Prefeitura destaca parceria com a ONG Gerando Falcões para transformar as áreas e a vida das pessoas que residem nessas comunidades
Projeto inaugurado da Favela dos Sonhos, em Ferraz, inspirou criação de nova secretaria (Crédito: Eisner Soares)
A criação da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas é a mais nova iniciativa da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos para trazer um "olhar mais próximo e sensível com as demandas existentes nas comunidades".
Anunciado nesta semana, o desenvolvimento da nova Pasta foi inspirado pelo trabalho da ONG Gerando Falcões - que vem atuado na cidade para levar dignidade a moradores da periferia na cidade e em vários municípios do Brasil.
A secretaria deve começar a atuar "assim que o novo secretário for escolhido", segundo garante a Prefeitura. Interessados podem se inscrever para o processo seletivo para o cargo (veja requisitos mínimos mais abaixo).
Os primeiros trabalhos da Pasta deverão ser focados "na atenção à moradia, empregabilidade e infraestrutura dessas áreas, além de geração de oportunidades através de cursos, oficinas, renda e emprego".
E a atenção é necessária: Ferraz de Vasconcelos contabiliza atualmente 77 comunidades que necessitam de regularização fundiária. Estas comunidades somam cerca de 13 mil famílias, sendo cerca de 52 mil pessoas ou 26% da população total do município.
O grande número de famílias que precisam de atenção é um dos motivos para a criação da pasta.
Segundo nota da Prefeitura, a Secretaria de Favelas surgiu também para que "a administração tenha um olhar mais próximo e sensível com as demandas existentes nas comunidades, voltada para atender as famílias que residem em áreas de maior vulnerabilidade social".
Por ser uma ação inédita no país, a administração optou por "buscar um profissional diferenciado, arrojado, com capacidade técnica comprovada, competência, valor e que tenha disposição para combater a pobreza, dando a oportunidade para que profissionais que não façam parte do meio político possam dar sua contribuição à cidade de Ferraz de Vasconcelos".
Estão abertas inscrições para a seleção do comandante da nova pasta. Os interessados tem até o dia 26 de julho. O município informa que busca "fazer diferente" e que não irá escolher o secretário de Favelas por meio de indicação política.
Segundo a Prefeitura, a assim que as inscrições forem encerradas, será feita a análise de cada currículo, numa parceria entre a Prefeitura e a ONG Gerando Falcões para ver quem se encaixa ao perfil procurado.
As inscrições para a seleção podem ser feitas por meio de um mural de empregos on-line.
Por fim, a Prefeitura de Ferraz destaca que busca com esta pasta e a parceria com a ONG Gerando Falcões transformar as áreas e a vida das pessoas que residem nessas comunidades, trazendo mais dignidade, respeito e oportunidades.
Perfil para a Secretaria de Favelas
Exigido:
Nível superior em qualquer área de formação;
Liderança de equipe;
Gestão pública ou execução de políticas públicas;
Gerenciamento de projetos ou gerenciamento de convênios ou parcerias;
Experiência profissional de 1 a 2 anos.
Desejado:
Pós-graduação em área correlata à inovação, às políticas públicas ou à gestão pública;
Experiência no setor público de, no mínimo, 2 (dois) anos em cargo ou função de confiança em qualquer esfera de governo;
Experiência de, no mínimo, 2 (dois) anos como facilitador (a) de processos colaborativos;
Conhecimento e experiência profissional em inovação no setor público;
Ter experiência com trabalho em locais de alta vulnerabilidade;
Utilização de ferramentas e métodos de facilitação de processos de construção colaborativa.
Na favela
A iniciativa que chegou no Alto Tietê com o sonho de reestruturar as favelas e promover transformações nas comunidades agora tem um canal exclusivo no site de O Diário.
A Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), inaugurada em fevereiro na cidade de Ferraz de Vasconcelos, um projeto da ONG Gerando Falcões, tem impactado a vida de moradores da Favela dos Sonhos, auxiliando na construção de uma sociedade com menos desigualdades.
No novo canal de comunicação do site de O Diário, o leitor / internauta encontrará as notícias mais recentes e relevantes sobre a atuação do projeto na região do Alto Tietê. Exemplo é a reportagem produzida para falar das oportunidades de emprego de moradores da Favela dos Sonhos.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .