Grávidas: exercícios físicos, como Pilates, devem ser praticados diariamente, por, pelo menos, 30 minutos. A instrutora Natália Lima dá dicas
Grávidas: exercícios por pelo menos 30 minutos diários são fundamentais - BabyHome (DIVULGAÇÃO/SHUTTERSTOCK)
Grávidas: exercícios físicos, como Pilates, devem ser praticados diariamente, por, pelo menos, 30 minutos. A instrutora Natália Lima dá dicas
Grávidas: exercícios por pelo menos 30 minutos diários são fundamentais - BabyHome (DIVULGAÇÃO/SHUTTERSTOCK)
Natália Lima, doula e instrutora de pilates da Tatva, embaixadora de BabyHome, fala sobre a importância da prática de atividades físicas, como o Pilates, na gravidez
A gravidez é um período delicado. Por isso, ao longo dos nove meses, muitas gestantes param de fazer exercícios físicos com medo de prejudicar o bebê. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para as mulheres grávidas: exercícios físicos devem ser praticados por pelo menos 30 minutos diários. A não, ser, é claro, que exista algum risco para a saúde da mãe e do bebê. Isso quem vai dizer é o profissional de saúde que acompanha o pré-natal. A recomendação é reforçada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.
Durante a gestação, surgem diversas mudanças e desconfortos no corpo da mulher, como aumento de peso, dores nas articulações, dificuldades respiratórias, problemas circulatórios, entre outros. Uma das principais alterações é o desequilíbrio do assoalho pélvico, que é o grupo de músculos e ligamentos que sustentam os órgãos abdominais e pélvicos. Isso acontece porque a musculatura dessa região fica sobrecarregada pelo aumento de peso do útero e a mudança do centro de gravidade.
Praticar atividades de baixo impacto e que não forcem as articulações das gestantes, como Pilates, por exemplo, pode ajudar a melhorar essas sensações e desconfortos, além de prevenir diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, aumentando as chances de um parto normal. Vale a pena!
As mulheres que já praticavam exercícios físicos antes de engravidar podem ter mais facilidade. Se não for o seu caso, é importante conversar com o profissional de saúde e com o profissional de educação física para entender quais são as melhores formas de iniciar.
Um bom condicionamento físico, além de preparar o corpo para a gestação, pode ajudar na recuperação pós-parto. Ah, se puder, para um melhor resultado, continue os exercícios após o período da quarentena (ou quando seu médico liberar).
Quer saber mais? https://babyhome.me/cadastre-se/ e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .