Neste sábado (22) o Instituto EDP, em parceria com a organização social Litro de Luz e apoio da Gerando Falcões vai instalar 30 postes de energia solar na comunidade
Postes de energia sustentável são feitos de tubos PVC, equipados com placa solar, bateria, lâmpada de LED e garrafa pet e serão montados por 50 voluntários e pelos moradores da comunidade (Divulgação - EDP)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Neste sábado (22) o Instituto EDP, em parceria com a organização social Litro de Luz e apoio da Gerando Falcões vai instalar 30 postes de energia solar na comunidade
Postes de energia sustentável são feitos de tubos PVC, equipados com placa solar, bateria, lâmpada de LED e garrafa pet e serão montados por 50 voluntários e pelos moradores da comunidade (Divulgação - EDP)
As ruas e vielas da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, vão ganhar iluminação pública sustentável. Neste sábado (22) o Instituto EDP, em parceria com a organização social Litro de Luz e apoio da Gerando Falcões vai instalar 30 postes de energia solar na comunidade, para melhorar o cotidiano das famílias, promovendo o bem-estar, a segurança e a qualidade de vida dos mais de 500 moradores.
Esses postes de energia sustentável são feitos de tubos PVC, equipados com placa solar, bateria, lâmpada de LED e garrafa pet e serão montados por 50 voluntários e pelos moradores da comunidade. O Litro de Luz vem atuando na comunidade há cerca de dois meses para preparar as ruas que vão receber a iluminação.
(Divulgação - EDP)
Atualmente moram na Favela dos Sonhos 190 famílias. A da diarista Joelma de Campos é uma delas. Mãe do adolescente Moisés, Joelma não esconde a felicidade ao saber que as ruas ficarão iluminadas. "Isso para nos muda muita coisa, muda o transporte, muda o chegar em casa, é uma felicidade".
LEIA TAMBÉM: Favela dos Sonhos recebe doação de roupas em Ferraz
Após a instalação dos postes, o Litro de Luz também vai acompanhar posteriormente o projeto, fazendo as manutenções necessárias e mensurando o impacto positivo na vida das pessoas da comunidade. "A maior expectativa é que nós consigamos levar a luz por meio das nossas soluções e principalmente por meio das nossas relações. Com certeza a união das nossas energias resultará em uma Favela dos Sonhos mais iluminada e engajada", considerou o presidente do Litro de Luz, Rodrigo Eidy.
(Divulgação - EDP)
"A mudança da Favela dos Sonhos vai além da estética. Realizamos o acompanhamento dos moradores e cocriamos com a própria população uma jornada com metas para que, juntos, possam evoluir gradativamente em relação à saúde, educação e primeira infância e outros tópicos que fazem parte da mandala do nosso modelo de autonomia das famílias. Dentre as ações no local, estão programas de educação de jovens e adultos, qualificação profissional, por meio de cursos profissionalizantes e parcerias com empresas de Ferraz e região para disponibilização de vagas para os moradores de acordo com uma trilha de capacitação que se conecta a demanda a ser preenchida", comenta Nina Rentel, Diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.
Energia para todos
A EDP, distribuidora da energia elétrica do Alto Tietê e Guarulhos, investiu R$126 mil neste projeto de iluminação pública através do Instituto EDP e também conseguiu junto à prefeitura de Ferraz de Vasconcelos autorização para regularizar a energia elétrica das casas da comunidade. Atualmente muitos já sentem os reflexos positivos de ter acesso à rede de energia segura. "Depois que a EDP entrou na favela a gente consegue tomar um banho quente, um banho digno, pela primeira vez", conta Joelma. E esse prazer em tomar um banho quente, também é relatado pelo filho dela Moisés. "A felicidade de tomar um banho quente só termina quando mãe grita para sair do banho", conta sorrindo o adolescente.
A instalação de iluminação pública sustentável é o terceiro projeto do Instituto EDP em parceria com o Litro de Luz. Na cidade de São Sebastião, Litoral Norte Paulista foram instalados 30 postes nas comunidades Vila Sahy, Baleia Verde e Lobo Guará. Já no Estado do Espírito Santos, na cidade de Vila Velha, as ruas da comunidade Jabaeté receberam 60 postes.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .