do distrito de Braz Cubas, por exemplo.

Pelo visto, tudo deve continuar dessa forma até que algo mais grave aconteça, ou que as autoridades resolvam agir para prevenir algum acidente de consequências imprevisíveis.

Efeitos da pandemia

O Serviço Social da Indústria (Sesi) de Mogi das Cruzes incluiu em sua atual agenda de cursos o Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia “Recompondo Saberes”. 

Trata-se de um convênio de cooperação técnica entre a instituição ligada à indústria e os municípios, com objetivo de capacitar professores da rede pública para uma atuação especial e personalizada junto aos alunos que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem decorrente de efeitos produzidos pela pandemia de Covid-19. 

O trabalho deverá beneficiar os municípios do Alto Tietê, segundo informou o diretor do Sesi, Carlos Frederico  D’avila de Brito, em recente encontro com empresários da região, na sede da Diretoria Regional do Ciesp de Mogi.

Novidade

A portaria 744, de 5 de julho de 2022, assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Diana Guimarães Azin, reconheceu o curso superior de graduação tecnológica "Estética e Cosmética", da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). 

O reconhecimento é válido para que o curso, com até 240 vagas, seja ministrado exclusivamente no campus da instituição, em Mogi.

“Novos Tempos”

O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio) prepara o evento “Novos Tempos”, que irá acontecer no dia 21 próximo, às 18 horas, no auditório do Cemforpe, no  Mogilar. Na oportunidade, serão premiados destaques do comércio em oito das principais cidades do Alto Tietê. Serão homenageados aqueles que mais gerarem doações no período de 13 de junho a 21 de julho, por meio da emissão de cupons fiscais em favor de entidades prestadoras de serviços em Mogi, Suzano, Poá, Itaquá, Biritiba, Salesópolis, Ferraz e Guararema. 

A premiação, por localidade, visa fomentar a campanha “Moro aqui, compro aqui”, destinada a fortalecer o comércio em cada uma dessas cidades.

Corredores de ônibus

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana abriu licitação na modalidade “concorrência” para a contratação de empresa especializada que deverá executar obras e serviços de melhorias e implantação dos corredores de ônibus. 

As novas rotas do transporte coletivo irão interligar os terminais Central e dos Estudantes e fazem parte de um plano mais amplo que deverá  envolver outras secretarias municipais.

 As propostas deverão ser encaminhadas à Prefeitura de Mogi até às 9 horas do dia 9 de agosto próximo, sendo que meia hora mais tarde serão abertos os envelopes com a documentação das empresas participantes da disputa. 

Será então marcada nova data para abertura dos envelopes com as propostas comerciais de cada uma delas.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por