Entrar
Perfil
Moradia digna

Ferraz de Vasconcelos cria Secretaria de Favelas para transformar vidas

Prefeitura destaca parceria com a ONG Gerando Falcões para transformar as áreas e a vida das pessoas que residem nessas comunidades

O Diário
10/06/2022 às 16:06.
Atualizado em 10/06/2022 às 23:07

Projeto inaugurado da Favela dos Sonhos, em Ferraz, inspirou criação de nova secretaria (Crédito: Eisner Soares)

A criação da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas é a mais nova iniciativa da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos para trazer um "olhar mais próximo e sensível com as demandas existentes nas comunidades".

Anunciado nesta semana, o desenvolvimento da nova Pasta foi inspirado pelo trabalho da ONG Gerando Falcões - que vem atuado na cidade para levar dignidade a moradores da periferia na cidade e em vários municípios do Brasil.

A secretaria deve começar a atuar "assim que o novo secretário for escolhido", segundo garante a Prefeitura. Interessados podem se inscrever para o processo seletivo para o cargo (veja requisitos mínimos mais abaixo).

Os primeiros trabalhos da Pasta deverão ser focados "na atenção à moradia, empregabilidade e infraestrutura dessas áreas, além de geração de oportunidades através de cursos, oficinas, renda e emprego".

E a atenção é necessária: Ferraz de Vasconcelos contabiliza atualmente 77 comunidades que necessitam de regularização fundiária. Estas comunidades somam cerca de 13 mil famílias, sendo cerca de 52 mil pessoas ou 26% da população total do município. 

O grande número de famílias que precisam de atenção é um dos motivos para a criação da pasta.

Segundo nota da Prefeitura, a Secretaria de Favelas surgiu também para que "a administração tenha um olhar mais próximo e sensível com as demandas existentes nas comunidades, voltada para atender as famílias que residem em áreas de maior vulnerabilidade social".

Por ser uma ação inédita no país, a administração optou por "buscar um profissional diferenciado, arrojado, com capacidade técnica comprovada, competência, valor e que tenha disposição para combater a pobreza, dando a oportunidade para que profissionais que não façam parte do meio político possam dar sua contribuição à cidade de Ferraz de Vasconcelos".

Estão abertas inscrições para a seleção do comandante da nova pasta. Os interessados tem até o dia 26 de julho. O município informa que busca "fazer diferente" e que não irá escolher o secretário de Favelas por meio de indicação política.

Segundo a Prefeitura, a assim que as inscrições forem encerradas, será feita a análise de cada currículo, numa parceria entre a Prefeitura e a ONG Gerando Falcões para ver quem se encaixa ao perfil procurado.

As inscrições para a seleção podem ser feitas por meio de um mural de empregos on-line.

Por fim, a Prefeitura de Ferraz destaca que busca com esta pasta e a parceria com a ONG Gerando Falcões transformar as áreas e a vida das pessoas que residem nessas comunidades, trazendo mais dignidade, respeito e oportunidades.

Perfil para a Secretaria de Favelas 

Exigido:

Nível superior em qualquer área de formação;
Liderança de equipe;
Gestão pública ou execução de políticas públicas;
Gerenciamento de projetos ou gerenciamento de convênios ou parcerias;
Experiência profissional de 1 a 2 anos.

Desejado:

Pós-graduação em área correlata à inovação, às políticas públicas ou à gestão pública;
Experiência no setor público de, no mínimo, 2 (dois) anos em cargo ou função de confiança em qualquer esfera de governo;
Experiência de, no mínimo, 2 (dois) anos como facilitador (a) de processos colaborativos;
Conhecimento e experiência profissional em inovação no setor público;
Ter experiência com trabalho em locais de alta vulnerabilidade;
Utilização de ferramentas e métodos de facilitação de processos de construção colaborativa.

Na favela

A iniciativa que chegou no Alto Tietê com o sonho de reestruturar as favelas e promover transformações nas comunidades agora tem um canal exclusivo no site de O Diário.

A Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), inaugurada em fevereiro na cidade de Ferraz de Vasconcelos, um projeto da ONG Gerando Falcões, tem impactado a vida de moradores da Favela dos Sonhos, auxiliando na construção de uma sociedade com menos desigualdades.

No novo canal de comunicação do site de O Diário, o leitor / internauta encontrará as notícias mais recentes e relevantes sobre a atuação do projeto na região do Alto Tietê. Exemplo é a reportagem produzida para falar das oportunidades de emprego de moradores da Favela dos Sonhos.

A renda média da comunidade atualmente é de R$ 796,65, o que representa um déficit de 45% em relação à linha da pobreza (R$ 1.155,14), definida pelo Governo Federal. (Crédito: Eisner Soares)

(Crédito: Eisner Soares)

(Crédito: Eisner Soares)

REALIDADE Hoje, na Favela dos Sonhos, vivem 225 famílias (Arquivo)

(Crédito: Eisner Soares)

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por