Entrar
Perfil
FAVELA 3D

Gerando Falcões e Teto entregam “casas semente” do Favela 3D em Ferraz de Vasconcelos

As "casas semente” possuem saneamento básico e todo preparo elétrico para funcionamento de energia

O Diário
01/07/2022 às 13:16.
Atualizado em 01/07/2022 às 13:18

A ONG e as parceiras Teto e Biosaneamento finalizaram as primeiras sete casas modelo, dando forma ao pilar de moradia digna, proposto pelo projeto (Imagem: Divulgação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
FAVELA 3D

Gerando Falcões e Teto entregam “casas semente” do Favela 3D em Ferraz de Vasconcelos

As "casas semente” possuem saneamento básico e todo preparo elétrico para funcionamento de energia

O Diário
01/07/2022 às 13:16.
Atualizado em 01/07/2022 às 13:18

A ONG e as parceiras Teto e Biosaneamento finalizaram as primeiras sete casas modelo, dando forma ao pilar de moradia digna, proposto pelo projeto (Imagem: Divulgação)

“Na casa onde a gente morava ficava tudo no mesmo cômodo, duas camas onde a gente dormia com nossos cinco filhos, cozinha, móveis, banheiro, mas nem privada tinha. Agora mudou tudo. Temos um banheiro separado, um cômodo grande onde podemos separar cozinha do quarto. Estou num ambiente muito melhor, me sinto bem onde moro. Me sinto como nunca antes. Eu era dependente química, não tinha vontade de cuidar de nada. Agora, eu estou mudando, tenho vontade de melhorar. É um sonho que se realizou e queremos uma vida melhor não só pra nós, mas para nossos filhos”. O depoimento é de Camila Silva, de 28 anos, que se mudou para umas das sete “casas sementes” entregues na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, onde está sendo desenvolvido o projeto “Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida”, da Gerando Falcões.

A ONG e as parceiras Teto e Biosaneamento finalizaram as primeiras sete casas modelo, dando forma ao pilar de moradia digna, proposto pelo projeto. A meta é transformar as favelas em comunidades bem estruturadas, dando fim ao ciclo de pobreza dessas comunidades.

As "casas semente” possuem saneamento básico e todo preparo elétrico para funcionamento de energia (Imagem: Divulgação)

As "casas semente” possuem saneamento básico e todo preparo elétrico para funcionamento de energia.  A família da Camila, que é mãe de Yasmin (11), Clara (6), Eloísa (5), João Lucas (3) e da bebê Maria Eduarda, foi uma das primeiras a construir junto com as organizações e a se instalar nas novas moradias. E ela ressalta que a mudança proporciona uma transformação na vida de todos (as).

“É uma sensação maravilhosa. Não é porque eu não tive um futuro, que eu não vou querer um futuro para os meus filhos. Cada sorriso deles, cada gesto, ver eles entrando e saindo da casa, da alegria dele, é um sonho realizado. Agradeço muito à Gerando Falcões por tudo isso”, finaliza.

A construção das "Casas Semente"

A construção ocorreu após diagnóstico feito com a Teto, no qual foram constatadas precariedades em diversas habitações do território, que abriga mais de 600 pessoas em cerca de 170 casas e/ou barracos. No total, serão investidos R$ 5 milhões para a implantação do projeto Favela 3D no local, divididos em quatro pilares: moradia digna e urbanismo (áreas de lazer, melhorias habitacionais e construção de residências emergenciais); geração de renda (aceleração de empreendedores, qualificação de jovens e adultos e empregabilidade); desenvolvimento social (acesso à internet, vida financeira e programa de alfabetização e conclusão de estudos); e monitoramento e gestão (custos operacionais e de fornecedores).

“Com a construção dessas casas, nós começamos a materializar o Favela 3D. É um passo importante dentro de um projeto que vai interromper definitivamente o ciclo de pobreza nas favelas do Brasil. A previsão é que outras 33 moradias sejam finalizadas”, destaca Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.

"As moradias construídas com as famílias que vivem na Favela dos Sonhos foram as primeiras moradias de emergência com banheiro construídas pela TETO no Brasil. Uma inovação que há muito tempo nós, e as comunidades, queríamos tirar do papel. É incrível ver agora a potência que a construção conjunta dessa solução tem para a comunidade, trazendo não apenas o acesso a condições básicas de moradia e saneamento, mas também consciência do poder de transformação de cada uma e cada um", afirma Camila Jordan, Diretora Executiva da TETO Brasil.

"Nós da Biosaneamento ficamos extremamente felizes com o convite da Gerando Falcões para fazer parte desse sonho, do qual nós também compartilhamos, que é levar uma condição de vida digna e com oportunidades para as famílias que vivem em lugares precários. Como diz a nossa missão, saneamento é básico e urgente", afirma Amiris Costa, Diretor de Operações da Biosaneamento.

Sobre a TETO

A TETO Brasil está há 15 anos em ação pela superação da pobreza. Por meio da escuta e da mobilização de jovens voluntários e moradoras/es de comunidades, a organização atua em favelas precárias de 7 Estados brasileiros e no DF. Construímos moradias de emergência e projetos de infraestrutura, soluções concretas que viabilizam o acesso a direitos básicos, como água, saneamento e moradia e também promovem a consciência cidadã. Quem constrói uma casa, horta, banheiro ou sede comunitária aprende o poder do coletivo e sai dessa experiência com mais força para se unir, sonhar e realizar.

Sobre a Biosaneamento

Criado há cerca de 4 anos, por Luiz Alberto Altmann Fazio, o projeto Biosaneamento mais do que uma tecnologia, traz a associação da intervenção com a solução do problema em regiões com falta de saneamento, com o propósito de trabalhar para a universalização do saneamento básico.  Um dos objetivos é avaliar o contexto e o território para encontrar a forma de intervenção que melhor atende os moradores de cada região onde atuam, focando na capacitação dos moradores e voluntários, assim como criar oficinas de educação e e conscientização.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por