Entrar
Perfil
Gravidez

Gravidez: afinal de contas, quando é que ela começa?

A contagem das semanas de gestação se inicia antes mesmo da fecundação. Saiba a partir de quando começar a calcular o tempo de gravidez

BabyHome
https://www.facebook.com/BabyHomeBrasil/; https://www.instagram.com/babyhomebr/contato@babyhome.me
26/09/2022 às 07:00.
Atualizado em 24/09/2022 às 16:43

BabyHome - Gravidez: afinal de contas, quando é que ela começa? (DIVULGAÇÃO/SHUTTERSTOCK)

Todo mundo sabe que a gestação dura, em média, de 39 a 41 semanas, sendo que a 40ª é definida como a data prevista para o parto (DPP). É isso o que os médicos chamam de parto a termo. A gravidez que vai até 41 semanas e 6 dias é considerada de termo tardio. Acima de 42 semanas, é de pós-termo - até 42 semanas, o parto é considerado seguro, mas precisa de um acompanhamento mais próximo.

O que envolve muita confusão, e não à toa, é que logo na primeira consulta do pré-natal o obstetra costuma informar à futura mãe que ela está na quinta ou sexta semana de gravidez. 

É comum, nesses casos, que a grávida fique surpresa já que, pelas suas contas, a data que ela pensou ter engravidado não bate com a do médico. E agora?

 A partir de quando calcular a gestação?

A verdade é que a conta da idade gestacional começa antes mesmo da fecundação. E como, em geral, não dá para saber o dia e a hora exata em que o espermatozoide encontrou o óvulo (a não ser quando a gravidez é por Fertilização in Vitro - FIV), os obstetras adotam esse cálculo diferente para prever a data do parto. 

Certamente, você vai querer conhecer tudo sobre a gravidez e receberá todo o apoio de BabyHome nesse momento tão importante. O calendário leva em conta as 40 semanas da gravidez. A conta se inicia a partir do primeiro dia da sua última menstruação. Se você engravidou por FIV, comece a contar duas semanas antes da transferência dos embriões para o útero. Ainda não há nenhum bebê, é óbvio, mas é assim mesmo que se acompanha cada fase do desenvolvimento. 

Quem não lembra ao certo a data da última menstruação não precisa se preocupar. Nesse caso, o ultrassom é o melhor método para identificar a semana certa. A gravidez, vale lembrar, se divide em três trimestres. E só depois que o sexto mês, por exemplo, chega ao fim é que pode dizer que está grávida de seis meses.

 E mais:

 Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por