MENU
BUSCAR
Gravidez e Bebê

Primeiros sintomas de gravidez: saiba o que esperar

Enjoos, menstruação atrasada, seios inchados, alteração no humor são alguns dos primeiros sintomas de gravidez. Confira todos os sinais!

BabyHomePublicado em 12/10/2021 às 11:00Atualizado há 20 dias
Shutterstock
Shutterstock

A partir de agora, seu corpo e suas emoções estarão em plena transformação para prepará-la para a maravilhosa aventura da maternidade. Nem toda mulher vivencia todos os primeiros sintomas de gravidez listados a seguir. Aliás, eles variam de intensidade de gestante para gestante e até mesmo de uma gestação para outra.

+ Teste de gravidez: enfim, positivo!

 Os primeiros sintomas de gravidez mais comuns

Os sinais mais comuns de que você está esperando um bebê, perceptíveis a partir da quarta ou quinta semana, são: Atraso na menstruação Alterações de humor (choro fácil, irritação, emotividade)  Inchaço (que pode ser visto inclusive na barriga) Cólica leve. A sensação é a de uma TPM Náuseas e enjoos, mais intensos pela manhã e, em muitos casos, provocados por cheiros fortes Queda da pressão arterial Sonolência, inclusive durante o dia Cansaço  Tontura ou sensação de flutuar

+ Como lidar com os principais desconfortos do primeiro trimestre

 Outros sintomas Vontade maior de fazer xixi  Pequeno sangramento, que ocorre quando o embrião se fixa na parede do útero (nidação)  Seios inchados, sensíveis ou doloridos (as glândulas responsáveis pela produção de leite estão a todo vapor!). Em alguns casos, incomoda até para dormir, usar o sutiã e até mesmo ficar com uma blusa mais justa. É nesta fase (entre a 4a e a 6a semanas) que você terá de trocar a lingerie por um ou dois números maiores.

+ Lingerie de grávida: como escolher as melhores peças Surgem pequenas protuberâncias nas aréolas dos seios. Chamadas de tubérculos de Montgomery, elas são as glândulas responsáveis por hidratar e dar proteção antibacteriana às mamas. Os mamilos também podem escurecer, embora esse sintoma seja mais comum no 2o trimestre Dor na lombar  Salivação excessiva  Vômitos  Dor de cabeça Constipação (prisão de ventre), que acontece porque os hormônios reduzem os movimentos do intestino Desejos e/ou aversões por alguns alimentos 

 E mais:

+ 9 sugestões de compras para grávidas

+ Desejos de grávida: o que eles significam?

+ Mudanças emocionais e físicas: entenda o que vem acontecendo com você

 Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.