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Gravidez e Bebê

Grávidas: exercícios por pelo menos 30 minutos diários são fundamentais

Grávidas: exercícios físicos, como Pilates, devem ser praticados diariamente, por, pelo menos, 30 minutos. A instrutora Natália Lima dá dicas

BabyHome
01/03/2022 às 13:30.
Atualizado em 03/03/2022 às 10:55

Grávidas: exercícios por pelo menos 30 minutos diários são fundamentais - BabyHome (DIVULGAÇÃO/SHUTTERSTOCK)

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Grávidas: exercícios por pelo menos 30 minutos diários são fundamentais

Grávidas: exercícios físicos, como Pilates, devem ser praticados diariamente, por, pelo menos, 30 minutos. A instrutora Natália Lima dá dicas

BabyHome
01/03/2022 às 13:30.
Atualizado em 03/03/2022 às 10:55

Grávidas: exercícios por pelo menos 30 minutos diários são fundamentais - BabyHome (DIVULGAÇÃO/SHUTTERSTOCK)

Natália Lima, doula e instrutora de pilates da Tatva, embaixadora de BabyHome, fala sobre a importância da prática de atividades físicas, como o Pilates, na gravidez

 A gravidez é um período delicado. Por isso, ao longo dos nove meses, muitas gestantes param de fazer exercícios físicos com medo de prejudicar o bebê. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para as mulheres grávidas: exercícios físicos devem ser praticados por pelo menos 30 minutos diários. A não, ser, é claro, que exista algum risco para a saúde da mãe e do bebê. Isso quem vai dizer é o profissional de saúde que acompanha o pré-natal. A recomendação é reforçada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

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 Durante a gestação, surgem diversas mudanças e desconfortos no corpo da mulher, como aumento de peso, dores nas articulações, dificuldades respiratórias, problemas circulatórios, entre outros. Uma das principais alterações é o desequilíbrio do assoalho pélvico, que é o grupo de músculos e ligamentos que sustentam os órgãos abdominais e pélvicos. Isso acontece porque a musculatura dessa região fica sobrecarregada pelo aumento de peso do útero e a mudança do centro de gravidade.

 Praticar atividades de baixo impacto e que não forcem as articulações das gestantes, como Pilates, por exemplo, pode ajudar a melhorar essas sensações e desconfortos, além de prevenir diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, aumentando as chances de um parto normal. Vale a pena!

 As mulheres que já praticavam exercícios físicos antes de engravidar podem ter mais facilidade. Se não for o seu caso, é importante conversar com o profissional de saúde e com o profissional de educação física para entender quais são as melhores formas de iniciar.

 Um bom condicionamento físico, além de preparar o corpo para a gestação, pode ajudar na recuperação pós-parto. Ah, se puder, para um melhor resultado, continue os exercícios após o período da quarentena (ou quando seu médico liberar).

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